LUIS NASSIF: A saga desmoralizante de Gilmar Mendes

As pressões sobre o juiz Fausto De Sanctis – titular do caso Satiagraha – ultrapassaram as fronteiras do pudor. As pressões do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes sobre ele já entram no terreno da indignidade. Não se tem notícia, no Brasil moderno, de personagem mais sem limite, do exercício mais despudorado do poder institucional. Nem Fernando Collor com sua arrogância, muito menos Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lula usaram o poder – que lhe foi conferido pelas urnas – com tanto despudor, com tanta falta de sensibilidade.


Gilmar Mendes é um cangaceiro, o pior personagem público que apareceu na cena política brasileira em muitos anos.


***


No meu blog (www.luisnassif.com.br), um leitor relacionou a impressionante coincidência de todas as atitudes polêmicas de Mendes: todas beneficiando direta ou indiretamente o banqueiro Daniel Dantas.

Confira:


1- Dantas é preso; HC preventivo transformado em concessivo, em recesso e sem o Pleno do STF;


2- Dantas é preso novamente: HC direto no STF, atropelando instâncias inferiores; nessa decisão, fica claro que, mesmo com imagens de um braço direito do acusado oferecendo suborno a um delegado, uma clara forma de interferir diretamente no andamento de um inquérito, inexistem quaisquer motivos para prisão preventiva de Daniel Dantas, segundo Mendes;


3- Logo após, resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), clara forma de legislação indireta e, logo, ilegal, sobre algemas;


4- Críticas à espetacularização de prisões da PF (ainda no caso Dantas);


5- Pedido de investigação sobre o juiz Fausto de Sanctis, pela atuação no caso Dantas, após trechos da sentença envolvendo funcionário do gabinete do Ministro e o braço direito de Daniel (feito por Raul Jungmann, que teve sua campanha financiada por Dantas); a consequência apareceu agora, com a investigação da corregedoria do TRF, iniciada de ofício, influenciado por matéria do Consultor Jurídico, um dos veículos de Dantas.


6- Críticas às provas do processo/inquérito envolvendo Dantas, pré-julgando a veracidade e a legalidade das mesmas;


7- O grampo - ainda sem áudio, segundo a PF - no STF envolvendo o Ministro e o Senador Demóstenes Torres, dando origem a uma CPI (que não indiciou nem Protógenes, nem Dantas; sinal de acordo?);


8- Decisão do STF que permite aos condenados responderem em liberdade até o trânsito em julgado, ou seja, até o esgotamento de todos os recursos possíveis. Quem acabou de ser condenado? Dantas! E logo depois o Ministro disse que aqueles presos provisoriamente, ou seja, casos de preventiva - que não existem para Dantas, segundo as duas ordens de soltura - não têm o mesmo direito, em síntese, uma contradição: condenado fica em liberdade, processado não.


9- Agora mais essa resolução do CNJ, logo após as fazendas de Dantas terem sido invadidas.


Conclui o leitor: “É impossível acompanhar o Poder Judiciário, ser parte dele, e concordar com a atuação de Gilmar Mendes enquanto Presidente do STF”.

Gilmar Mendes está transformando o Judiciário no poder mais detestado no país.

3 comentários:

Unknown disse...

O responsável direto dessa situação foi o "sociólogo" Fernando Henrique Cardoso. Adivinhe quem foi colocou o Gilmar nesse poder ? Claro, foi o sociologo. A corrupção no Brasil acelerou com o governo do Fernando Henrique Cardoso. Tenho dito

Anônimo disse...

ja viram q fernando henrique nunca foi dado como responsavel de nada,mesmo q clara a evidencia,nao só como uma acusaçao,mas como prova solida q FHC q deu a mendes este merito,ainda exitam dar este nome ameaçador de FHC como responsavel,nao quero ser lulista,mas,se fosse o lula ai sim se ouviria menos o nome de mendes e muito de lula,sei q ate pareceu apelo pulitico meu,se pensar na epoca q mendes foi colocado a este cargo e q nesta mesma epoca era dita pela midia q era a epoca de desenvolvemento do brasil,pode se ver claramente q Fernando H.se camufla muito bem.disculpa se estou sendo muito critico,mas é o obvio de uma politica nao só do mendes e sim do seu padrinho e isto voce nao ve na globo ou qualquer outra da sua panelinha.

Unknown disse...

Existe um grupelho na mídia que protege as armadilhas e os "aprontos" do FHC. Dantas do Oportunity, aliais, nome muito sugestivo para a ocasião das privatizações, Gilmar Mendes, Cacciola, são todos oriundos do desgoverno do FHC. O maior rombo provocado em um país foi quando da dasvalorização do dolar, lembram ? A penada do FHC lesou o Brasil e enriqueceu um pequeno grupelho. Mais de 10 bilhões de prejuízo ao país. O rombo que o grupinho do Collor provocou na finanças do país foi fichinha ao comparar com o FHC. É algo gigantesco. A doação do patrimonio público foi algo alarmante. Não fui contra as privatizações, porém , fui contra a forma que o fizeram. Os valores de todas as estatais vendidas pagavam as nossas dívidas externas e ainda sobrava um troco. Pois bem, O FHC deixou o governo com a dívida duplicada e com guase todas as estatais vendidas. Petrobras e Banco do Brasil não foi porque não deu tempo.
Hoje, estamos sem dívida externa. Não sou PT. Sabemos que o LULA herdou o mensalão do FHC e não teve peito de estancar a corrupção. Mas uma coisa é certa, o nível de corrupção do governo FHC foi mil vezes miaor do que o governo LULA.
Conclusão: Precisamos de um Estadista que não se curve aos corruptos do Legislativo e do Judiciário.
Pergunta: Será que esse estadista consegue governar ? Eis a questão.