Tebaldi quer expulsar Nilson

Ele não mandou ninguém para o fim da fila, não aumentou tarifas além da inflação, não desviou dinheiro da Saúde, mas é considerado culpado pela derrocada na eleição.

Em janeiro, findo o mandato de Marco Tebaldi, Nilson Gonçalves poderá se considerar a maior autoridade do PSDB no exercício de um mandato eletivo. Mas, o prefeito e seu grupo partidário não querem nem saber. O objetivo agora é transformar o deputado estadual em alvo, impingindo a ele toda responsabilidade pela malograda campanha do candidato do DEM, Darci de Matos, que sequer pertence ao ninho tucano. Nesta semana, o diretório municipal do PSDB pediu a expulsão do político que há um ano atrás aparecia nas pesquisas de intenção de voto como o mais bem cotado para suceder Marco Tebaldi. Carismático, popular e com trabalho social reconhecido no grande eleitorado, em setembro 2007, na primeira pesquisa Mapa divulgada pelo Jornal A Notícia, Nilson aparecia na frente com 19% dos votos contra 18 de Darci e 16% de Carlito. A tendência continuou nas pesquisas seguintes, até a definição de que ele não sairia mais candidato.

E o curioso é que a pretensão do PSDB de expulsar Nilson Gonçalves denota claramente que o partido em Joinville utiliza pesos e medidas diferentes em seus julgamentos. O ex-secretário da Saúde Norival Silva chegou a ser preso sob suspeição de fraudar o cronograma de pagamentos a fornecedores da Secretaria da Saúde em janeiro deste ano. Claro que o processo ainda não foi julgado, mas o PSDB foi especialmente condescendente com Norival, tanto que ele continua no partido sem ninguém pedir sua expulsão. Deixou o cargo de vice-presidente da sigla, mas continua prestigiado no ninho. Já com Nilson Gonçalves a história é diferente, valendo para ele a máxima: “Aos amigos tudo; aos inimigos os rigores da lei”.

A desculpa para a degola de Nilson Gonçalves foi a sua manifestação ao vivo no programa de TV, ato certamente movido pela paixão – no calor dos acontecimentos – no dia em que veio a público que o Ministério Público Eleitoral ofereceu uma Ação de Investigação Eleitoral contra Darci de Matos, Norival Silva, Marco Tebaldi e o próprio Nilson. Conforme o relato ministerial, divulgado na data, Darci teria pedido a Norival Silva R$ 55 mil para pagar débitos tributários de Nilson Gonçalves e assim afastá-lo da disputa eleitoral, tudo com conhecimento do prefeito Marco Tebaldi. Na televisão, visivelmente emocionado, jurando não ter participado de nenhum ato ilegal, Nilson protestou por Darci e Tebaldi tê-lo envolvido na operação. “...vocês fazem as merdas de vocês e ainda, além de fazer as merdas de vocês, vocês acabam ainda envolvendo a gente...”(sic).

O desabafo de Nilson aconteceu duas semanas antes do segundo turno da eleição. Na semana seguinte, recomposto, Nilson deu novo depoimento, dizendo desta vez que não guardava ódio de nenhum candidato, que era amigo de ambos e lhes desejava sorte. Darci de Matos editou a nova mensagem e a reproduziu em seu programa eleitoral, excluindo a parte em que Nilson se refere positivamente a Carlito. Os apresentadores de seu programa eleitoral ainda faziam ressalva de que Darci e Nilson teriam feito as pazes, que tudo não teria passado de uma grande armação do opositor e que estaria tudo bem.

Na busca de culpados, Nilson foi o alvo

Há quem diga que a edição da mensagem de Nilson falando bem de Darci e excluindo Carlito não teria sua autorização e muito menos sua aprovação. De qualquer forma, o deputado também deixou claro que não queria aumentar o problema entre ambos e silenciou. Mas, tão logo acabou o pleito com a vitória arrasadora de Carlito sobre Darci, os tucanos partidários deste se arvoraram a buscar um culpado colocando Nilson no alvo.

Mas, um processo de expulsão não é tão fácil assim, especialmente quando o partidário desafeto tem mais de 54 mil votos. Depois de passar por uma comissão de ética, o pedido de expulsão precisa ser aprovado pelo diretório estadual da sigla. E como muito tucano eleito em outras cidades tem crédito com Nilson, a coisa não será tão fácil assim.

O deputado diz que não freqüenta o PSDB de Joinville, que deve satisfação ao diretório estadual e regional e que sequer foi notificado da decisão. “Estou tranqüilo; conto com a solidariedade dos deputados da bancada (tucana), dos membros do partido (no Estado), e vou conversar com o presidente (estadual do partido) Leonel Pavan sobre o caso. Mas, posso adiantar que não tenho nenhuma satisfação a dar para diretoria municipal”, respondeu o deputado.

Toninho Neves e Luiz Veríssimo saem em defesa do “amigo” Norival

Norival Silva, Luiz Veríssimo e Toninho Neves possuem uma relação demasiadamente íntima. São personagens que formam uma história conhecida em Joinville. O radialista Norival iniciou juntamente com Veríssimo, o programa “Primeira Página”, na rádio Colon FM.

Mais tarde, Norival foi nomeado pelo prefeito Marco Antonio Tebaldi (PSDB) secretário de Saúde. Mas, sua duração no cargo não iria longe. No dia 14 de janeiro desse ano, ele foi preso acusado de favorecimento em processos licitatórios, fraude, peculato e formação de quadrilha.

Meses depois da prisão, em plena campanha para a prefeitura veio à tona mais uma suposta denúncia detectada nas investigações do Ministério Público Estadual. Dessa vez, envolvendo o deputado estadual Nilson Gonçalves (PSDB).

Nilson, extremamente irritado ao ver seu nome envolvido com Norival, Darci e Tebaldi, desabafa em seu programa de TV. O deputado afirma que não faz parte dessa turma. Os radialistas Toninho Neves e Luiz Verissimo, amicíssimos de Norival Silva, foram em defesa do amigo suspeito.

Toninho chegou a ironizar o desabafo de Nilson dizendo que ele mereceria o Oscar de melhor ator. Já Veríssimo, em uma performance teatral, ignorou as incontestáveis provas (gravações telefônicas produzidas pela polícia, fotos e farta documentação) contra o amigo radialista Norival, e gritou a plenos pulmões nos microfones da Colon FM, “O Norival Silva é inocente”.

21 comentários:

Anônimo disse...

No Brasil as coisas são engraçadas! Os bandidos acusam um político sério como o Nilson de não apoiá-los e ainda o culpam pela derrota!!
Pra mim, o Nilson demonstrou mais uma vez ser uma pessoa comprometida com a população que ele representa. Apesar de pertencer ao mesmo partido, ele não deixou usarem de seu prestígio para eleger uma turma de políticos que não pensam efetivamente na população de Joinville.

Anônimo disse...

Caros leitores, vamos fazer uma retrospectiva:
1-) O Deputado Nilson sempre manifestou que não desejaria ocupar cargo executivo, preferindo o legislativo estadual e, talves o federal;
2-) O Deputado Nilson ridicularizou a sigla do PSDB, partido por qual foi eleito. Portanto, não restou outra alternativa aos tucanos, pedir sua expulsão, É MERECIDA.
Um esclarecimento, não se fala em mandato, mas, a expulsão dos quadros do PSDB;
3-) Com referencia ao Norival Silva, o processo esta em andamento, não existe uma condenação e muito menos um transito em julgado.
Vamos recordar o caso Marcucci, foi condenado por todos e, ao final do processo foi julgado inocente, ou seja, o Tribunal de Justiça de SC, ABSOLVEU POR UNANIMIDADE. Já imaginaram se a Câmara tomasse alguma medida contra o Vereador Marcucci; quem pagaria a conta?
O caso do Deputado Nilson é totalmente diferente de Norival Silva.
O Deputado Nilson usou o microfone e a televisão para ofender todos os filiados do PSDB, por isso, a sua expulsão é JUSTA E PERFEITA.

Anônimo disse...

Caro Mauro!

No caso do Marcucci, eram caixeiros e traficantes acusando o delegado. Agora, no caso Norival, são fartas as provas colhidas, inclusive com foto do "cara" recebendo propina em Florianópolis. Surrupiar o dinheiro de um setor como a saúde, em sua opinião não é ofensa ainda mais grave? Todos foram sim merecedores das supostas ofensas de Nilson. Aí exclua-se somente o Fábio Dalonso, que entrou em uma grande roubada com essa quadrilha

Anônimo disse...

O Darci perdeu a eleição devido a sua atitude arrogante, que ficou limitada a atacar o oponente.
E ainda com o apoio do Tebaldi, claro que o barco ia afundar.
Lembrando de Tebaldi, cade a explicação daquele cheque de 35.000,00 ? E quem lembra quando ele cortou a verba da cozinha do padre Fachinni ?
Tebaldi nem para sindico, muito menos o Darci.
E isto por que eu não sou PT...

Anônimo disse...

É muito estranho o que aconteceu com o deputado Nilson Gonçalves. Qualquer cidadão íntegro deve zelar seus compromissos, principalmente referente a sua prefeitura. Agora, sendo esse cidadão um deputado estadual esse compromisso e responsabilidade é muito maior. Seu salário é pago pela população e seus compromissos deveriam de ser honrados religiosamente. Ou seja, é absurdo imaginar um deputado ficar devendo valores relevantes a prefeitura.
Creio que, com a má gestão e corrupção dentro da prefeitura, envolveram o deputado. Isso é caso muito comum entre os corruptos, amarrar o rabo do individuo, trazendo-o para a quadrilha. Nesse caso o deputado foi a vítima.
Mas que foi estranho , isso foi....

Anônimo disse...

Os senhores radialistas Toninho Neves e Luiz Veríssimo afirmam categoricamente que o ex-secretáro é inocente ( apesar das diversas provas). Sugiro que os radialistas apresente alguma prova que ajude o seu amigo a sair dessa enrrascada. Somente palavras não leva nenhum credito. Principalmente partindo deles. São vergonhosamente suspeitos...

Anônimo disse...

Os grandes jornalistas,toninho e verissimo, conhecidas bocas alugadas só poderiam criticar o Nilson, pois não recebem nada do grande deputado.

Anônimo disse...

Prezado Mauro Fonseca,

Como você pode defender um político corrupto contra o qual as provas são claras, e considerar "JUSTA E PERFEITA" uma condenação sem provas?
Muito cuidado com estes termos.

Anônimo disse...

Proverbio dos antigos.... "Por mais que o diabo se esconda, ele sempre deixa o rabo de fora.. "

Anônimo disse...

Nilson Gonçalves não pode reclamar um ai de qualquer serviço público, como contribuinte ele não honra seus compromissos.

Todas as suas palavras na televisão reclamando de saúde, segurança pública e educação não valem um tostão furado, afinal ele recebe dinheiro público mas não paga seus impostos....

Anônimo disse...

Caro anônimo, não deveria lhe responder,pois, vc preferiu ficar no anonimato, sequer identificou seu nome, mas, como fui citado passo a lhe responder:
1-) Não tenha dúvida anônimo, aquele que surrupiar dinheiro público merece ser punido no rigor da LEI. Entendo, salvo melhor juizo, que a cadeia é pouco, eu quero ver o dinheiro público "rapinante", deveria ser devolvido aos cofres públicos;
2-) Vc anônimo, parece ter discernimento, não usa a emoção e sim a razão, quando fala no caso Marcucci que foi acusado por traficantes e caixeiros, porém, a imprensa escrita, falada e televisada, assim não entendeu, apenas pré julgou e condenou em definitivo;
3-) Entretanto, quando vc anônimo da total razão às ilações do Deputado Nilson, esta agindo com a emoção, pois, vc já condenou Tebaldi, Darci de Matos e, excluiu Dalonso.
Vamos ter cautela e zelo, vc se lembra do caso do maniaco da bicicleta que foi mostrado até na globo "fantastico", pois bem, não era aquele cidadão. Alias, quem prendeu o maniaco da bicicleta foi o Delegado Marcucci.
Vc anônimo, se lebra da Escola de Base de São Paulo, que foi acusada de abuso sexual dos alunos e, depois foi inocentanda.
Portanto anônimo, cautela e zelo faz parte do cidadão do BEM.

Unknown disse...

Vou recordar alguns " aprontos " dos pseudos-radialistas Toninho Neves e companhia no programa de humor, Encontro com a Imprensa
1) Tres meses antes das eleições um parasita do prefeito Marcos Tebaldi mandou divulgar cartazes pela cidade com o retrato do Carlito informando que ele é a favor do aborto. Intenção pura de prejudicá-lo nas eleições. Sabe qual foi o comentério dos radialistas ? Sugeriram que o Carlito viesse a pedir desculpas a população. A falta de ética pela propaganda maldosa, a identificação dos indivíduos não foram questionados pelos pseudo-comunicadores.
2) Quando o secretário da saude foi preso por corrupção devido a diversa provas ( inclusive gravações telefonicas ). Sabe qual foi a observação dos radialistas ? A operação da polícia foi muito "espataculosa" e violenta.
A população de Joinville não merece esses tipos de radialistas. As empresas que patrocinam esses indivíduos deveriam de pensar duas vezes. Essas empresas estão correndo risco de perder a sua credibilidade perante o público de Joinville. Não merecem isso.

Anônimo disse...

Novamente para Você Mauro!

Sim, é verdade que o Marcucci prendeu o Maniaco da Bicicleta, mas, há um pequeno detalhe, o delegado em referencia prendeu o verdadeiro, ao contário do queria fazer o nosso atual delegado regional,Dirceu Silveira Junior, que naquela época era chefe de polícia e comandava a DEIC. Volto a insistir, Norival deixou impressões digitais por onde passou. Qaunto ao caso da "Escola Base", por favor, não há comparações. Naquele caso houve precipitação da imprensa, aqui o a situação é bem diferente. O Ministério Público disponibilizpu as incontestaveis provas para a imprensa.

Anônimo disse...

Voces nao tem mais nada pra fazer,,,vao trabalhar,,,,!!!

Anônimo disse...

Caro anônimo,
Obrigado pela correção, de fato quem prendeu o maniaco da bicicleta foi o Delegado Marcucci, a sua explanação esta correta.
O exemplo da "escola de base", foi no sentido de não condenar ninguém sem que o devido processo legal seja julgado em definitivo.

Silvia disse...

Caro Mauro, se vc não quer condenar ninguem antes do devido processo, pq está atacando o Deputado Nilson, dizendo ser justa sua Expulsão?
Há! E quanto ao Marcucci, no caso do maniáco da bicicleta só quero lembrar do episódio em que um inocente foi confundido com o verdadeiro maníaco, por uma precipitação do delegado, em apresentar provas em rede nacional.
E ainda o vereador Marco Aurélio Marcuci não foi inocentado das acusações, e sim Absolvido por Falta de Provas, o que para o Direito Penal, não é a mesma coisa.

Anônimo disse...

Se na época que o Carlito foi sindico do condominio em que mora a 27 anos e ele não fez nada ..imagina como será nosso futuro nos proximos 4 anos em joinville???

Anônimo disse...

se o nilson gonçalves não estivesse DEVENDO essa pequena fortuna em impostos ele não teria se metido em nenhum rolo. é claro que acabaram metendo ele numa roubada, mas me chama a atenção o fato de quase ninguém comentar que o deputado estadual devia impostos para a prefeitura (vi dois comentários aqui). se todos nós devêssemos à prefeitura a mesma quantia devida pela deputado, a cidade pararia... aliás, seria muito interessante um levantamento para que a população soubesse quais são os seus "representantes" que possuem impostos atrasados nas três esferas...

Unknown disse...

Roberto diz:
Vale tudo na eleição.
Os crimes eleitorais cometidos nessa eleição em Joinville exige uma reflexão da justiça eleitoral. Em muitos casos não é o candidato ofendido que deve processar a agressão sofrida ou a ilicitude ocorrida. Em muitos casos a própria justiça eleitoral deve antecipar e tomar medidas judiciais contra o criminoso. Exemplo: O Sr Osman Lincon, explorando sua imagem e sua voz, divulgou em carro de som que o Carlito Mers era a favor do aborto ( vide coluna do Antonio Anacleto ) . Ora um radialista conhecido da cidade, principalmente pela venda de bingo da trimania, acintosamente sem nenhum pudor, agindo de forma covarde e irresponsável, comete um crime com testemunha de toda a comunidade. E não acontece nada. Vale tudo ?
Ainda bem que a população não deu credito. Considero que os próprios órgãos fiscalizadores ( Código de ética da mídia, por exemplo) deveria de tomar medidas punitivas a esse indivíduo. Tenho dito

Unknown disse...

Em um programa de TV o radialista Toninho Neves informou que, um determinado vereador tinha comprado um imóvel á vista por 500.000 com a condição de ser somente em dinheiro. Transparecendo portanto uma situação de ilegalidade com o fisco. Disse também que informaria o nome do vereador no final do programa. Quando foi cobrado pelos outros radialstas o nome do vereador , o radialista ironisando falou: Eu sou que nem o Lula " eu não sei de nada "
Sobre isso eu, cidadão de Joinville tenho a dizer o seguinte:
1) Essa pseudo informação do radialista não ajuda em nada, muito pelo contrário,só mancha a dignidade de todos os vereadores.
2) O correto seria ele informar a todos os ouvintes " esse furo de reportagem". E lógico, arcar com a responsabilidade da informação.
3) Não sabemos se essa pseudo informação foi verdadeira, mas sabemos que a única verdade clara e evidente foi a falta de ética e de profissionalismo do radialista.

Ivan disse...

PSDB apenas está mostrando o partido que é. Sem ideologia, vendido, corrupto e com brigas internas em todo Brasil. Está morrendo junto com o NeoLiberalismo