EDITORIAL: Só ouve o que quer

Esta semana a prefeitura de Joinville lançou o plano de Orçamento Participativo da cidade, descrito como "um programa que visa a participação cidadã na discussão, elaboração e execução de parte do orçamento público". Em tese, esta seria uma oportunidade dada ao povo para demonstrar suas prioridades e decidir aonde deve ser gasto o dinheiro de seus impostos.

Ao supor a participação popular nas decisões do governo, a prefeitura remeteu o assunto à Grécia Antiga, mais precisamente a Atenas, considerada o berço da democracia.

Naquela época era comum que os governantes saíssem à praça pública para saber o que queriam os seus cidadãos e tomar as decisões em conjunto com o povo.

Hoje, o povo tem em suas mãos diversos meios para demonstrar ao governante que elegeu quais são suas prioridades. Entre esses meios destacam-se as pesquisas de opinião que permitem, de maneira científica, um retrato do que quer a população e como ela avalia as ações do governo.
A pesquisa Univali realizada no início deste mês mostra que apenas 22% dos joinvilenses aprovam o atual prefeito, o pior índice já registrado na história da cidade. Na mesma pesquisa, 43% dos entrevistados avaliam esta gestão como ruim ou péssima.

Se realmente quisesse ouvir a população, Carlito saberia que seu governo não está agradando por que prometeu mudanças e está fazendo exatamente igual ao ex-prefeito. Saberia que aumentar a água e o ônibus jogou por terra sua credibilidade por que as pessoas estão cansadas de mentiras.

Saberia que "ouvir as pessoas" não se faz torrando dinheiro em propaganda. É fundamental honrar a palavra dada.

O desastre em que se transformou este governo, como mostra a pesquisa Univali, deve-se ao fato do prefeito não estar ouvindo o que querem os joinvilenses. Ele só ouve o que quer a cúpula petista.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ele só ouve o que quer e quem ele quer. Ele não está ouvindo somente os petistas, na verdade está excluindo muito dos petistas, ouve só a primeira dama e olhe lá. Sou filiado ao PT uns 20 anos. Desde da posse nunca mais atendeu um telefonema meu e de muitos outros amigos petistas. Ele acha que todo mundo vai pedir cargo e não é bem assim, Tenho meu emprego e não quero ficar devendo nada a ninguém. O Carlito mudou da água para o vinho, infleizmente.
Carlito! VOlte a ser o que você era, nós elegemos você e não a Marinette.

Anônimo disse...

Concordo com o amigo acima... Aliás quem é Marinete na ordem do dia? O que fa? O que já fez?
Aliás, se é como falam mesmo, que ela é queme stá por traz das ações de Carlito, pelo amor de Deus, tirem essa mulher de Joinville, deve odiar a cidade.
Pelo sim, pelo não, que o Carlito realmente é outro, isso é! Ou atuava antes ou atua agora. Pelo que o conheço gostaria que estivesse atuando agora e que "levasse um choque" e acordasse desse "coma induzido", paresse de brincar de governar e realmente governasse Joinville.
E a primeira dama que vá fazer papel de primeira dama, faça me um favor! E ainda dizem que será candidata a deputada estadual, sou capaz de trabalhar contra!

Genteeee alguém faça alguma coisa, essa cidade vai pro saco...

Janice Sguario disse...

A pesquisa que dá 22% de aprovação é tão vergonhosa que o prefeito deveria se olhar no espelho mágico.

Mas, só olhar.

Porque a resposta ele já sabe.

Não existe prefeito pior que ele.