Quem é o homem que deu uma "sapatada" em Sandro Silva?

Manifestante sai do anonimato e revela os verdadeiros motivos de sua revolta

• Rogério Giessel
rogeriogiessel@hotmail.com


Extremamente contrariado por entender que o vereador Sandro Daumiro da Silva (PPS) traiu a confiança dos eleitores do bairro Paranaguamirim, o até então anônimo Anderson de Amorim, 30 anos, viu a oportunidade de manifestar seu descontentamento em uma reunião realizada no último dia 14 de janeiro, na Paróquia Santa Luzia, localizada no mesmo bairro.

A reunião era para tratar do problema causado pelas cheias que há muito tempo assolam o bairro, mas parece que a paciência dos moradores e de Anderson, eleitor declarado de Sandro, também estava cheia.

Anderson acabou se transformando na voz daqueles que não admitem a traição de Sandro. Há pessoas comparando o manifestante com o jornalista iraquiano Muntadar al Zaidi, aquele que tentou acertar o presidente americano George W. Bush com sapatadas.


"Sandro, você não
tem vergonha
na cara, não?"



A reunião na paróquia contou com mais de 500 moradores e na ocasião estiveram presentes os vereadores James Schroeder (PDT), Patrício Destro (DEM), Adilson Mariano (PT), Mauricio Peixer (PSDB) e o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Sandro Silva (PPS). O deputado Kennedy Nunes (PP) e o secretário regional do Paranaguamirim, Lioilson Correa, também compareceram. Mas quem roubou a cena mesmo foi o modelista industrial Anderson.

O vereador Sandro Daumiro mal conseguiu balbuciar o "boa noite" ao público quando foi surpreendido pela sonora frase que ecoou no silencioso ambiente. "Você não tem vergonha na cara, não?" disparada com a precisão de uma flecha certeira contra o presidente da Câmara.

O constrangimento de Sandro foi notório. Aliás, o vereador tem recebido manifestações em praticamente todos os locais que aparece. A diferença nesse caso é que alguém resolveu em alto e bom tom expressar o sentimento de revolta reinante no bairro Paranaguamirim.

Anderson deu o recado e, como resposta, Sandro acionou sua tropa de choque para tentar abafar o escândalo, mas já era tarde. A frase de Anderson repercutiu como os sapatos atirados contra o ex-presidente americano George Bush. A maioria queria fazer alguma coisa para manifestar sua indignação e alguém foi lá e fez.

As razões do protesto

"O que mais me causou decepção foi o Sandro manter o mesmo pessoal que estava lá na Câmara. Eu penso que todo mundo votou por uma Joinville nova. A permanência do Toninho Neves e do Veríssimo é inadmissível. Essas pessoas estão lá há muito tempo, está na hora de mudar. E a decisão de manter esse pessoal foi do Sandro, isso já está muito manjado."

Convidado para a reunião

O modelista conta que foi convidado a participar da reunião pelos próprios organizadores. "Carros de som passavam o tempo todo convidando a população. E como eu faço parte da população automaticamente estava convidado", explicou. Questionado sobre sua manifestação, ele confirma seu entendimento. "Eu disse que ele era sem-vergonha e que não poderia ter feito o que fez; que ele deveria ter vergonha de aparecer no bairro. Disse também, que ele era mercenário trocando os nossos votos por um cargo", relatou Anderson.

Ele também justifica sua ação. "E eu me acho no direito de ir lá cobrar ele, porque se ele tem o direito de me parar na rua e pedir o meu voto, eu também tenho direito de cobrar. Quando eu estava andando aqui pelo bairro ele vinha e pegava na minha mão e eu dispus do meu tempo para ouvir o que ele tinha pra falar. Por que eu não posso fazer a mesma coisa?", perguntou.

Queriam nos calar à força

Anderson afirma ter sido vítima de ameaças e intimidações de assessores de Sandro Daumiro. "Não me deixaram falar. Não pude expressar um direito meu. Do lado de fora da igreja começaram me ameaçar, queriam me agredir.

Pessoas que eu não conheço e com um crachá pendurado dizendo ‘assessor Sandro Silva’ me ameaçaram de agressão. Diziam para eu sair se não eles iriam me quebrar de pau." Diante da animosidade e da iminente violência, Anderson resolveu ir embora. Entretanto, as ameaças voltaram a acontecer. "Saí dali e fui até uma cabeleireira aqui próximo de minha casa cortar o cabelo. Quando estava retornando para minha casa assessores do Sandro me cercaram no meio da rua e tentaram novamente me agredir ali, longe da imprensa. Queriam saber se eu fui pago para fazer aquilo", lamentou.

Mas as ameaças deram ainda mais incentivo a Anderson Amorim. Ele conta que a mudança tão alardeada durante a campanha está ameaçada. E que para isso não ocorra, promete acompanhar a votação dos projetos na Câmara. "Não vou admitir a prática do voto em troca de favorzinhos", finalizou.

8 comentários:

Unknown disse...

vioÉ isso ai Anderson Amorim é assim que tem que ser,nós o povo temos que ter direito de protestar também.O Sandro que se cuide vamos cobrar dele.Não podemos mais viver com essa corja mamando na prefeitura a anos,era pra ser nomeados assessores de imprensa novos na câmara.Depois de se eleger virar a casaca assim não dá.

Unknown disse...

E natural. O povo estava esperando por mudanças . O Sandro Silva fez o contrario, manteve os dois pseudo-jornalistas. Todos sabem que esses radialistas são parciais e desprovidos de ética. Eu sou carioca estou a vinte anos em Joinville. O que mais me espanta é o baixo nível desses jornalistas. E o Sandro vai lá e mantem essas múmias. Pode ? Muda Sandro ! Enquanto é tempo.

WAL disse...

Anderson, Acredito que você soltou o grito que todos nós do PAranaguamirm gostariamos de ter dado, o povo festejou a vitória do Sandro, mas o Paranaguamim se envergonha por hoje ser o responsável por sua eleição. Sandro, sua atitude foi lamentável, egoista. LAmento ter jogado fora o meu voto, não sou petista, nem faço parte de nenhum partido, mas faço parte da Comunidade Joinvilense que ajudou a lhe eleger, pena você ter esquecido de tudo que pregou dentro do Louvor Jovem. Ou você também já se esqueceu ? Não ficaria surpresa

AMORIM disse...

acho que todos temos que participar mais, e realmente reclamarmos do que não gostamos .
afinal é a cidade em que vivemos...
se nós não cuidarmos quem vai???

Anônimo disse...

Sandro você cavou sua própria sepultura, pelo jeito seu pai não ensinou que a palavra de um homem vale mais que um fio do seu bigode.

Maria disse...

Quanta Bobagemmmm.....A pessoa que entrou na Igreja usando palavrões é no mínimo um mal educado,não é do bairro e teve do povo do bairro que convocou a dita reunão aquilo que merecia"vaias",um pobre coitado que além de não conhecer o vereador Sandro Silva,não tinha causa própria,um desses paus mandados,que faz essas baixarias por qualquer trocadinho....baixaria aliás,típica de quem o mandou lá,que está com dor de cotovelo por não conseguir um lugarzinho ao sol.....Não seria por falta de competência?Antes de criticarem os outros,olhem pra si,garanto que vão achar muito o que reparar nesse ego ferido....

Alex disse...

Moro no Paranaguamirim e apesar de achar errado a decisão do Sandro de se aliar a oposição, não vejo essa história povo revoltado e bla bla bla, Voces da gazeta comentar o caso é totalmente plausívo agora ficar malhando o pau no cara todo santo dia, é no mínimo suspeito...
De todas as trapalhadas que o Carlito fez no congresso, inclusive quando votou emendas que iria contra os professores que ele se gaba ter sido ( ou tenta esquecer ) ninguém fala.. mas meter o pau em um politica que se aliou a oposição vira prato cheio...
O termo imparcialidade definitivamente não se aplica a este jornal.....

AMORIM disse...

MARIA!!!
vc não sabe o que fala,
foi eu quem entro la na igreja,
e pra começar igreja não é lugar de politica.
naquele momento aquilo era uma reunião de políticos e não uma missa!!!
vc não me conhece , e nem a minha causa. como pode dizer que eu fui pago??
como pode dizer que eu não moro no bairro??
pergunte aos comerciantes daqui!!
xica bazar, o sogro do sandro lá da verdureira,
da panificadora, da borracharia e vc vai ver como todos me conhecem.
criticas eu aceito , assim como eu também faço. mais mentiras não.
estou desapontado com sandro por manter pessoas desgastadas e ultrapassadas em cargos privilegiados na câmara.
afinal votamos nele por mudanças , sangue novo...