EDITORIAL: O retorno da alegria

Há quatro anos em Joinville, o técnico Alberto Bial começa a colher os frutos do trabalho feito. Chegou em 2005, com a missão de implantar na cidade um esporte pouco divulgado em nível de Brasil.

Quando em 2007, a prefeitura cortou a verba, que sustentava boa parte das despesas da equipe, Alberto Bial arregaçou as mangas e foi à luta.

Mesmo com propostas para dirigir outras equipes, Bial resolveu ficar e, numa declaração de amor à cidade, afirmou que Joinville é o lugar com que mais se identificou. Durante seis meses, buscou incansavelmente por recursos para viabilizar sua permanência e seu sonho de transformar o basquete de Joinville numa das maiores potências do Brasil.

Valeu a pena. Bial conseguiu resgatar o apoio da prefeitura e ainda trouxe para seu lado fortes apoiadores como Ciser, Brascola e a Univille, que foram decisivos para a decolagem de seu projeto.

Hoje, Alberto Bial tem um dos times mais fortes do país, tendo como segredo a profissionalização de vários setores e tratando o esporte não como uma brincadeira de final de semana, mas sim como uma responsabilidade de quem dirige uma empresa. Além do sucesso nas quadras, o basquete de Joinville cobriu um vazio no coração do torcedor de Joinville. Com os inúmeros insucessos do JEC nos gramados, a torcida, carente de esporte, viu no basquete a chance de resgatar a alegria de torcer.

Nesta terça (26), os joinvilenses vão lotar o ginásio Ivan Rodrigues. Mas não pra ver o Flamengo jogar. Vão para ver a alegria de Alberto Bial, a beleza dos toques de Manteguinha, as enterradas de Shilton e as “maluquices” de Sobral que encantaram Joinville.

2 comentários:

Ana Maria Martins disse...

É um editorial bem diferente dos tradicionais publicados pela Gazeta de Joinville.
O jornal é expert em política, tem coragem, tem ousadia e não se intimida com os recados recebidos pelo radio, jornal e tv.
Agora faz uma louvação ao esporte de Alberto Bial . Gostei, mas prefiro os corajosos editoriais.

Carla Donabella disse...

E agora que o Bial perdeu a primeira?
Tomara que seu trabalho continue para o bem do esporte.