Médicos de Joinville realizam cirurgia plástica solidária

Na terça-feira, 26 de maio, cirurgiões plásticos de vários países estarão envolvidos no “Programa de Solidariedade Continental”, da Federação Ibero Latino-Americana de Cirurgia Plástica (Filacp). O objetivo é que cada médico membro titular da entidade faça uma cirurgia plástica reparadora gratuita. Joinville entra na rota do programa com o cirurgião Iberê Condeixa, que deve operar uma paciente com câncer de pele frontal.

A Filacp agrega mais de quatro mil cirurgiões plásticos, integrantes de 23 sociedades nacionais de cirurgia plástica da América Latina, Espanha e Portugal. A entidade abre inscrições para os associados e aqueles que se interessarem entram na maratona de solidariedade. Neste ano, serão realizadas cerca de 4.500 cirurgias, que representariam em um total aproximado de US$ 6,5 milhões. Setecentas cidades de 24 países participaram do projeto.

Os critérios para a escolha do paciente levam em conta a importância da patologia, os recursos financeiros da família, a dificuldade de acesso aos serviços públicos de saúde e a região na qual o paciente mora, que deve ser a mesma em que reside o cirurgião. A escolhida de Joinville tem 71 anos e passou por uma evolução significativa da doença em quatro anos. O procedimento contará também com a atuação do cirurgião plástico Romes João Ayub Filho e do neurocirurgião André Sanches. O procedimento se inicia às 7 horas e deve transcorrer durante cinco horas. “Ela estava na fila de espera para cirurgia no SUS e foi escolhida pela complexidade do caso e pelas dificuldades que encontraria para realizar o procedimento”, explica Iberê Condeixa.

Os profissionais não cobrarão honorários. O Centro Hospitalar da Unimed (CHU) cede a estrutura e o Serviço de Anestesiologia de Joinville (SAJ) entra com o trabalho dos anestesistas. Como reconhecimento, o coordenador da equipe, Iberê Condeixa, receberá um “Diploma de Cirurgião Plástico Distinguido da Filacp”. Os outros profissionais serão contemplados por um “Diploma de Honra ao Mérito por Serviços Prestados à Filacp” e o hospital ganhará um “Diploma de Excelência da Federação Ibero Latino-Americana de Cirurgia Plástica”.

Além de ajudar aqueles que não têm condições de realizar cirurgias plásticas, a Filacp tem por objetivo posicionar a instituição perante a sociedade, para fortalecer a cirurgia plástica como especialidade médica, que além de estética também é reparadora, informando aos meios de comunicação a existência de uma organização regional que agrupa cirurgiões plásticos preocupados com o bem-estar da comunidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola quero saber
se vc faz a lipospiração
de graça
como eu faço sou de porto feliz