650 famílias já solicitaram FGTS nas regionais

Na manhã desta quarta-feira (21), a servente Rosmarli Pedroski Porto, de 37 anos, esteve na Secretaria Regional da Vila Nova para providenciar a liberação do FGTS. Em dezembro, ela teve a sua casa invadida pelas águas, no bairro Vila Nova, numa meia-água de dois quartos, onde mora com seu único filho.

Ela estava satisfeita. Disse que soube da liberação do FGTS pelo rádio. "Moro há 11 anos neste endereço e nunca tinha entrado água lá em casa. Fiquei desesperada. Ainda bem que veio esse dinheiro para eu poder reformar o meu muro e me proteger das águas", disse sorrindo. Em pouco mais de 10 minutos ela teve a aprovação da Caixa Econômica e poderá sacar o seu FGTS num prazo de 10 dias.

Desde segunda-feira, quando o serviço foi iniciado pela Prefeitura e Caixa Econômica Federal, nas regionais do bairro Nova Brasília e Vila Nova, cerca de 650 famílias foram atendidas até o meio-dia desta quarta-feira (21). Os moradores que têm procurado o atendimento foram vítimas das enchentes e alagamentos nos meses de dezembro e novembro, quando a intensidade das chuvas invadiram mais de três mil residências, em Joinville.

O gerente de atendimento da Caixa, João Carlos Zambiazzi, explicou que a Caixa, além de liberar o dinheiro, ainda está aconselhando os proprietários a investirem corretamente o seu dinheiro. "Muitos querem sacar tudo, mas não sabem bem como fazer e nem por onde começar. Nós também, na medida do possível, estamos orientando os cidadãos na hora usar bem os seusrecursos", disse Zambiazzi.

A liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi autorizada por lei pelo Governo Federal com o propósito de auxiliar os atingidos pelas cheias no pagamento de suas despesas e na recuperação dos danos. Ele poderá ser feito até o dia 12 de março.

Em Joinville, a prefeitura disponibilizou a estrutura e os servidores das secretarias regionais. O atendimento será das8 às 20 horas. Até o dia 20 de fevereiro deverão ser atendidos moradores de três mil residências e liberados mais de R$ 10 milhões. O critério para o atendimento será o mapa de alagamento e desmoronamento da Defesa Civil.

O que é preciso para conseguir a liberação do FGTS

Ser morador de um domicílio reconhecido como atingido pelas enchentes
Ter saldo de FGTS

Documentos necessários:
Carteira de identidade ou carteira de motorista;
Carteira de trabalho e contrato de trabalho;
Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120dias anteriores à decretação da calamidade (de agosto a novembro de 2008)
Número do PIS
Um ou mais telefones para contato.

Calendário de Atendimento
O horário será das 8h às 20 horas, de segunda a sexta-feira

NESTA SEMANA - REGIÃO OESTE
Moradores dos bairros atendidos pelas Secretarias dos bairros Nova Brasíliae Vila Nova
Atendimento: de 19 a 23 de janeiro

Regional do Nova Brasília (Nova Brasília, São Marcos, Jativoca e Morro doMeio) - rua Minas Gerais, 1.303 - telefone 3426-6239.

Regional do Vila Nova (Vila Nova e Distrito Industrial Norte) - rua SãoBrás, s/n - telefone 3439-0318.

PRÓXIMA SEMANA - REGIÃO NORTE:
Moradores dos bairros atendidos pelas Secretarias de Jardim Paraíso e Costa e Silva.
Atendimento: de 26 a 30 de janeiro.

Regional do Jardim Paraíso (Jardim Paraíso, Jardim Sofia, Vila Industriale Vila Cubatão) - Estrada Timbé, 6.990 - telefone 3467-4901.

Regional do Costa e Silva (América, Glória, Costa e Silva, Santo Antônio eDistrito Industrial) - rua Guilherme, 604 - telefone 3425-5511.

Atendimento tem hora e prazo
Quem perder o prazo de na secretaria regional mais próxima do seu bairro, somente será atendido pela Secretaria regional do Centro, entre os dias 16 e 20 de fevereiro. A Prefeitura pede que os moradores busquem o atendimento em suas regionais.

Nenhum comentário: