EDITORIAL: O prefeito e Maquiavel

O filósofo Nicolau Maquiavel tornou-se famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder.

Nascido na Itália, em 1469, Maquiavel conquistou um alto cargo na administração civil da república florentina, onde permaneceu por catorze anos. Deixou entre outras, a obra-prima "O Príncipe", onde expõe as suas ideias que pôs em prática. Para Maquiavel, o líder deve estar disposto a desrespeitar qualquer consideração moral.

Entre as lições ensinadas por Maquiavel, uma se destaca desde o seu lançamento no século XV: "Faça as maldades todas de uma só vez e os benefícios pouco a pouco para que sejam melhor saboreados".

A notícia de que o prefeito Carlito Merss já teria concordado com o aumento de 6,41% na tarifa de água a partir de abril segue um roteiro maquiavélico. A empresa Águas de Joinville tem cobrado a tarifa mais cara do Estado entre as empresas municipalizadas. Tem cerca de R$ 11 milhões em caixa, mas, quase R$ 20 milhões que não foram utilizados no ano passado.

Enquanto o governo federal busca alternativas para livrar os brasileiros dos efeitos nefastos da crise, dilatando o prazo de impostos, reduzindo o IPI dos veículos, o Imposto de Renda e os juros nos bancos oficiais, aqui se penaliza uma cidade inteira, aumentando a tarifa de água, que entre as municipalizadas é a mais cara de Santa Catarina.

Para aqueles que têm esperança de que Carlito faça mudanças no jeito de administrar a cidade, este aumento vem como um balde água fria. Uma água cara demais para todos os joinvilenses.

13 comentários:

Anônimo disse...

E pra garanque essa grana do aumento vai entrar nos cofres da "AGUAS DE JOINVILLE", ja nos primeiros dias eiam ao Saguaçu cortar agua dos canos direto das fontes que abasteciam dezenas de casas naquele local.Como a desculpa de a agua não ter boas condições.

Agora fica aqui minha pergunta:

"E AS AGUAS DAS ENCHENTES, QUE INVADIRAM RESIDENCIAS,QUE ENCHERAM O CENTRO DA CIDADE POR VARIAS VZS, E O JOINVILLENSE TEVE DE ANDAR POR DENTRO DELAS DISPUTANDO ESPAÇO PARA CHEGAR EM SUAS CASA TB INUNDADAS? ESSAS NÂO FAZEM MAL?

Anônimo disse...

É SEMPRE ASSIM NA POLITICA MUDA A FEIJOADA MAIS A PANELA É SEMPRE A MESMA, AGORA SÓ FALTA AUMENTAR A PASSAGEM DE ONIBUS.
TODO O POLITICO ESQUEÇE QUE É ELEITO PELO POVO, PARA DEFENDER OS SEUS DIREITO, MAIS AO CONTRARIO ELE DEFENDE O DIREITO DELE???????

Divagando as Realidades disse...

Sinceramente na minha opinião este é apenas o primeiro presente de Grego que o atual prefeito oferta à população.
Há que se saber que onde o PT assume, as obras somem, as únicas garantias que se tem comprovação, são aumento de impostos, aumento da folha de pagamento, aumento de contratações, aumento salarial de prefeitos, vereadores etc. E ai a certeza de que todo o resto diminuem até sumirem.
Imaginar que estamos a 3 meses que a prefeitura trocou de mão e nada foi feito até agora, exceto aumento da água, a possivel elevação do transporte urbano e assim vai...
Sentar e esperar e ver essa carruagem passar...Que seja só um mandato...

Anônimo disse...

Não temos um governo tão nefasto e mal-feito como o anterior. Graças a Deus, o Carlito é melhor que o Roubaldi.
Mas, nem por isso, o Carlito precisa fazer besteira. Não é porque era muito ruim, que ele pode se dar ao luxo de ser "apenas" ruim.
Acima de tudo, meus parabéns a esse grande veículo de comunicação, que envolve cultura, sabedoria, conhecimento e persuasão na defesa do que é certo.
Esta GAZETA é exemplar!

Anônimo disse...

nos precisamos mudar depois dessa vou cancelar minha assinatura desse jornal

Anônimo disse...

ESSE JORNAL SEMPRE FOI A FAVOR DO PT COMO TODOS JA SABEM...MUITO ESTRANHO..........

Anônimo disse...

ESSE JORNAL É QUE NÃO MERECE CREDITO. ELE INDUZIU TODO MUNDO A VOTAR NO CARLITO E AGORA VEM COM ESSE PAPO DE CERCA LORENZO. NÃO CAIO MAIS NESSE GOLPE

Anônimo disse...

COMO JA FALEI>>>
SÓ ESPERO QUE NAO ACONTEÇA AQUI COMO ACONTECEU EM TODOS OS LUGARES QUE O PT ASSUMIU AS PREFEITURAS
PODEMOS CITAR CHAPECÓ,ITAJAI, BLUMENAU SEM FALAR DEPORTO ALEGRE,SAO PAULO E TANTAS OUTRAS A SEMCONTAR A PREFEITURA DO RIO
UM CAOS TOTAL
CARLITO HONRE NOSSO VOTO EM VC POR FAVOR

Anônimo disse...

Quando no início de seus mandatos Carlito e demais Petistas, leia-se Marquinhos, deixaram as sobras do Tebaldi em cargos de confianças na Prefeitura e Secretaria de Educação, já era de se esperar que boa coisa não viria por aí. Demonstraram falta de visão e um "baita cagaço" de que não iriam dar conta do recado... ISSO É SÓ O INÍCIO...

Anônimo disse...

Só pra registrar...
A Mesma empresa, Cia da Criança, que no 2º semestre vistoriou o Parquinho do CEI Espinheiros e disse que o famigerado balanço que matou a Kelly estava bom, foi contratada para avaliar e dar manutenção aos outros parquinho da Rede Pública de Ensino... Quem tem filhos nesses estabelecimentos de ensino que abram o olho...

Anônimo disse...

O aumento da água é só mais uma ajuda para quem tem sofrido com as cheias...pois além de perder os bens...terá que pagar mais caro para recuperá-los, já que tudo tem que ser lavado com água potável e com um consumo bem maior do que o normal...é mais uma ajuda da prefeitura...obrigado Carlito!

Anônimo disse...

Pô,se ele permitir isso vai feder pro lado dele...

Anônimo disse...

O que tem de PMDB que não se aguenta em ver que o jornal é idôneo é brincadeira.
Eles acham que quando critica o Carlito o jornal ttá fazendo errado, pq no passado esse jornal criticou um adversário do Carlito.
PMDB e DEMos estão acostumados a lidar com JOrnais que falem só bem de um político e quando acham um jornal idôneo eles criticam,.