Udesc promove o Dia de conscientização ambiental no CCT

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT-Udesc), em Joinville, foi palco de exposição de trabalhos relacionados ao meio ambiente na última quinta-feira (4). Durante todo o dia, acadêmicos da instituição, alunos de escolas públicas e até artistas interagiram com a população.

Alguns como a artista plástica Márcia Camargo, que apresentou suas obras como forma de protesto. Trabalhando com material reciclado, inclusive lixo recolhido do rio Cachoeira, seus trabalhos têm o intuito de chocar de uma forma interessante e até descontraída.

As obras da artista envolvem lama, lixo, e principalmente material reaproveitável. Tudo pode virar arte, inclusive uma velha lista telefônica. “Gosto muito de usar a lista telefônica porque todos nós estamos nela. E as empresas também. Quem polui o rio? Somos nós e as empresas também”, disse Márcia. “A pessoa tem que se ver ali”, completou.

Um outro projeto que chamou atenção foi as placas de aquecimento da água: através do reaproveitamento de garrafas e caixas de leite, consegue-se água quente, com um gasto em média de 30 reais, poupando assim, eletricidade na hora de tomar banho, por exemplo.

Estudantes de Nutrição do Ielusc estiveram presentes no evento para divulgar uma alimentação mais saudável. Eles alertaram sobre os maus costumes na hora de comer, e falaram da importância da higiene e os benefícios de uma boa alimentação.

Uso racional da água

Desde 2005 o CCT-Udesc realiza esse programa, que visa evitar os desperdícios que sempre ocorrem em uma grande instituição. Um dos projetos agora é a instalação de hidrômetros, para que se saiba o local certo de onde está acontecendo o vazamento de água.

O acadêmico Everton Rosa, do 3º ano de Engenharia Civil, ficou impressionado com a mobilização dos alunos, ele afirmou que vai aderir a um desses projetos. “Achei as placas de aquecimento muito interessantes. É barato ter, barato fazer e economiza muito em energia. Eu vou querer ter em casa”, concluiu.

Nenhum comentário: