Empurra-empurra entre assessor e manifestantes na Câmara


Uma manifestação na Câmara de Vereadores de Joinville acabou em empurra-empurra entre um assessor e manifestantes na noite desta terça-feira. O assessor tentava subir as escadas que dão acesso ao plenário, mas a passagem estava bloqueada pelos estudantes. Após uma discussão, Felipe forçou a passagem, derrubando uma garota no chão.

Os protestos ocorreram porque, na tarde desta terça, os vereadores da comissão de Legislação e Justiça arquivaram o projeto que revogava o aumento de 12,2% nas tarifas do transporte coletivo. Os governistas Tânia Eberhardt (PMDB) e os oposicionistas Alodir Cristo (DEM), Dalila Leal (PSL) e Lauro Kalfels (PSDB) votaram pelo engavetamento da proposta, que já havia passado por unanimidade na mesma comissão, há duas semanas. Apenas o autor da proposta, Adilson Mariano (PT), votou para que o projeto fosse a plenário.

A noite, o grupo retornou a Câmara e ocupou o plenário no final da sessão. Os manifestantes bloquearam as escadas de acesso e não permitiram a saída do vereador Lauro Kalfels (PSDB), presidente da comissão que engavetou o projeto, e Sandro Silva (PPS), presidente da casa. Após 40 minutos de tensão, o Grupo de Resposta Tática (GRT) e a Polícia Militar entraram no prédio e escoltaram os dois vereadores até a saída.

Até as 20 horas desta terça, a decisão dos manifestantes era de passar a noite na Câmara. O grupo exige uma reunião com o prefeito Carlito Merss (PT) e com os 19 vereadores sob pena de inviabilizaram todas as sessões da Câmara a partir de hoje.

2 comentários:

Daniela Pereira disse...

Terça-feira à tarde, a comissão de legislação, da Câmara de Vereadores votará a constitucionalidade do pedido de sustação do decreto que autorizou o aumento da passagem do transporte coletivo.

Estão sendo convocado mobilizações para às 15 horas na Câmara de Vereadores e às 18 horas na Praça da Bandeira.

Repasse (via orkut, e-mail, twitter, impressão) o panfleto da nossa imagem de exibição. É importante sua contribuição.

Segunda-feira distribuiremos panfletos convocando para esse ato. Caso vocês tenham disponibilidade de ajudar, por favor, apareçam no local e horário indicado abaixo.

Um militante do Movimento Passe Livre estará com os panfletos as 12h30, na praça da bandeira. O mesmo estará com a camisa do “Passe Livre”.

O movimento passe livre agradece. Esse trabalho é fundamental para barrar o aumento.

Anônimo disse...

Os estutantes e o povo tem que ir para frente da PREFEITURA e não na camara de vereadores o culpado disso é o nosso prefeito... temos que ficar em cima dele, entrar com uma ação publima etc.... é o prefeito que comanda o transporte publico em nossa cidade.