EDITORIAL: Erros recorrentes

As enchentes no Vale do Itajaí são recorrentes, ou seja, de tempos em tempos o rio Itajaí-açu transborda e as cidades que ficam às suas margens acabam sofrendo inundações.

Em 1983, uma grande enchente atingiu a região e os especialistas afirmavam, na época, que se tratava de um fato raro, que ocorreria a cada 50 anos. No entanto, no ano seguinte, as cheias vieram com a mesma intensidade na região, desafiando aqueles que a todo custo teimavam em creditar ao imponderável o caos que se instalou.

Agora, apesar das fortes chuvas que caem sobre Santa Catarina, causa estranheza a proporção do desastre e do número de vítimas fatais. Se o fenômeno das grandes enchentes é recorrente, por que os prefeitos e o governo do Estado não têm um plano para enfrentá-lo?

Não se está negando que as chuvas são intensas e que causariam grandes estragos. No entanto, o que se vê é desproporcional ao que teria sido se governos usassem mais tempo agindo para prevenir tragédias do que investindo maciçamente em publicidade e autopromoção; como se ao dizer que o governo está bem, que é bom, que é perfeito, isso automaticamente se auto-realizasse.
O nosso rico estado de Santa Catarina não é tão rico em governantes. É rico sim na solidariedade de sua gente, de sua classe empresarial empreendedora e seu povo trabalhador.

Mais preocupante é perceber a omissão, diante desta tragédia, dos prefeitos recém-eleitos para governar as cidades atingidas pelas inundações. Fica a impressão de que o futuro irá repetir o presente.

Quando as águas baixarem e a lama for retirada, os catarinenses atingidos por esta enchente recorrente irão se perguntar: “Será que desta vez os governantes do nosso Estado irão aprender a lição e fazer o dever de casa para que nas futuras enchentes não aconteçam tragédias destas proporções?”

Um comentário:

Maria Aparecida Chinchilha disse...

Sem querer cair na mesmisse, a resposta será sempre a mesma: os governantes só visam seu bem-estar, projeção, sucesso político e aposentadoria vitalícia.
E o povo, para que serve? Para elegê-los, elevá-los à glória e, amanhã será outro dia!! Queira Deus que seja tão bom para eles quanto o de hoje ou, se possível, bem melhor!!!