Joinville abre as portas para a diversidade

Por Leonel Camasão
camasao@gazetadejoinville.com.br

Começou oficialmente neste domingo a programação da 1ª Semana da Diversidade de Joinville. O evento está sendo organizado pela Fundação Cultural de Joinville e pelo movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros da cidade.

A abertura oficial acontece na noite de hoje, mas já na quinta-feira, houve o lançamento da Exposição “Direitos meus + direitos seus = Direitos humanos”, aberta para visitação na Estação da Memória. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira, a exposição é uma “pré-abertura” das atividades.

Em seu discurso, Silvestre elogiou o trabalho de equipe entre o poder público e o movimento GLBT. Silvestre também comentou sobre certa resistência ao evento em alguns setores da cidade. “Algumas pessoas em Joinville estão incomodadas com isso que estamos fazendo hoje. Mas quem disse que não pode haver espaço para o conflito? O conflito é pedagógico. A paz não é a ausência da luta. É o resultado dela”, refletiu.

Silvestre falou para um público de aproximadamente 30 pessoas e criticou ações homofóbicas. “Bom seria se não precisássemos fazer medidas inclusivas, estatuto do idoso, da criança, semana da diversidade. Isso mostra que temos que evoluir muito ainda. A homofobia não deveria mais fazer parte da história da humanidade”, argumentou.

O presidente da Associação Arco-íris, Marcelo Mendes, está orgulhoso por ver o evento acontecer. A entidade foi fundada a pouco mais de um ano, e agora, está trabalhando na organização da semana da diversidade em Joinville. “Estamos tendo muitos resultados. Para alguns pode parecer impactante, mas para nós é maravilhoso”, afirmou.

Além da organização por parte das entidades e do patrocínio de hotéis e rádios, a Prefeitura de Joinville contribuiu com aproximadamente R$ 25 mil para a realização do evento.

10 comentários:

lopes disse...

esse sera um grande marco do governo petista.
o orgulho gay do carlito sera um divisor de aguas na memoria joinvillense,depois desse dia nossa cidade nunca mais sera a mesma.
parabens prefeito.

Anônimo disse...

É por isso que o Brasil é país de terceiro mundo, tantas dificuldades nessa cidade tantas pessoas carentes sendo despejadas de seus barracos em áreas irregulares e a prefeitura contribuindo com 25 mil reais para essa palhaçada......
Um verdadeiro absurdo....

Anônimo disse...

não sou preconceituoso mas a prefeitura gastar 25 mil reais neste evento é uma vergonha, tanta coisa para se fazer nesta cidade.

Anônimo disse...

Enquanto falta merenda em alguns centros de apoio ao ensino, o prefeito gasta 25K com festinhas para os amigos.

Anônimo disse...

...Como assim festinha pros amigos?...

Anônimo disse...

A questão aqui não é ser ou não preconceituoso, é ser vergonhoso.

Tudo bem que o grupo GLTB merecem dignidade, mas tirar 25 barão do caixa da prefeitura... ahhh se for assim tbm quero, tá faltando um monte de coisa lá em casa... Ah não dá né prefeito... sou hetero.

bahhhh

Anônimo disse...

Lado gay do Carlito???????????????
Será que distraí e perdi alguma coisa?...

Anônimo disse...

Mas baaaarbaridade, o prefeito vai desfilar tbm?

Anônimo disse...

"...Além da organização por parte das entidades e do patrocínio de hotéis e rádios, a Prefeitura de Joinville contribuiu com aproximadamente R$ 25 mil para a realização do evento..."

Quer dizer: não foram só os 25.000... eu desisto de apoiar e defender o Carlito, eu mais uma associação inteira.

Ruan - Costa e Silva disse...

Cada um com seus direitos, porém, o que nos frustra é apoio financeiro por parte da prefeitura...

que cada um arque com seus custos..

são inumeras as necessidades nessa cidade...

Governantes: voces nos envergonham!