Um trecho de 800 m da rua dos Suíços, no bairro Costa e Silva, tem atormentado os motoristas que utilizam a via. Sem manutenção, a estrada - que poderia servir de opção como retorno para quem passa do viaduto da Expoville – mais parece um festival de buracos, pó e lama.
Num intervalo de 15 minutos, foi possível registrar o intenso movimento de veículos – na sua maioria caminhões - que mesmo trafegando em baixa velocidade sofrem com as precárias condições. A rua dos Suíços é uma importante via de circulação que cruza a BR 101 e liga os bairros Costa e Silva e Vila Nova.
A reclamação é liderada pelos irmãos Renato e Ireno Ferrari. Eles têm um estabelecimento comercial na altura do km 37 da BR 101. Ambos reclamam que devido à precariedade da via, eles têm que andar 8 km de carro para ir até a padaria mais próxima. “Se a rua dos Suíços estivesse em condições, poderíamos fazer o trajeto em 1 km”, disse Renato.
Eles relatam que já perderam a conta de quantas vezes ligaram para a Secretaria Regional do bairro. Segundo os irmãos, a situação complicada vem desde as fortes chuvas de outubro e novembro passado. “Já deu tempo de eles resolverem a situação”, comenta Renato.
O que mais deixou a comunidade revoltada, segundo Renato, é que o pedido já foi feito por vários dias na Secretaria Regional. “Nós pedimos para darem uma atenção nesse local e o atendente desconversou, afirmando que a rua é particular. Chega a ser humilhante a situação”, desabafou Ferrari.
Perigo à noite
Se durante o dia a situação já é difícil, à noite os perigos se tornam ainda mais iminentes. Sem iluminação, quem não conhece a condição precária da via se vê em maus lençóis, correndo riscos de assaltos e outros tipos de violência.
Os moradores contam que socorreram vários motoristas que devido a problemas mecânicos ficaram à mercê da insegurança na via. “Na semana passada, um motorista reclamou que estourou radiador, outro caminhão ficou atolado e para ajudar colocamos um pallet (estrado)”, diz Renato.
Solução é fazer drenagem, diz secretário
O secretário regional, Pedro Campos, afirmou que já encaminhou à Secretaria de Infraestrutura um pedido para implantação de drenagem na rua. “O que acontece é que a via é cercada por morros, fazendo com que verta água na rua”, comenta. “Enquanto não for feita a drenagem”, disse.
Campos afirmou que por conta das nascentes nos morros a via sofre muito com infiltrações. “Não vencemos colocar rachão (pedra). Em poucos dias, eles afundam”, revelou.
Ele garantiu que a partir de semana que vem, a secretaria regional colocará material e depois disso a rua vai ser novamente patrolada. “Só não fizemos isso ainda porque a patrola está em manutenção”, disse.
Sobre a possibilidade de pavimentação da rua, Campos observou que ainda não há nada certo. “Temos o projeto da abertura da avenida Almirante Jaceguay, mas ainda não há recursos”
Greve dos servidores da Prefeitura 2011
Há 13 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário