Transtornado, Norival tenta agredir fotógrafo

O ex-secretário da Saúde e braço direito do ex-prefeito Marco Tebaldi teve de ser segurado pelo filho para que não atacasse o fotógrafo da Gazeta de Joinville, Paulo Caetano

O cerco da Justiça se fecha em torno do ex-secretário de Saúde de Joinville Norival Silva, acusado de formação de quadrilha e preso pela Deic com um saco de dinheiro em sua residência no dia 14 de janeiro de 2008. Com o iminente julgamento, o fantasma de uma nova prisão atormenta o ex-homem-forte do governo Marco Tebaldi, que, acuado, tentou impedir à força o trabalho da Imprensa.

Na tarde da última terça-feira (10) ao sair da sala de audiências do Fórum de Joinville, visivelmente transtornado, Norival, que ensinava ética para seus correligionários do PSDB, tentou agredir um repórter fotográfico Paulo Caetano, desta Gazeta.

Impedido pelo filho e pelos advogados de dar vazão a seu instinto bestial, passou então a proferir palavrões inomináveis contra os profissionais. O desequilibrado comportamento de Norival, apesar de ser um aparente atributo que compõe sua personalidade no trato com as pessoas, nesse caso, pode ter outro significado, ou seja, um aviso de que uma possível e severa punição esteja mais próxima do que se esperava.

Novos interrogatórios estão previstos

Como uma imponente serpente constritora, o Poder Judiciário vai sufocando as estruturas da suposta quadrilha chefiada por Norival Silva. Na tarde da última terça-feira, por determinação do juiz João Marcos Buch, a sala de audiência da 2ª Vara Criminal reuniu os personagens de um escândalo sem precedentes envolvendo a administração pública de Joinville.

Após ouvir várias testemunhas, o processo, que corre em segredo de Justiça, segue agora para a reta final. No dia 27 de abril, uma nova audiência para instrução e julgamento está marcada. Novos interrogatórios serão feitos e se não houver outras solicitações de diligências, os passos seguintes serão as alegações finais e a definição de uma possível data para o julgamento.

Depoimentos de Xuxo e Décio Krelling causaram surpresa

Entre as inúmeras testemunhas de acusação e defesa, duas chamaram a atenção. Contrastando com o clima tenso instalado no ambiente, em determinado momento adentra ao Fórum o médico José Aluísio Vieira, o Xuxo, presidente do diretório municipal do PPS. Sorridente como se estivesse em uma festa de aniversário, Xuxo alegou não saber o motivo de sua convocação feita pela defesa do ex-secretário, e se limitou a dizer: "Certamente essa situação não tem nada a ver com a Fundação Pró Rim".

Já seu advogado arriscou opinar que o motivo da intimação do cliente poderia estar relacionada a explicações sobre as formas de pagamentos feitas pela Secretaria Municipal de Saúde ao Centro de Tratamento de Doenças Renais. Porém, o questionamento do magistrado feito a Xuxo foi se ele tinha conhecimento do procedimento adotado para elaborar a ordem cronológica dos pagamentos de fornecedores.

Outra testemunha que compareceu a pedido da defesa de Norival foi o ex-vereador Décio Krelling. Décio é presidente do Conselho Administrativo do Hospital Bethesda.

Norival, Toninho e Veríssimo dividiam o mesmo programa

Não adiantou nem mesmo a indecorosa defesa feita pelos radialistas da Rádio Colon FM, Toninho Neves e Luiz Veríssimo. Na tentativa de enganar a opinião pública, a dupla tentou sem sucesso blindar o amigo Norival, que junto com Veríssimo, idealizou o programa matinal "Primeira Página".

Toninho Neves, distorcendo os fatos, se referiu ao escândalo da saúde como um imbróglio político e a engajamentos para candidaturas à Prefeitura de Joinville. Na verdade, uma tentativa impossível e inútil de espantar a desmoralização e a crise que se instalou no governo de Marco Tebaldi. Uma manobra desesperada, que buscava confundir os fatos com um palavreado vazio, apostando que a comunidade joinvilense fosse formada por uma massa de desinformados.

Um arquétipo de engajamento político foi o que se viu em seus programas de rádio após a Operação Falcatrua, onde foi desencadeada a operação "abafa", na qual, Toninho Neves tentou esconder a lama com guardanapos de papel. Entretanto, a obscuridade lançada pelo locutor não conseguiu esconder os quase R$ 1 milhão, mais precisamente R$ 993.412,27, tudo devidamente contabilizado em planilhas que foram aprendidas pela polícia em poder de Norival.

Mas o deliberado propósito da defesa encampada pelos locutores de rádio, Toninho Neves e Luiz Veríssimo, pode ser explicado em um trecho da denúncia do Ministério Público Estadual que diz: "Convém lembrar que, à época dos fatos, Norival Silva havia se filiado recentemente ao PSDB e era virtual candidato a vice-prefeito na chapa de Darci, o que foi amplamente propalado pela imprensa local, falada e escrita", talvez fosse essa, a manobra para ver o amigo ocupando uma vaga no poder executivo.

Norival patrocina site de Toninho Neves

A afinidade entre Toninho Neves e Norival Silva é notória. Basta uma rápida visita em sua coluna política na internet. Nela, figura como patrocinador em um intermitente anúncio, a empresa Gestão Saúde, de Norival Silva. A empresa patrocinadora do radialista consta como alvo nas investigações do Ministério Público Estadual (MPE) e da polícia, e que também tiveram os computadores apreendidos na Operação Falcatrua, da Polícia Civil.



17 comentários:

Anônimo disse...

AINDA NÃO TEM NADA HAVER COM A FUNDAÇÃO PRO RIM, POR ENQUANTO QUAN DO FOREM VER AS MUTRETAS QUE TEM LÁ ELE NEM VAI SAIR DO FORUM. O NORIVAL NÃO CONSEGUI E NEM IA CONSEGUIR AGREDIR O FOTÓGRAFO DEVIDO SEU ESTADO FÍSICO, MUITO FOFINHO, AHAHHAHA

Anônimo disse...

a verdade vai doer em muitos anonimos.

Unknown disse...

Isso é uma quadrilha. Esses pseudo profissionais da mídia também fazem parte da quadrilha. Enquanto um grupo rouba o outro grupo da mídia defende os ladrões ou tentam ludibriar e confundir a opinião pública. A polícia federal e a receita federal deveriam investigar mais profundamente para chegar ao chefão.

Anônimo disse...

TEM QUE MANDAR PARA A CADEIA, ELE QUEM MAIS PARTICIPOU.

Anônimo disse...

Considero o Dr. Norival o Paulo Maluf de Santa Catarina, fez coisas erradas? Fez......Existe muita coisa a ser esclarecida? Sim...mas fez muito pela cidade...é o cara da política....um mestre na arte de fazer política...assim como Dr. Luiz Henrique e o Grande Engenheiro Marco Tebaldi....
Abraços.

Anônimo disse...

único pecado do Norival foi achar que podia. Mas, NÃO PODIA.
Tentou dar carteiraço na vigilância sanitária e acabou sendo
grampeado e aí...
Pegaram o Darci de Matos pedindo dinheiro para pagar IPTU do Nilson Gonçalves.
Pegaram os fornecedores da Secretaria pagando propina para furar a fila de recebimentos.
O Norival achou que podia tudo, mas na verdade ...

Anônimo disse...

Existe uma frase de Alexis de Tocqueville que diz "Na política, os ódios comuns são a base das alianças." Sempre penso nesta metaforizando a cidade de Joinville, seu políticos e parte da imprensa, a de rádio principalmente. Lorival não foi, não é e muito menos será o último a realizar algum tipo de falcatrua, neste exato momento, existem uma série de articulações na cidade, voltados à interesses escusos, que, ao longo dos meses e anos serão, com certeza trazidos à tona, virarão manchete, repercutirão em BLOGS e... bem, e o ciclo se repete... termino com outra frase que diz "Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta."(John Kenneth Galbraith, mas adapataria ela à "nada é tão admirável nos eleitores quanto uma memória curta"...

Anônimo disse...

Acho que o anonimo que disse que o Norival e o Tebaldi foram grandes politicos, certamente votaria no maniaco do parque para presidente.

Anônimo disse...

Caro Kleyton Clemente...

Concordo com você plenamente...

Adriano Santanna disse...

Isto é uma VERGONHA!!!Ainda bem que existe a JUSTIÇA PARA POR NA CADEIA ESSA CORJA!!!E como eu conheço a boa indole do Dr. João Marcos Buch,a JUSTIÇA punirá os culpados...CADEIA NELE Dr. João Marcos!!!

Anônimo disse...

Correção, Norival e não Lorival.

Anônimo disse...

roberto foi mais direto,foi bem na veia,é isso q acontece,pena q a quem defende cegamente como se a verdade fosse tripudio aos acusados,de quem é o nome no processo na justiça,se foi provado,quem sera tao tolo de nao acreditar,pra quem nao gostou é melhor o silencio,silencio q representa a humildade de quem errou.

Anônimo disse...

sabe?teve epoca q um corrupto nunca era denunciado,vc lembram?sera q nao é hora de repensar e se aprofundar em politica,e aprender a julgar sem fidelidade partidaria e usar a logica,nao bancar o gurizinho emburrado,e saber o q escolher,e porque escolher,ja nao temos mais desculpa de ser um paiz sem experiencia politica,antes 2002 a justiça nunca julgava corruptos,é hora de acorda pro futuro.

Anônimo disse...

Alguns podem nao levar em consideraçao meus comentarios por ser eu filho e advogado do Norival Silva.

No entanto, algumas verdades precisam ser ditas.

Em primeiro lugar, Norival de fato dirigiu-se ao fotografo da Gazeta de Joinville, de forma direta e questionadora. Se o Norival tem de prestar explicaçoes a Justiça (e assim o fara no momento oportuno, complementando os esclarecimentos ja trazidos pela prova testemunhal), eh certo que este jornal precisa explicar o vazamento de informaçoes da operaçao que deflagrou sua prisao temporaria, bem como a obtençao de trechos da investigaçao protegidas sob o segredo de justiça. Houve um crime contra a administraçao da justiça que tambem precisa ser investigado! Sera que ninguem se questiona qual a razao de Norival ter perdido a calma exatamente contra o fotografo da Gazeta? Pq nao teria sido de outro jornal?

Em segundo lugar, Norival saiu tranquilo da audiencia, certo de que as acusaçoes que lhe foram imputadas ja começaram a ser refutadas. Nao podemos entrar em detalhes sobre os depoimentos, pois como todos sabem (ou deviam saber) o processo tramita sob segredo de justiça.

No mais, todos sao livres para expressar suas opinioes. Liberade esta que o Norival sempre defendeu, diga-se de passagem. Imagino, todavia, que seja cedo demais para atirar pedras.

A unica coisa que espero daqueles que aqui comentaram, eh que, em caso de absolviçao do Norival, tenham a hombridade de vir a publico lhe pedir desculpas.

Abraço a todos e mais comedimento e responsabilidade em suas opinioes!

Anônimo disse...

MUITA CARA DE PAU:::
DAQUI A POUCO VAI VOLTARA AQUI E E SCREVER QUE PLANTARAM DINHEIRO NA CASA DO ELEMENTO
DIZER QUE O ELEMENTO MERECE RESPEITO...
DIZER QUE OPROCESSO CORRE EM SEGREDO DE JUSTIÇA,DEVERIA SER ABERTO POIS POVO PRECISA SABER DE TODAS AS FALCATRUAS QUE ESSES ELEMENTOS FAZEM,PARA NAO VOTAR OU DEIXAR ESSES ELEMENTOS NO PODER ,,
SEM MAIS PARA O MOMENTO

Anônimo disse...

MAS TA CETRO VC COMO FILHO E COMO ADVOGADO DEFENDER SEU PAI
E COM CERTEZA DEVE TER ORGULHO DE SER FILHO DELE NÉ

Anônimo disse...

Estou pasma com tudo isso que estou
lendo sobre Norival, o homem esta aqui em Luis Eduardo Magalhaes Ba, Capital da soja cidade conhecida mundialmente. Eh verdade, foi contrado pela prefeitura para dar CONSULTORIA PARA A EQUIPE DA SAUDE DE LEM-BA. Muito lindo ve-lo falando sobre educacao, etica moral e profissional, sobre educacao paternal como uma linda frase do pai dele onde ele fala que no nosso trabalho devemos fazer sempre algo a mais do que o esperado, e foi isso que ele fez em Joinvile, meu Deus que vergonha....que pais eh este.O Brasil precisa de mudancas urgentes, chega de falcatruas... QUEREMOS ELE FORA DE NOSSA CIDADE, DA NOSSA SAUDE..ESSE MORALISMO QUE ELE PASSSA EH VERGONHOSO.Sempre concordei que na teoria tudo eh lindo, quero ver na pratica, mas estou vendo que na pratica de NORIVAL eh pior,eh sujo..