Estudantes da Udesc produzem Theremin Digital e faturam primeiro lugar em Olimpíada de Robótica Livre



Com um HD velho, pratica de programação e muita criatividade os estudantes Oriel Frigo e Alan Rafael Fachini do curso de Ciência de Computação e integrantes do grupo de Pesquisa em Software Livre (Colméia) da Udesc – Joinville faturaram o primeiro lugar na II Olimpíada de Robótica Livre, na modalidade avançada, com o projeto"TDPSM" (Theremin Digital Percussivo Sintetizado Mecanicamente), durante o evento que aconteceu em paralelo à V Conferencia Latino Americana de Software Livre – V Latinoware – 2008, no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu – PR, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.

Durante os três dias do evento os participantes da Olimpíada trabalharam na construção de um “artefato técnico” usando qualquer equipamento eletrônico sucateado como impressoras, HD, etc que deveria ser controlado pela interface de hardware livre (microprocessadores de código aberto como IHL ou Arduino) responsável pela comunicação entre o software de controle e os dispositivos eletrônicos a serem comandados. Os projetos foram avaliados pela complexidade do modelo construído; a complexidade do software escrito e a criatividade. A equipe da Udesc –Joinville desenvolveu o projeto de um instrumento musical microcontrolado "TDPSM" (Theremin Digital Percussivo Sintetizado Mecanicamente), um circuito eletrônico controlado pela plataforma livre Arduíno (microcontrolador ATMEGA8) e partes de "sucata", simulando um Theremin e bateria, feita com um HD velho.

O Theremin foi um dos primeiros instrumentos musicais eletrônicos e produz som sem ser tocado. Ele possui duas antenas que funcionam como sensores, fazendo com que o som gerado seja modificado de acordo com a posição em que as mãos do músico se encontram. Uma das antenas controla o volume e a outra o oscilador de rádio freqüência. “O Theremin digital baseia-se nessa idéia, porém, em vez de antenas ele utiliza sensores de luminosidade, cuja resistência varia conforme a intensidade de luminosidade que incide sobre ele. Variando-se a resistência, ocorre a variação da tensão elétrica que é enviada para o Arduíno, que após programado, realiza a geração de som. Este som se assemelha ao do Theremin, mas é digital. Já a percussão sintetizada mecanicamente foi criada com um HD estragado”, explica Alan.

Segundo Oriel, variando-se a freqüência de mudança de direção da cabeça do dispositivo, cria-se ressonância no disco gerando um som muito peculiar semelhante ao produzido por alguns sintetizadores antigos.

Nenhum comentário: