EDITORIAL: O Mensalão do PT

Um dos maiores escândalos de corrupção da história brasileira que atingiu em cheio o governo do PT voltou à tona nos últimos dias com os depoimentos do ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso e o ex governador Geraldo Alckmin. Ambos foram ouvidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como testemunhas de defesa do ex-deputado federal Roberto Jefferson, cassado após denunciar o esquema do mensalão.

O suposto esquema consistia no pagamento de “mesadas” a parlamentares para que eles votassem de acordo com os interesses da cúpula petista. Vários partidos considerados da base aliada estavam envolvidos com esta prática ilegal.

Os indícios apontam que a prática de “mesadas” teria surgido inicialmente em Minas Gerais, durante a gestão do ex-governador mineiro Eduardo Azeredo, PSDB, com a participação direta do publicitário Marcos Valério. O PT não inventou o mensalão, mas soube usá-lo em seu benefício para garantir maioria parlamentar ao presidente Lula.

Após essa trama vir à tona, vários deputados foram cassados, inclusive José Dirceu/PT, considerado o principal articulador do mensalão, segundo Roberto Jefferson. No entanto, muitos parlamentares usaram de uma manobra para escaparem das punições. Renunciaram aos seus mandatos e voltaram nas eleições seguintes.

Hoje, mais de dois anos após a deflagração do esquema, resta ainda uma ação penal com 40 indiciados tramitando do STF, e um sentimento de impunidade que inquieta a maioria da população brasileira.

A permanência dos envolvidos no cenário político representa uma dura derrota para todos que lutam pela moralidade da política.

4 comentários:

Marco Dallavechia. disse...

Ae carlito hein! Colocou joinville na rota do mensalao. Acho que era esse dinheiro que ele se referia quando dizia que ia trazer dinheirom de brasilia.

Anônimo disse...

hahahá tá aí o dinheiro da Dilma!

Carlos Brentano disse...

Concordo.

Camilo Araujo disse...

Meu Deus! Quanta parcialidade. Só me respondam uma coisa: José Dirceu foi cassado por quê mesmo? Ah, por ser operador do "mensalão". E quem o denunciou? Ah, Roberto Jefferson. E o que aconteceu com o ilustre presidente do PTB? Foi cassado por fazer acusações sem provas.
Ah, falaram do Eduardo Azeredo em Minas, mas esqueceram dos desvios de dinheiro em Furnas para financiar políticos Demo-Tucanos.
Para acabar com a proliferação de dinheiro proveniente de sonegação de impostos de empresas na política (é isso o que aconteceu e acontece em todos os partidos), o jornal poderia promover uma iniciativa a favor do financiamento público de campanha!
Ah, mas e aí como as construtoras vão financiar políticos com caixa-dois? E como fica o lobby delas depois?
Por que algumas coisas viram notícia e outras não? Por que campanhas a favor da moralidade na política, promovidas pelos pseudo-arautos dos direitos do cidadão como a FIESC e pessoal do Cansei, não tocam neste ponto?
Já passa da hora de começarmos a enxergar os interesses por trás da "imparcialidade" da imprensa.