Fundema contrata equipe para limpeza dos cemitérios

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) contratou uma equipe para realizar o serviço de limpeza, retirada do lixo e roçada de áreas nos cemitérios de responsabilidade da administração municipal. A ação é emergencial.

Os trabalhos começaram na semana passada com o recolhimento do excesso de lixo acumulado no Municipal e seguiram para o Cemitério do Cubatão, onde foi feita a roçagem e capina do mato que tomava conta da área. No momento, a equipe está deslocada ao Nossa Senhora de Fátima dando continuidade ao cronograma de limpeza das dez necrópoles municipais.

O prazo para o término do serviço é no fim de abril quando sairá o Edital de Licitação que definirá a empresa para manutenção e conservação dos locais.Os cuidados com os túmulos envolvem familiaresAlém do mato e do lixo - que no Cemitério Municipal pode chegar a um caminhão por dia - outro grande problema encontrado nos cemitérios é o abandono de túmulos, por parte dos familiares.

As lápides, que não são de responsabilidades da administração municipal, ficam sem cuidados e contribuem com a sensação de desleixo no local. Nos sepulcros, os responsáveis pelo cemitério se limitam a pequenas ações para evitar a proliferação do mosquito da dengue, por exemplo. Desta forma, é essencial a participação dos familiares na manutenção dos jazigos de seus entes, na conservação da limpeza e desses espaços.

Nenhum comentário: