Jovens e adultos da região Norte têm oportunidade de concluir o Ensino Fundamental

Jovens e adultos da região Norte catarinense que não concluíram o Ensino Fundamental (8ª série) têm a oportunidade de voltar a estudar através do curso desenvolvido numa parceria dos governos Estadual, Federal e Municipal. O objetivo é garantir a iniciação profissional e práticas de cidadania, além de acesso à informática. As inscrições terminam no dia 5 de fevereiro e devem ser feitas pelo portal: www.projovem.gov.br.

Na região, este programa será realizado nas escolas municipais Escola Municipal Amaro Coelho (bairro Porto Grande) e Escola Municipal João Agnelo Vieira (bairro Rainha), em Araquari. Já em Barra Velha, será implantado nas escolas municipais Professora Antônia Gasino de Freita (São Cristóvão) e na Manoel Antônio de Freitas (Itajuba). Ao todo, serão oferecidas 400 vagas para cada dos dois municípios. A cidade de Joinville também participa deste programa e, por ter uma população superior a 200 mil habitantes, o convênio é direto entre os governos Federal e Municipal.

Este curso tem duração de 18 meses, totalizando 2.000 horas/aulas, e o aluno que tiver freqüência de 75% nas aulas receberá um auxílio de R$ 100 por mês. Para participar o candidato deve ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental. Nesta primeira etapa, 14 municípios catarinenses (Vale do Itajaí, Norte e Grande Florianópolis) estarão participando do projeto. A meta é de atingir oito mil pessoas em 40 núcleos/escolas.

A orientação aos secretários Municipais de Araquari e Barra Velha aconteceu na tarde desta quarta-feira (7), no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville e contou com a presença do diretor-geral da Secretaria de Estado do Planejamento, Túlio Tavares dos Santos, e do diretor-geral da SDR-Joinville, Fernando Camacho.

Mais informações na Central de Relacionamento do ProJovem Urbano, no telefone 0800 722 7777, de segunda à sexta-feira, das 7h às 23 horas, e também nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20 horas.


SERVIÇO:
- Quem pode participar do ProJovem Urbano?Jovens entre 18 e 29 anos que sabem ler e escrever e que não concluíram o Ensino Fundamental (8ª série).

- O que o Pró-Jovem Urbano oferece?Formação no ensino fundamental, cursos profissionais, aulas de informática e auxílio de R$ 100 por mês. O programa tem duração de 18 meses.

- Qual a documentação exigida para a matrícula?Apenas documento de identidade: certidão de nascimento ou R.G.

Nenhum comentário: