Prefeitura alerta contra crime ambiental à nascente do rio Cachoeira

O Secretario Regional do Costa e Silva, Pedro Campos está indignado com um crime ambiental que está sendo praticado contra a nascente do Rio Cachoeira, no bairro Costa e Silva, em Joinville.

Toneladas de lixo, entulhos, móveis velho, roupas, lixo doméstico e até latões cheio de graxa são encontrados e retirados de dentro do rio, que nasce no bairro Costa e Silva. "Não entendo como é que ainda temgente que faz este tipo de crime contra a natureza. É um absurdo sem tamanho", disse o secretário revoltado.

Ele comenta que todas as semanas tem enviado trabalhadores braçais da Secretaria Regional para o local. O resultado desta ação é a retirada de dois a três caminhões caçamba cheios de entulho.

O mais impressionante é que este local é uma área de preservação repleta de árvores nativas, situada no final da rua Rui Barbosa, cortada por uma estrada de terra que liga o bairro até a BR 101. "Esta é uma das mais antigas ruas do bairro. As pessoas deveriam respeitar este lugar", disse o secretário.

Pedro Campos, que mora no bairro, explica que às margens desta estrada corre a nascente do rio Cachoeira, onde ele ainda está com suas águas claras e transparentes. E é justamente neste ponto, que as pessoas estão sujando. "Infelizmente é neste local, bonito,arborizado e silencioso, que tem gente descarregando lixo e cometendo esta barbaridade contra a natureza", emendou o secretário, apontando para a grande quantidade de lixo e entulho que desconhecidos arremessaram da estrada para dentro do mato, junto ao riacho.

"Estamos estudando a adoção de medidas mais drásticas. Talvez tenhamos de fechar esta estrada e proibir definitivamente este acesso?, adiantou o secretário. Ele explicou que entrará em contato com a associação de moradores do bairro para decidir junto e tomar providências imediatas. "Isto não pode mais ficar assim. Temos de fazer alguma coisa urgente. E vamos fazer", arrematou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Richard Jd. Iririú

Caros amigos,

Móveis velhos;
Latões cheios de graxa.

Afinal, velhos são os móveis, então tem de concordar com o número, mais de um, móveis.

Cheios estão os latões, então, cheio tbém tem de concordar com latões (mais de um) e não concordar com graxa, que é o conteúdo dos latões.

Acrecito que na celeridade de editar a matéria estes lapsos
tenham passados despercebidos.

Mas são básicos. Após a checagem com algum colega revisor, podem apagar esse meu comentário.

Abraços.

Anônimo disse...

Passo por ali uma vez ou outra por mês.
Mas não sabia que ali era a nascente do rio Cachoeira.
Agora que estou ciente disso, se a prefeitura fechar essa parte da via ou enviar policiais à paisana para pegar quem faz isso, vou bater palmas.
Aquilo ali é sagrado e tem que ser preservado.
Mas também estou estranhando que moradores da redondeza não tenham denunciado à fundema pois tenho certeza que muitos passam por ali, e mesmo vendo algum caminhão descarregando lixo não denuncia.
Ou será que todos também são donos dos móveis velhos ali jogados??
Ou será que a fundema não divulga seu telefone para não ter que trabalhar o dia todo???
Mas que alguma coisa a prefeitura vai ter que fazer para manter no nosso Rio Cachoeira, vai!!

Anônimo disse...

O secretário é um ignorante e nem conhece o lugar porque ñ passa por ali. É mais um que acha estar convencendo à maneira darci, marco t., luiz h. e outros q ñ convenceram.
Fechar a rua??????????? Atitude por incompetencia!!!!!!!!!!
Substituam esse sec enquanto é tempo.