No dia 20 de novembro será comemorado o Dia da Consciência Negra. A data é dedicada à reflexão e à luta contra o preconceito racial no Brasil. Para conscientizar os joinvilenses, a Fundação Cultural de Joinville preparou uma programação especial, que inicia às 18 horas, na Estação da Memória.
Como nos últimos anos, a realização de um evento especial de resgate à cultura afro pela Fundação Cultural vai ao encontro da proposta da instituição, que desde 2005 busca resgatar e preservar as tradições de nossa cidade. “Assim como a cultura germânica, a cultura afro é muito presente em Joinville”, destaca a gerente de Incentivo e Difusão Cultural da FCJ, Margit Olsen.
Dança, exposição de artes plásticas, desfile de trajes e adereços afro e apresentação de capoeira fazem parte das atrações da programação de celebração da data, que neste ano, homenageia Maria Laura Cardoso Eleoterio, pelos trabalhos efetuados com a comunidade afro-brasileira da cidade.
Festejada no Brasil desde 2003, a data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu no ano de 1967 em um combate, defendendo seu povo. O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo Projeto de Lei número 10.639.
Greve dos servidores da Prefeitura 2011
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário