Joinville no Youtube

Que o youtube.com é o principal responsável pelo fenômeno da disseminação de vídeos na internet ninguém tem dúvidas. Diariamente são exibidos ali cerca de 100 milhões de vídeos, e neste mesmo período, os internautas postam 65 mil novos registros.

A maior cidade do estado também já faz parte desta febre. São centenas de vídeos postados, associados ao nome do município e para encontrá-los basta digitar Joinville no campo de buscas busca do site.

Quando a pesquisa é feita, por exemplo, pela palavra Joinville, como resultado, surgem mais de 20 páginas com quase 10 mil ocorrências. No caso de um turista que pensa em vir à cidade e quiser ter informações antecipadas, vai encontrar no topo da lista o vídeo a “Briga em Joinville”, que já foi exibido mais de 65.000 vezes. Trata-se de uma matéria jornalística veiculada em rede nacional e que mostra uma briga na saída de uma boate da cidade. O vídeo choca pela crueldade dos agressores, que em grupo espancam um jovem já desacordado com chutes na cabeça.

O analista de sistemas Fabio Ricardo da Silva, da empresa Origem Marketing Digital, conta que postou o vídeo para mostrar para colegas que vivem em outra cidade. “Não imaginei que tanta gente assistiria. Recebo comentários todos os dias até de outros países. É um alerta para a violência na cidade para que as pessoas se conscientizem”.

O sistema do site funciona por relevância, isso quer dizer que os vídeos mais vistos surgem pro primeiro nas buscas.

Escândalos políticos em evidência

Joinville no Youtube também tem seus escândalos. Um deles é o vídeo onde o deputado Nilson Gonçalves desabafa em seu programa e nega envolvimento com tramóias de políticos de seu partido.

Um outro vídeo que tem quase cem mil acessos é “Vereadores de Joinville dançando axé”, disponibilizado pelo canal de humor Kibe Loco, que tem seu link no youtube e que mostra uma dinâmica de grupo realizada na Câmara de Vereadores de Joinville.

É fato então que o Youtube, pela força de seu alcance, pode ser considerado uma arma. Basta um descuido e um exagero em uma festa e a “performance” pode virar hit na rede. É o caso do vídeo “Douglas o Escandaloso” onde rapazes pagam mico e dançam funk em uma formatura.

Também é fácil encontrar no Youtube vídeos onde são cometidas ilegalidades. No vídeo “Curva do Arroz voltando para Joinville”, que tem quase 60 mil exibições, um motoqueiro irresponsável, liga uma filmadora em sua moto e registra sua imprudência. O velocímetro chega a marcar uma velocidade de quase 300km/h.

Não tão famoso, mas tão estúpido é a curiosa série de vídeos “Vive la F...” de uma turma de garotos que imitam o americano “Jack Ass”. Nos vídeos eles realizam as mais absurdas façanhas, tal qual atear fogo ao próprio corpo (sem proteção), sentar em formigueiros, entre outras pérolas.

Revivendo emoções Um dos grandes méritos do Youtube é conter arquivos de antigos seriados filmes e novelas disponibilizados pelos aficionados. Em se tratando de festas e eventos, vale a pena consultar os vídeos do extinto programa televisivo MTVille, uma paródia joinvilense à MTV realizadas pelo produtor Roger Robleño, que de maneira improvisada, registrou diversas festas e casas noturnas de Joinville como o Hariah e Fábrica2, muito populares nos anos 90. A tradicional e finada Fenachopp também aparece no Youtube vídeos de seus tempos áureos.

Basta procurar O sistema do site funciona por relevância, isso quer dizer que os vídeos mais vistos surgem pro primeiro nas buscas. Entre um mar de vídeos surgem “Motoqueiro atropelado em cruzamento em Joinville”, “Joinville alagada” entre outros. A busca pode ser mais específica, para isto basta digitar Joinville + “uma palavra chave”. Que tal tentar uma busca?

O surgimento - Chad Hurley e Steve Chen, hoje com 29 e 27 anos, respectivamente, iniciaram a criação de um programa de computador para dividir vídeos com os amigos.

- O surgimento do Youtube teve início em uma garagem de San Francisco, EUA, em fevereiro de 2005.

- A invenção foi comprada 20 meses, pela bagatela de US$1,65 bilhão pelo Google, que, aliás, também começou em uma garagem de San Francisco há oito anos.

Um comentário:

Blogger disse...

O vídeo da briga é realmente chocante.

Parabéns pela matéria.