SPC/SC: Consultas crescem 14,11% e inadimplência cresce 26,32%

Depois do desaquecimento da economia nos dois primeiros meses do ano, o incremento de 14,11% nas consultas ao SPC em março, em relação a fevereiro, é visto como um dado positivo que sinaliza para a estabilização das vendas no comércio de Santa Catarina.

A consulta à base de dados do SPC funciona como o “termômetro” de vendas de 26 mil empresas comerciais. Segunda avaliação de Ivan Roberto Tauffer, vice-presidente de Serviços da FCDL/SC, “o crescimento nas vendas vai amenizar os índices negativos registrados em janeiro e fevereiro”.

O crescimento de 26,32% na inadimplência, frente ao mesmo período de 2008, é reflexo das compras de final de ano, época em que o consumidor faz o maior volume de compras. Os registros também estão acima da média em função da incerteza diante da crise, que leva os lojistas a inscrever os devedores no SPC em busca de crédito para fazer caixa em seus estabelecimentos.

De acordo com o balanço mensal divulgado pela FCDL/SC, do total de R$ 59 milhões em dívidas registrados no comércio no mês de março, foram recuperados aproximadamente R$ 33 milhões (57% do total).

Nenhum comentário: