A bomba explodiu: Falido, Hospital São José faz remoção de pacientes

Sergio Sestrem
reportagemjoinville@gmail.com

Não há mais como remediar as chagas dos vários anos de desmandos na Secretaria Municipal de Saúde. A corrupção endêmica que grassou na Prefeitura na era tucana, e que será alvo de fiscalização por do Tribunal de Contas do Estado, faz do Hospital São José o maior desafio da administração de Carlito Merss (PT).

Na tarde da última terça-feira (27) a situação chegou a ficar insustentável. Cerca de 90 pacientes se aglomeravam em macas improvisadas pelos corredores do Pronto-socorro do hospital, forçando a Secretaria Municipal de Saúde e o diretor geral do Hospital, o médico Tomio Tomita, a tomar uma medida extrema: relocar os pacientes entre o Hospital Regional, o Hospital Bethesda, e os PAs Norte e Sul.

"Estávamos passando por uma situação fora do normal. Nossa capacidade de internação é de cerca de 30 pacientes, mas ontem chegamos a atender mais de 90 pessoas no corredor", revela o diretor executivo do São José, Renato Monteiro. "Isso é muito desumano", continua.

As obras do Complexo Emergencial Ulisses Guimarães caminham a passos de tartaruga. Faltam leitos no centro cirúrgico a na UTI. Para agravar mais a situação, os honorários pagos aos médicos por procedimento cirúrgico está atrasado.

O diretor executivo também não se conforma com a pseudoinauguração do 4º andar do hospital no apagar das luzes da gestão tucana ao custo de R$ 100 mil. "Fizeram uma reforma que foi um absurdo. Na primeira vez que choveu um pouco mais forte os quartos ficaram inundados. Aquilo está uma vergonha e vamos cobrar o conserto por parte da empresas que fez", comenta indignado.

Monteiro mostrou preocupação com a dívida de cerca de R$ 15 milhões herdada pela nova diretoria do Hospital Municipal São José (HMSJ) que levou a autarquia a uma condição pré-falimentar. "Precisamos trazer a situação a público para que não sejamos cobrados depois. A auditoria que vai ser realizada pelo TCE será um divisor de águas.

"Apesar da dívida astronômica, do sucateamento dos equipamentos e da antiga falta de controle do estoque, estamos juntos com o Carlito para dar uma solução para isso', comentou.

6 comentários:

Unknown disse...

É isso que dá. Incompetência e corrupção da gestão anterior já esta mostrando seus resultados. E o que é pior. Soltaram os bandidos. Agora os "jornalistas" ( os tres patetas e cia ) da imprensa marrom, vão silenciar esse fato perante os ouvintes ou até mesmo ter a cara de pau de responsabilizar a atual crise do hospital ao prefeito eleito. Aguardem...

Unknown disse...

A prisão do ex-secretário da saúde do governo Tebaldi atesta e confirma que houve sérios desvios financeiros no setor. O hospital São José e todos os seus pacientes foram as principais vítimas desses criminosos.
Esperar o fechamento da contabilidade, pelo atual governo, para depois consertar e colocar as coisas em ordem, não dá. A saúde tem pressa. São vidas que estâo em jogo. Eu, cidadão Joinvillense, apesar de ter assistencia médica privada, tenho o direito de exigir do estado um atendimento médico digno.
Sugiro que a equipe do Carlito agilize a auditoria para definir o tamanho do rombo. E em paralelo inicie medidas eficazes para não permitir que a saúde de Joinville entre num caos.
Estou botando fé na nossa justiça. Já prenderam um político, mas parece que tem peixes maiores ainda soltos.
A quadrilha que se estende na rádio por alguns "jornalistas" da imprensa marrom, protegem esses políticos, mas dessa vez não tem saída. Aguardem...

Liberte disse...

Não se pode esquecer que o atual Diretor era da Administração passada, porque ele não fez nada?

Porque o atual Procurador-Geral que também é da Administração passada não fez nada? não escreveu nada? ambos sabiam de tudo, agora querem sai como santos, não cola né?

Claudinei disse...

Lamentável. deveriam ser presos esses corruptos. Como podem ter coragem de roubar dos pobres, porque é isso que aconteceu. Meu Deus!, onde vamos parar, a comunidade já é tão sofrida, cada dia tem que matar um leão pra sobreviver, a saúde que já é ruim está cada vez pior. Temos que nos unir contra essa falcatrua, pois somente unidos poderemos conseguir mudanças, não podemos mais admitir esse tipo de coisa.

Unknown disse...

ETA POVINHO BABACA ESTE BRASILEIRO...ENTRA POLITICO E SAI POLITICO E A ROBALHEIRA SÓ AUMENTA E UNS FICAM COLOCANDO A CULPA NOS OUTROS...QUANDO ESTE POVINHO VAI ABRIR OS OLHOS E NÃO SE DEIXAR ENGANAR...VEJAM NO SENADO E NA CÂMARA SEMPRE AS MESMAS FIGURINHAS.

Anônimo disse...

pois é o tempo passa e nada mudou no Zeca....ou melhor falta margarina pra passar no pão....kkkkkk.