OPERAÇÃO VERANEIO: Mortes por afogamento têm considerável redução, comparada com a temporada anterior

Nos quatro municípios da região Norte que participaram da Operação Veraneio: Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Itapoá e São Francisco do Sul, os Bombeiros Militares registraram na temporada 2008/2009 mais de 508 ocorrências, 114 mil prevenções e apenas 5 óbitos por afogamento. O número é bem menor com relação às 12 mortes registradas na temporada de 2007/2008.

O Corpo de Bombeiros esteve presente nas 123 praias e balneários em 30 cidades litorâneas. Os guarda-vidas civis e militares atenderam diversos casos nos principais balneários e praias numa extensão de 561 quilômetros. A Operação Veraneio contou, em todo o Estado, com um efetivo de mais de 700 guardas-vidas civis por dia.

Estas foram algumas das informações repassadas pelo tenente Zevir Aníbal Cipriano Júnior, durante a reunião do Comitê Temático de Segurança Pública realizada na quinta-feira (14), no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville. Estiveram presentes no encontro o titular da SDR, Manoel Mendonça; diretor-geral da SDR, Fernando Camacho; deputados Darci de Matos, Kennedy Nunes e Nilson Gonçalves; representantes das Polícias Militar e Civil, além de integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) da região.

A Operação Veraneio 2008/2009 terminou no dia 3 de março e contou com investimentos de R$ 17 milhões do Governo do Estado. A Polícia Militar disponibilizou, em todo o Litoral catarinense, um efetivo de 8,5 mil, mais de 400 viaturas, 225 motocicletas e dois helicópteros. No Litoral Norte, 205 policiais estiveram prestando atendimento à comunidade nos quatro municípios da região de abrangência a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville.

Já a Polícia Civil recebeu um acréscimo de efetivo. Em São Francisco do Sul, a Polícia Civil ganhou uma nova delegacia localizada no início da avenida Atlântica, na Praia de Enseada com atendimento 24 horas por dia. Já em Itapoá, houve aumento de efetivo na delegacia do município. Em Balneário Barra do Sul, a delegacia do município passou a atender como delegacia de Comarca, com delegado e efetivo trabalhando 24 horas por dia. A Polícia Civil contou com a participação de 600 policiais, entre delegados, inspetores, comissários, investigadores, escrivães e escreventes remanejados para o Litoral catarinense.

Nenhum comentário: