Carlito deve fazer auditoria em contratos mais polêmicos

Contratos milionários assinados no apagar das luzes da administração tucana podem ser revistos, segundo prefeito eleito

Sergio Sestrem

O prefeito eleito Carlito Merss (PT) e sua equipe já estudam detalhadamente o relatório elaborado pela Comissão de Transição Governamental do prefeito tucano Marco Tebaldi e que foi entregue formalmente na tarde da última segunda-feira (24) na sala do Colegiado da Prefeitura.

Dois volumosos compêndios que totalizam 600 páginas reúnem desde organograma geral da prefeitura, operações de crédito, contratos assinados e projetos em andamento. No segundo constam informações gerais sobre todas as unidades gestoras do governo municipal.

Dos contratos milionários assinados pela atual administração, dois vão receber atenção minuciosa do prefeito eleito: o que trata da implantação do novo sistema de informática e o que recentemente contratou nova empresa responsável pela segurança patrimonial do poder público municipal.

Vamos conferir item a item, reafirma Carlito Merss

Em junho deste ano a prefeitura ficou por duas semanas sem atendimento em virtude de uma disputa entre duas empresas de sistemas de informação. Após perder uma licitação que lhe daria direito a continuar prestando serviços ao município, a ISO, de Blumenau se negou a prorrogar o contrato por mais três meses. Segundo a empresa blumenauense, o edital teria favorecido a empresa Aporte, de Joinville. Esta, por sua vez, já deveria estar com o novo sistema em operação na metade do ano e que deverá ser implantado somente em dezembro.

“Esse sistema é vital para o município e não pode acontecer o que aconteceu na metade do ano”, relembra “Temos que ter controle total sobre isso para que possamos administrar com segurança”, apontou.

Um outro caso polêmico diz respeito à contratação de vigilância eletrônica em escolas do município a um custo de R$ 35 milhões, vencido pela empresa Kronos, que desde fevereiro foi contratada emergencialmente pelo município logo após rescisão da prefeitura com a EBV. “Temos de verificar cada número com calma”, avaliou.

Dívidas que serão herdadas do Hospital São José também foram comentadas pelo prefeito eleito: “Fiquei sabendo pelos jornais que gira em torno de R$ 10 milhões”, afirmou. Carlito evitou polemizar, mas não descartou realizar uma auditoria para certificar-se dos valores desembolsados pelo município junto a forncedores. “Vamos conferir item a item e, se preciso for, não descartamos realizar uma auditoria em todos os contratos”, afirmou Carlito.

O vereador Marcos Aurélio Fernandes (PT), integrante da comissão de transição, assegurou que com a entrega do relatório pela prefeitura foi cumprda a primeira etapa da transição. “Agora temos que estudar com atenção”, finalizou.

Um comentário:

Unknown disse...

Roberto

Não tem a menor dúvida, o Carlito tem que fazer auditoria, principalmente nesses ultimos contratos. A gestão Tebaldi já mostrou a todos a sua verdadeira face (vide hispital Municipal São José).