Lula é o presidente ibero-americano mais popular, segundo pesquisa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder ibero-americano melhor avaliado na região, enquanto o nicaragüense, Daniel Ortega, é o mais impopular, segundo a pesquisa Latinobarómetro 2008 publicada hoje.

Lula lidera a avaliação de chefes de Governo e de Estado ibero-americanos melhor avaliados com uma nota de 5,9 --numa escala que vai de 1 a 7. Ele conseguiu ultrapassar o rei da Espanha Juan Carlos 1º, que tinha liderado a lista durante três anos consecutivos e agora ficou relegado ao segundo lugar com 5,7.

Em terceiro lugar ficou o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, empatado com 5,5 pontos com a chefe de governo chilena, Michelle Bachelet, e seu colega paraguaio, Fernando Lugo, avaliado pela primeira vez.

Também estrearam neste ano a presidente argentina, Cristina Fernández, que chegou a 4,7 e o nicaragüense Daniel Ortega, que com um 4,0 teve a pior nota da lista.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, alcançou 5,2, seguido do equatoriano Rafael Correa, do mexicano Felipe Calderón, e do uruguaio Tabaré Vázquez, todos com um 5, enquanto o presidente boliviano, Evo Morales, obteve 4,8.

O peruano Alan García e o venezuelano Hugo Chávez estão igualados em 4,3, enquanto o ex-líder cubano Fidel Castro e o presidente em fim de mandato dos Estados Unidos, George W. Bush, empatam com 4,2.

A enquete foi realizada entre o dia 1º de setembro e 11 de outubro passado, antes que Ortega fora acusado de fraude pela oposição nas polêmicas eleições municipais do dia 9 de novembro.

Nenhum comentário: