Secretaria da Saúde orienta população para se prevenir contra a Influenza

A Secretaria de Estado da Saúde lançou nesta quinta-feira, 25 de junho, uma campanha para informar a população catarinense sobre as formas de prevenção contra a Influenza A.

A campanha inclui mídia nas rádios do Estado, distribuição de folders em ambientes de uso coletivo e em unidades de Saúde, e a disponibilização das informações no link específico sobre a doença no site da SES, no www.saude.sc.gov.br. “O momento não é de pânico, mas de vigilância, e a informação é o maior trunfo para que a população se previna contra a doença”, observa o Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem.

Outra recomendação da SES diz respeito às viagens com destino aos países com maior número de casos. Para o Secretário Dado Cherem, as pessoas que não puderem adiar estas viagens devem ter cautela e consciência para tomar todos os cuidados necessários para evitar a transmissão da Influenza A, inclusive, preenchendo os formulários requeridos pelo Governo no retorno.

Desde o primeiro caso suspeito em Santa Catarina, no início de maio, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde vem realizando um Rastreamento Epidemiológico, para que cada pessoa que teve contato com caso suspeito ou confirmado também seja monitorada, já que a Influenza A é transmitida de pessoa a pessoa.

Os principais meios de transmissão são através da tosse, espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas contaminadas. Entre os sintomas estão febre alta repentina, tosse e dor de garganta, acompanhadas ou não de dores musculares e nas articulações e dificuldades respiratórias.

PARA SE PREVENIR contra a Influenza A, a Vigilância Epidemiológica recomenda que as pessoas adotem os seguintes hábitos:

• Lavar a mão frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz.

• Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável.

• Manter os ambientes ventilados e, se possível, recebendo luz solar. • Evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes.

• Adotar hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas.

PARA PESSOAS PRÓXIMAS DE CASOS SUPEITOS OU CONFIRMADOS:

• Evitar ao máximo circular em locais públicos, com aglomerações e em ambientes fechados. Para adultos a recomendação e válida até 7 dias após o início dos sintomas, e para crianças até 14 dias após o início dos sintomas.

• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

• Seguir as recomendações de PREVENÇÃO da doença.

PARA PESSOAS INCLUÍDAS ENTRE OS CASOS CONFIRMADOS:

• Seguir todas as recomendações anteriores.

• Usar máscara cirúrgica descartável, principalmente quando estiver próximo a outras pessoas.

Nenhum comentário: