Seu Köntopp: O barbeiro de ontem e hoje


Ervino Köntopp é o barbeiro mais antigo em atividade em Joinville e talvez um dos mais antigos do país. No último dia 30 de abril, ele completou 90 anos de idade e em novembro comemora 72 anos de profissão, mantendo a mesma disposição de quando iniciou na carreira.

O simpático senhor que atende em sua barbearia na rua Marechal Deodoro guarda em sua lembrança o dia em que iniciou na profissão. “Foi aos 18 anos que aprendi o ofício, com Francisco Benkendorf, de quem comprei a barbearia em 1937”. A cadeira de barbeiro ainda é a mesma, e segundo seu Ervino, deve ter mais de 90 anos.

O primeiro salão estava instalado na esquina das ruas Marechal Deodoro e Lages, onde hoje funciona a Choperia Sopp e, em 1978, foi transferido para o terreno ao lado, também na rua Marechal Deodoro, onde funciona até hoje.

Ervino é pai de duas filhas, tem três netos e duas netas e ficou viúvo cedo. Ele nunca mais se casou, apesar de algumas pretendentes se candidatarem, “pois elas estavam mais interessadas no dinheiro”.

Já passaram pelas tesouras e lâminas do velho barbeiro nomes ilustres da cidade, entre eles, Wittich Freitag, Baltasar Buschle e o então prefeito Nilson Bender. Seu Ervino conta que nem pensa em parar de trabalhar, mesmo com uma válvula no coração, que, segundo os médicos, está um pouco preguiçoso. Mas como ele se sente bem, vai tocando a vida.

Uma visita ao local é praticamente uma viagem no tempo. Ali o o experiente barbeiro exibe, além da decoração antiga, diversas “máquinas” manuais de cortar cabelo, entre outras curiosidades. A barbearia mantém as portas abertas de segunda à sexta feira, das 8h30 às 11h45 e das 13h30 às 18 horas. Aos sábados, o atendimento é das 7h30 ao meio-dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Figaro, figaro,figaro, figaro fiiiiiiiiiiiiigaro.