Chuvas em SC deixam ao menos mil desabrigados

As chuvas voltaram a atingir Santa Catarina neste fim de semana e deixaram ao menos mil desabrigados ou desalojados e 81 cidades em situação de emergência no Estado. O trânsito foi interrompido na BR-101, principal ligação entre os Estados do Sul. Não há registro de mortos.

No fim de semana, 18 municípios do litoral sul do Estado foram diretamente atingidos: Araranguá, Criciúma, Forquilhinha, Urussanga, Siderópolis, Lauro Muller, Ermo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Turvo, Tubarão, Nova Veneza, Jaguaruna, Laguna, São Martinho, Meleiro, Içara e Praia Grande. Até o momento, a Defesa Civil registra 372 pessoas desabrigadas e 654 pessoas desalojadas por causa das novas chuvas.

As chuvas que atingiram o Estado no fim do ano passado causaram 135 mortes. Seis pessoas permanecem desaparecidas --quatro em Ilhota e duas em Gaspar.

Estradas Na BR-101, cerca de 50 carros ficaram isolados neste domingo por causa da interdição em dois trechos, informa a Defesa Civil. No km 404 e no km 409 da via, entre os municípios de Maracajá e Araranguá, a água invadiu a pista e desde ontem impede a passagem de veículos.

Segundo a Defesa Civil, aproximadamente 100 pessoas já foram retiradas, mas outras 30 se recusam a deixar os carros e permanecem no local.

A Polícia Rodoviária Federal informa que o nível da água já chega a 1,5 metro acima da pista e, caso a chuva continue, há o risco de subir mais.

Previsão As novas chuvas que voltaram a atingir o Estado começaram na sexta-feira (2). A local mais afetado, segundo a Defesa Civil, foi o litoral sul, onde os acumulados foram superiores a 100 mm, chegando a 309,3 mm em Timbé do Sul nas últimas 48h.

Segundo a Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) o tempo ainda fica instável no litoral neste domingo, com variação de nuvens e chuva fraca em alguns momentos. O nível dos rios se mantém estável e elevado devido ao mar grosso no litoral com ressaca, diminuindo a partir de segunda-feira (5).

Folhapress

Nenhum comentário: