População da cidade aprova: “Olho no olho”. Esse é o jeito Toto de governar

Prefeito recebe comunidade uma vez por semana e consegue atender reivindicações dos moradores

Há quem diga que a melhor fase da democracia foi durante o período da Grécia antiga, onde o conceito deste modo de governo ainda era seguido ao pé da letra, já que em grego arcaico a palavra "democracia" era a união de duas outras palavras: demo (povo)+ kracia (governo), que juntas, denominam um sistema administrativo onde o povo faz as escolhas em conjunto com seus representantes, ao contrário das monarquias, onde o poder era trocado apenas entre membros de uma família real.

Mas, se na Grécia antiga, mulheres, estrangeiros e crianças não podiam opinar, em Piraí do Sul, no Paraná, a coisa é bem diferente, e todos, sem exceção podem participar.

O atual prefeito, Antonio El Achkar, popularmente conhecido como Toto, atende aos moradores em um sistema diferenciado. Nestes encontros, o prefeito ouve um a um os problemas de cada morador no auditório da prefeitura juntamente com todo o secretariado. A questão é tratada imediatamente.

Governantes tradicionais recebem as pessoas apenas mediante agendamento de audiências individuais, e apenas algumas são recebidas pelo prefeito, que leva o assunto aos secretários, que por sua vez darão outro encaminhamento. "Este sistema faz com que as coisas se percam no caminho, por isso resolvemos criar este espaço para que a população seja beneficiada".
Esta novidade bem que poderia inspirar também governantes de outras cidades.

Resgate do povo Diferente de medidas adotadas em últimas gestões, a iniciativa do prefeito Toto surpreendeu a todos. Ele decretou que todas as quintas-feiras são destinadas à audiência pública livre no auditório da prefeitura.

Até aí não há novidades, porém, o que acontece nestas audiências dificilmente verifica-se em outros lugares. O prefeito ouve uma a uma as solicitações dos cidadãos que acompanham a sessão no auditório, e surpreendentemente, ninguém deixa o local sem solução ou encaminhamento para que seu problema seja resolvido.

Audiências livres Por volta de 15 horas do último dia 16, mais uma vez o prefeito Toto deixou seu gabinete rumo ao auditório da prefeitura, onde se juntou a secretários, assessores e ao público que lotava o auditório com capacidade para quase cem pessoas. Em poucos minutos, o prefeito deu início à audiência, sem cerimônias ou rodeios e foi logo chamando uma das pessoas sentadas na primeira fila. Uma a uma das pessoas, o prefeito ouvia pacientemente com um leve sorriso no rosto.

Os pedidos são os mais variados. Desde alguns tijolos ou madeiras para terminar o "puxadinho" e não morar mais de favor, a problemas mais substanciais como a instalação de luz elétrica e rede de esgoto em áreas mais distantes no município.

Um choque de desenvolvimento: Exemplo a ser seguido: Dezenas de obras nos
100 primeiros dias

Após três meses de governo, balanço aponta várias obras, em especial de infraestrutura

O prefeito Toto, como é chamado carinhosamente pela população é o primeiro prefeito, que após 40 anos (desde 1963), não faz parte da família ou do pequeno círculo de amizades da antiga dinastia de prefeitos que centralizaram o poder por quase meio século.

Por conta disso, Piraí do Sul, nos últimos dez anos, foi a cidade que menos cresceu na região, e por isso mantém um ar bucólico de cidade pequena. Mas o desenvolvimento, mesmo que tardio, agora começa a tomar corpo. E ser uma cidade pequena, atualmente, só faz aumentarem as oportunidades de desenvolvimento planejado e sustentável.

O balanço de 100 dias acaba de ser publicado e destacam que mais de 100 km de estradas rurais foram readequadas, oito pontes foram construídas, duas creches agora passam a atender em horário integral, funcionando 12 horas por dia recebendo mais de 300 crianças e fornecendo cinco refeições por dia. O hospital foi terceirizado e administrado por uma rede de entidades beneficentes, o que gerou mais agilidade no atendimento.

Mais equipamentos e qualidade na saúde

Nas secretarias de Saúde e de Infraestrutura, a nova administração encontrou os maiores desafios. O maquinário estava completamente sucateado e apenas 15% da frota estava em condições de uso. Agora três novas Kombis foram adquiridas, e enquanto não forem comprados novos tratores e caminhões, a prefeitura continua atuando com máquinas alugadas. "Hoje, apesar das dificuldades, já atingimos quase 60% da capacidade em operação", conta o secretário de infra-estrutura, Marcio da Silva. "Na saúde, o problema era mais grave". Mas com a privatização do hospital e a reestruturação dos dois principais postos de saúde da cidade, a situação já mostra mudanças. Também será construído um novo posto de saúde com especialidade na mulher e na criança.

População comemora 100 dias da administração

Em Piraí do Sul não se fala outra coisa, além da Abril Fest 2009, em comemoração aos 63 anos da criação da comarca. O evento gratuito para a população começou dia 19 de abril e vai até 1º de maio e contará com shows todos os dias, concurso da Rainha da Comarca entre outras atrações.

A festa promete atrair mais de 50 mil pessoas à cidade de Piraí do Sul, para assistir a shows nacionais como, Bonde do Forró, Banda os Filhos do Homem, CPM22, entre outros.
Além disso, o turista é convidado a conhecer as belezas naturais da região. A grande festa também comemora os primeiros cem dias da administração de Toto.

O evento é a maior festa da região dos Campos Gerais. O grande diferencial é que os estandes gastronômicos vão oferecer a culinária da região que inclui receitas à base de frango, peru, suíno, milho e soja.

Cuidadando do Futuro: Administração prioriza educação

Na educação, novos equipamentos foram adquiridos para transformar as escolas locais em escolas padrão, com salas de aulas arejadas e mesas novas para professores e alunos. Para isso, foram investidos mais de R$ 250 mil em reformas e mais R$ 150 mil serão investidos na reforma da parte física das construções.

A meta é que as escolas funcionem em tempo integral, das 8 às 18 horas e atendam a todos os jovens da cidade, com reforço escolar, educação física, oficinas profissionalizantes, recreação e cultura. "O aluno precisa estar envolvido com a comunidade. A prefeitura entende que com essa atenção, o jovem ficará livre da influência da violência e das drogas", afirma Toto.

É aí que atuará o convênio entre os universitários e a prefeitura, para que eles ajudem a atender esta nova demanda. Além disso, foram chamados mais de trinta pessoas selecionadas por concurso e que há um logo tempo esperavam ser convocadas. Atualmente, a prefeitura já conta com trinta estagiários.

Cidade terá duas novas áreas industriais

Piraí do Sul implantará sua zona industrial em uma área comprada pela prefeitura há mais de dez anos, mas que via seu potencial desperdiçado pelo descaso e a falta de empenho de antigas gestões, mas que agora sairá do papel.

A área de mais de 250mil metros quadrados não possuía nem documentação de compra e agora esta prestes a ser liberada pela prefeitura e órgãos ambientais para a implementação do distrito industrial, cuja expectativa é gerar mais de mil postos de trabalho.

Já em um primeiro momento existem quatro grandes indústrias acenando com a intenção de se instalarem em Piraí do Sul, e apenas aguardam a liberação para bater o martelo. Estas empresas serão responsáveis por pelo menos 150 empregos diretos.

Além disso, a criação de mais uma nova área industrial está sendo estudada. Duas grandes áreas serão desapropriadas para este fim. Locais próximos às rodovias estaduais PR- 151 e PR 090 são as mais adequadas.

Turismo Religioso: Novo santuário de Nossa Senhora das Brotas e Frei Galvão

Já está combinada com a Arquidiocese de Ponta Grossa, a construção de um novo santuário de Nossa Senhora das Brotas e de Frei Galvão. O atual santuário, que tem capacidade para abrigar no máximo 400 pessoas, dará lugar a um novo santuário com capacidade para abrigar 5000 fiéis.

É a confirmação de que a comunidade católica compreendeu a importância de Piraí do Sul, única cidade, além de Guaratinguetá, que possui uma relíquia de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro reconhecido pelo Vaticano. A santificação aconteceu em 2007 e a estrutura atual precisa se adequar para comportar o aumento do número de fieis que visitam a cidade a cada ano. A prefeitura entra com novas obras de acesso, infra-estrutura e tudo o que for necessário para viabilizar a obra, incluindo a sua divulgação.

O novo santuário será construído dentro do parque atual, que tem 250 mil metros quadrados. E o bispo Dom Sérgio, da arquidiocese de Ponta Grossa já aprovou a ideia do projeto. Recentemente foi criada a Pastoral do Turismo Religioso, que surgiu por motivação deste grande projeto que pretende transformar a região dos Campos Gerais no maior local de peregrinação da região.

Saneamento básico: Meta do prefeito é chegar a 100%

Piraí do Sul tem a meta de ser o primeiro município paranaense a tratar o esgoto de todas as suas residências. Atualmente, a cidade conta com aproximadamente 60% de ligações para a rede coletora. Mas uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, situada nas imediações da Vila Benevenuto Dalcol aumentará a capacidade para 100%.

A estação já está pronta e, graças ao empenho do prefeito, juntamente ao Governo do Estado e com o apoio do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (Ampa), Moacir Elias Franco, garantiram a agilidade do processo junto à Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). A etapa final já está com o processo licitatório em aberto para contratar uma empresa que executará a última fase desta grande obra. A previsão de conclusão é de 6 meses.

2 comentários:

Toninho/joinville disse...

Cara, este prefeito é dos bão !
Quem sabe o Carlito de Joinville não pega um pouco deste olho no olho ao inves de olho na planilha.

A verdade é que tem gente como o bispo Lugo do Paraguai e o Carlito do conjunto Itaguara que se REVELAM no poder.

Anônimo disse...

O QUE É ISSO? QUEM É ESSE CARA COM NOME DE CACHORRO. NÃO ENTENDI PATAVINAS DESSA NABA QUE ESTÁ ESCRITA. FREI GALVÃO? MADRE PAULINA? SINCERAMENTE NÃO COISAS MAIS SERIAS PARA SE PREOCUPAR