Justiça envia manifestação ao TJ sobre indiciamento de Darci de Matos

Deferindo um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), o juiz da 2º Vara Criminal de Joinville, João Marcos Buch, remeteu ao Tribunal de Justiça (TJ) a propositura de ação penal contra o deputado estadual Darci de Matos (DEM), para apurar a suposta prática de delito de peculato.

A intenção do MPE é não deixar que Darci escape impune do episódio dos móveis desviados do almoxarifado da Secretaria de Educação. Apenas o nome de Walkiria Lídia Lennert constava como indiciada no inquérito policial entregue à Justiça. Entretanto, o promotor da 13ª Promotoria de Joinville, Assis Marciel Kretzer, entendeu que o indiciamento tão somente de Walkiria não impedia uma ação penal contra o democrata.

A promotoria se fundamentou na prerrogativa de que Darci e Walkiria já haviam sido condenados pela Justiça Eleitoral ao pagamento de multa. A deliberação do Tribunal Regional Eleitoral apontou a culpa de Darci de Matos. "Considerando que, ainda pelos mesmos fatos, Darci de Matos, Walkiria Lídia Lennert e Carlos Roberto Caetano foram acionados perante a Justiça Eleitoral através de Investigação Judicial que tramitou na 96ª Zona Eleitoral de Joinville, tendo o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral deste Estado fixado multa individual no valor de R$ 10.000,00 a Darci e Walkiria pelo uso de bens públicos para satisfação de interesses privados.", diz o documento enviado ao juiz.

Como Darci é deputado estadual, goza de foro privilegiado em matéria criminal é atribuição exclusiva do procurador Geral de Justiça instaurar o processo e um possível julgamento de Darci.

6 comentários:

Anônimo disse...

enquanto a RIC e a RBS com seus jornais de faixada como jornal do dia e a noticia juntos com radialistas foca as atençoes no PT pra defamar e enfraquecer para essa eleiçao que ate agora é favoravel a Ideli,a gazeta de joinville informa o que eles ocultam.

Anônimo disse...

É impressionante como este tipo de assunto chama mais a atenção da mídia. E crianças sendo violentadas e mortas nas creches não aparecem na Gazeta.

Anônimo disse...

O Ilustre anonimo parece muito interessado no assunto da fatalidade. A tragica morte dessa criança não pode servir de pauta política. Apesar, de estar diretamente ligada com o padrinho de Darci de Matos, ou seja, Marco Antonio Tebaldi. Provavelmente esse anonimo é o mesmo que não queria que a Gazeta divulgasse o acidente envolvendo o carro de seu deputado, que também resultou em morte.A proposito como esta aquela situação? Alguém já foi punido?

Anônimo disse...

só pra esclarecer a gazeta deu sim cobertura a noticia da inocente criança e divulgou q o prefeito nao se escondeu como fazia os outros,mas divulgou tambem o quanto foi irresponsabilidade q no ano passado um fiscal alega-se perfeitas condiçoes em brinquedos apodrecidos q a propria foto vista na gazeta de joinville mostrou ser de madeira fraca,só q este jornal nao faz sensascionalismo como os outros,visando lucros as custas do sofrimento dos outros.

Anônimo disse...

Os problemas de insegurança nos CEIs não são de hoje não . Lembram de menina de 5 meses que morreu no CEI GUANABARA por Refluxo? Pois é eu trabalhava nesta Instituição na Secretaria e prestei os primeiros socorros a cça e percebi que já estava morta. Mas fui impedida de falar, de depor, de falar na TV. Tentaram me convencer que a cça morreu no Hospital. Ouve omissão da verdade pelo Secretario da Educação da época, pelo Ex-Prefeito, e pela senhora Diretora Simone. que está lá até hoje.A cça morreu porque não havia berços apropriados para recém-nascidos.Agora eu posso falar,porque tenho certeza que o Secretario Marco e o Prefeito Carlito vão tomar as decisões cabíveis.Eu vi eu estava lá infelizmente, enquanto a Diretora chorava por medo de perder o cargo, os professores chorava pela criança. Que Deus a abençoe. Eu fiz o possível.

Milton JF - Empreendedor disse...

è impressionante como tem pessoas que acham que entendem de politica,querem falar e escrever bonito. Só gostaria de saber por que não escreviam antes, na administração passada, que deixou nossa cidade abandonada, no caos, e agora querem por a culpa na atual administração que está de mão atadas para governar, devido a má gestão dos tucanos. parab´n ás pessoas que tem coragem de começar a denunciar o que era escondido em baixo dos tapetes, parabéns a comentarista Maria José, se todos fizessem isso esses pilantras da administração passada poderiam ser punidos pelos "crimes" que cometeram.