Carlito discute acessibilidade

O prefeito Carlito Merss discutiu a questão da acessibilidade em Joinville em reunião na tarde de ontem (20) em que estavam presentes técnicos do IPPUJ, o coordenador da Comissão Interna de Acessibilidade da Prefeitura, Odair Pavesi, e membros do Comde (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência de Joinville).

O prefeito conheceu conceitos, problemas, propostas, projetos e materiais existentes. "Temos que continuar a ampliar esse trabalho, fazer um levantamento dos problemas e do que avançou e voltar a conversar, ver quais ações vamos tomar", disse Carlito, que mostrou muito interesse em conscientizar e trabalhar com o conceito de acessibilidade.

Algumas recomendações da comissão interna foram apresentadas, como as calçadas adequadas nos prédios públicos, a acessibilidade nos edifícios locados pelo município, treinamento dos servidores para uso da língua brasileira de sinais e a própria comunicação da Prefeitura nos eventos e publicidade.

Ficou definido que os membros da Comissão serão renomeados num trabalho de interesse em cada secretaria. Hoje são 16 órgãos representados. A idéia é uma gestão participativa e criação de sub comissões.

Carlito também avaliou um material de conscientização e informação de como construir calçadas em Joinville quanto ao meio-fio, faixa de serviço, acesso de veículos, faixa de circulação e rampa de acesso ao terreno.

Esse material deve ser trabalhado em associações organizadas na cidade e também com aquelas que têm relação com construção civil.

"A medida em que as calçadas adequadas vão sendo feitas, todos ganham. Calçada só é funcional se for em toda a quadra", disse Mário Cezar da Silveira, consultor de acessibilidade do Comde.

"A questão toda vai passar por um grande processo de conscientização", disse Pavesi.

Durante a reunião, os participantes discutiram sobre a autorização dada pela Prefeitura para a construção das calçadas e a necessidade de informações técnicas mais precisas e outras formas de fiscalização.

O Comde apresentou programas federais que Joinville pode trabalhar para conseguir recursos específicos para a acessibilidade. O conselho apontou também programas bem sucedidos, além de programas de informática que podem ser cedidos para Joinville.

Nenhum comentário: