27º Festival de Dança de Joinville - Um mosaico do que se produz em dança no País

De 15 a 25 de julho, cerca de 5 mil bailarinos, coreógrafos, professores e pesquisadores da dança se reúnem em Joinville para uma extensa programação artística e didática, colocando a cidade e Santa Catarina sob os holofotes do mundo da dança.

Clássico, contemporâneo, hip hop, jazz, sapateado, danças populares. Nas ruas, nos palcos convencionais ou em espaços alternativos, o 27º Festival de Dança de Joinville apresenta de 15 a 25 de julho um mosaico do que se produz e se ensina em dança, em suas mais variadas vertentes, no País e no exterior. São 11 dias de programação intensa, que inclui desde grandes espetáculos com companhias nacionais e internacionais, até cursos, oficinas, e workshops coreográficos, passando por apresentações e atividades gratuitas para a comunidade e uma mostra competitiva reunindo escolas e grupos de dança amadores de todo o País e do exterior.

A expectativa é reunir cerca de 5 mil participantes, proporcionando mais de 220 horas de espetáculos - dos quais pelo menos 170 horas gratuitas. Ao longo de 26 anos ininterruptos de realização, cerca de 95 mil participantes subiram aos palcos do Festival, fizeram sua história e contribuíram para que ele se consagrasse o maior do mundo em número de participantes, segundo o Guiness Book. O Festival também foi o trampolim inicial para a carreira de muitos jovens que vieram a se destacar no cenário da dança nacional e mundial. "O Festival de Dança já está consolidado como um grande evento internacional. A Fundação Cultural de Joinville entende que a cidade precisa olhar o evento além do palco, na área da economia da cultura - um gerador de emprego, renda - e como elemento importante na formação de profissionais na área cultural de Joinville", destaca o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira.

Desde sua primeira edição, em 1983, o Festival de Dança cresceu e amadureceu. E mudou de perfil. Se no início, a mostra competitiva era a parte mais evidente do evento, hoje a programação didática/pedagógica atrai a cada ano milhares de estudantes e profissionais da dança, que veem nos Cursos e Oficinas; Workshops Coreográficos e Seminários de Dança oportunidades ímpares de se aperfeiçoarem e sua arte. E o Festival ganhou o Encontro das Ruas, focado na cultura Hip Hop, e o Meia Ponta, uma mostra não-competitiva voltada para jovens entre 10 e 12 anos. A cada ano, estudantes e grupos trabalham durante o ano inteiro, tentando se superar e brilhar nos palcos do Festival de Dança de Joinville.

As atrações gratuitas, abertas à comunidade local também foram ampliadas e consolidadas. Hoje, além dos tradicionais Palcos Abertos, há o projeto Dança Comunidade (que chega à sétima edição), o Visitando os Bastidores, a Rua da Dança e a Feira da Sapatilha, um verdadeiro ponto de encontro entre os participantes do Festival e os moradores de Joinville e região.

Paralelo a isto,o Festival de Dança é permeado de grandes espetáculos,encenados por expoentes da dança no País e do exterior, nas Noites Especiais de Abertura e Gala e na Mostra Contemporânea de Dança. Com estas características, em 2009, o 27º Festival de Dança de Joinville apresenta um retrato da dança atual, contribui para o constante aprimoramento dos estudantes e profissionais da área e ajuda a aproximar ainda mais a comunidade local e o mundo da dança.

Nenhum comentário: