Secretaria da Saúde lança campanha para estimular a doação de sangue

A Secretaria de Estado da Saúde está lançando nesta quinta-feira, 22 de janeiro, uma ampla campanha publicitária para estimular a doação de sangue.

Criada pela agência Fórmula, a campanha – a ser veiculada em rádio e TV – faz um trocadilho com as letras A, B e O, destacando como a ausência destas vogais faz diferença em algumas palavras.Santa Catarina tem o maior banco público de sangue do país e, através do Hemosc, conta com um Hemocentro Coordenador, em Florianópolis, hemocentros em Chapecó, Criciúma, Lages, Joaçaba e Joinville, e unidades de coleta em Canoinhas, Tubarão e Jaraguá do Sul.

Mensalmente são realizadas mais 1500 consultas no ambulatório, e atendidos mais de 3 mil doadores de sangue.

Quem se sensibilizar com a campanha e tiver interesse em tornar-se um doador voluntário deve comparecer a um hemocentro ou unidade de coleta sem estar em jejum, respeitando as seguintes exigências: ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou febril nos últimos sete dias, não ter tido hepatite após os dez anos de idade, não ser portador de doença de chagas, não ter tido epilepsia (convulsão), não ter feito cirurgia nos últimos três meses, não estar grávida ou ter dado a luz há menos de seis meses, não ter recebido sangue nos últimos doze meses, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis (DST"s), praticar sexo seguro com uso de preservativos, não ter se furado acidentalmente com agulha suja de sangue há menos de um ano, não ser usuário de drogas injetáveis.

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