Prefeitura define ações para amenizar efeitos das cheias‏

A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Fundação do Meio Ambiente (Fundema) reuniram-se na manhã desta quarta-feira (14) com o objetivo de elencar ações em curto prazo para minimizar os estragos causados pelas chuvas em alguns pontos da cidade.

Num primeiro momento, uma equipe da Fundema deverá roçar as margens do rio Itaum-açu, uma sub-bacia do Rio Cachoeira, na zona Sul. Os trabalhos devem iniciar nos próximos dias. As secretarias regionais vão intensificar o trabalho de limpeza de bocas-de-lobo.

A obra de dragagem do rio Itaum, solicitada pelos moradores, já vem sendo analisada pelos técnicos da Seinfra, dentro do estudo técnico do Plano Diretor de Drenagem Urbana do Rio Cachoeira (PDDU). Porém, além de projetos, estas obras dependem de algumas licenças ambientais para serem efetuadas.

A Secretaria Regional do Fátima providenciou a retirada de dois caminhões de entulhos do rio Itaum, em trecho próximo à ponte na rua Comandante Alberto Lepper. "Fizemos o pedido e logo fomos atendidos. Não vai resolver todo o problema, mas já é uma ajuda", disse Roque Soares da Rocha, morador da rua Comandante Alberto Lepper.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Nelson trigo, manteve duas reuniões manhã desta quarta-feira - com o presidente da Fundema, Marcos Schoene, e com os responsáveis pela Unidade de Drenagem da Seinfra. "Gostaria de tranquilizar a população.

O governo do Carlito está com as melhores intenções de resolver estes problemas", comentou.

Trigo confirmou a viagem do prefeito a Brasília para incluir Joinville no programa de obras de macrodrenagem do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). "A Prefeitura está buscando mais recursos para viabilizar as melhorias necessárias”, acrescentou.

Nenhum comentário: