Reunião no Vila Nova encerra o PPA Participativo

Cerca de 450 moradores, lideranças comunitárias e representantes de órgãos não governamentais participaram do último encontro do PPA Participativo, que abrange a região Oeste. A reunião do PPA (Plano Plurianual) já foi realizada no Aventureiro, no dia 16/3, abrangendo a região Norte, depois no dia 17/3, no Paranaguamirim, para a região Sul e no Comasa, no dia 18/3 para a região Leste.

O último dos quatro encontros foi realizado na quadra de esportes coberta da Escola Municipal João Valentim da Rocha, na rua 15 de novembro, no bairro Vila Nova. Jovens, adultos e crianças acompanharam a reunião, que começou animada por um grupo de violeiros, indicados pela Fundação Cultural de Joinville. O bom tempo e a temperatura agradável auxiliou os trabalhos dosservidores municipais que preparam o local para a comunidade. Os moradores começaram a chegar por volta das 19 horas, apesar da reunião estar marcadapara iniciar às 19h30.

O prefeito Carlito Merss abriu as discussões com a comunidade, abordando a importância do encontro, "que muda a maneira de administrar a cidade e democratiza as ações do poder executivo, ouvindo as opiniões e os anseios da comunidade, de maneira muito simples e direta". 13 representantes dos bairros: Morro do Meio, Nova Brasília, São Marcos, Vila Nova e até do Costa e Silva expuseram suas opiniões. "Nunca vi nada igual. Acho muito bom que a prefeitura ouça a voz do povo.

Antes, os governantes só vinham aqui para pedir voto, mas nunca para nos ouvir", disse o ferramenteiro e morador do bairro Vila Nova, Antônio Amorim. Após a comunidade apresentar suas 42 sugestões, o prefeito encerrou a apresentação explicando a viabilidade ou não das principais reivindicações. Sobre o binário do Vila Nova, o prefeito foi sincero. "Enrolaram vocês. Não tem dinheiro da Prefeitura para esta obra. E ela ainda tem problemas.

O projeto original só vai até a metade e não resolve. Estamos estudando uma saída mais inteligente. Nossa proposta é uma ligação mais ampla, até a BR 101, duplicando o trecho e oferecendo mais segurança". Com relação a Estrada Blumenau, Carlito disse que a Prefeitura vai precisar contar com aparceria do Estado e de R$ 360 mil para executar a obra. Como boa notícia, Carlito anunciou a inauguração da primeira praça de lazer para a terceira idade de sua gestão, a ser inaugurada no dia 3 de abril, anexo ao prédio da Secretaria Regional do Vila Nova.

Carlito disse ainda que, neste ano, está iniciando o processo de reestruturação da Fundação 25 de julho, onde somente pessoas técnicas estarão trabalhando para todos. "Não será mais um espaço onde as pessoas faziam tudo, menos ajudar e conversar com os agricultores. É óbvio que nós não vamos conseguir realizar tudo. Mas quando nós estivermos discutindo oorçamento, estas sugestões serão todas avaliadas". Sobre o drama das enchentes, o prefeito disse: "temos de entender que toda esta região do Vila Nova e Morro do Meio era há muito tempo atrás alagadiça, cheia de plantaçãode arroz. As áreas mais altas ficaram na mão de quem tem dinheiro.

O povo ocupou as áreas piores. Tanto é que hoje nós temos 10 mil famílias morando nos mangues em Joinville. Ainda bem que havia a cota 40, que impossibilitou a ocupação maior dos morros e evitou tragédias maiores nas enchentes do final do ano". No final, Carlito adiantou que todas as obras viárias, por determinação federal, deverão contemplar ciclovias. "A região Oeste mudou seu perfil de área agrícola nos últimos 30 anos. Por isso ela merece mais atenção e investimentos, principalmente na infra-estrutura?, disse o prefeito.

Apartir do dia 30 de março, este debate será iniciado na Câmara de Vereadores de Joinville. A comunidade ouviu ainda que "de nada adianta incluir uma obra no orçamento, se ela não estiver incluída no PPA. Por isso a participação popular é tão importante".

Um comentário:

Unknown disse...

Ponto POSITIVO do Carlito.

Participar com o povo, ouvindo e expondo francamente a situação do bairro

Ponto NEGATIVO do Carlito

Participar dos programas de rádio do Beto Gebaire e Luiz Veríssimo. Todos sabem que esses dois psudo-radialistas são bocas de aluguel. Nunca respeitaram o novo prefeito. E nunca respeitaram a inteligência dos ouvintes.
Não entendi a presença do Carlito nesses programas de baixo nível.
Acessores do Carlito, por favor, acordem, não permitem e não deixem o prefeito se expor a esse vexame.