Câmara engaveta projeto questionando concessão do transporte coletivo

Por Jacson Almeida

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Joinville deu parecer contrário na terça-feita (09) ao projeto do vereador Adilson Mariano (PT), que questionava a concessão do serviço de transporte coletivo da cidade. Segundo Mariano, o projeto é para corrigir a ilegalidade que é o transporte público de Joinville, pois se trata de um serviço sem licitação.

O presidente da comissão, vereador Lauro Kalfels (PSDB), admite que não é contra o projeto. Porém, para ele, os 120 dias não são suficientes para que haja a troca de empresas. “O próprio Ippuj disse que é preciso 18 meses”, explica. Lembra ainda que o transporte público é um serviço contínuo, não pode paralisar.

Mariano afirma que se o projeto desse certo poderia haver uma mudança nele, inclusive no prazo de 120 dias. “O que eles não querem é mexer com a concessão”, destaca. Conforme o vereador, o argumento da comissão é uma defesa em prol das empresas. Ele explica que se aprovado o projeto, as concessionárias prestariam serviço no período de licitação até surgir novas empresas.

Kalfels diz que a iniciativa deveria vir do Executivo. Segundo ele, o poder Legislativo não tem como amparar uma lei dessa e precisaria abrir um processo seletivo para ter pessoas que analisassem a mudança. Já Mariano afirma que se fosse do Executivo sustaria o contrato, igual aconteceu com a Casan. O vereador comenta que já conversou com o petista Carlito Merss sobre o assunto. “O prefeito tem medo que o serviço pare”, lembra.

Mariano afirma que na cidade o interesse privado ainda dita as regras. “Essa festa tem que acabar”, diz. O próximo passo do petista é contestar o não parecer do projeto. Entretanto, as possibilidades de parecer favorável são mínimas. “Eles têm a maioria e vão derrubar”, admite.

10 comentários:

Marco Antonio Krueger disse...

Lamentável!

Anônimo disse...

E alguém duvida que a metade dessa câmara TAMBÉM foi eleita com recursos dessas famigeradas empresas de ônibus?? Eu NÃO. Estão nessa TODOS os eleitos, e, até agora, me parece que só Trigo estava fora... daí o desencontro...
Não me impressiono com barulho de políticos, pois são TODOS farinha do mesmo saco, não importa o partido que é questão de figuração, apenas.
O problema é que o povo não sabe votar e ainda é ESQUECIDO... Isso vai MUITO MAL.
Tomara que dentro de 4 anos ainda reste algum resquício da Joinville estregue a esse maldito PT e a essa câmara de vadios aproveitadores e mau-intencionados.
Lenita made@gmail.com

Raul Ferreira disse...

A ilegalidade continua!

O que diz a frase do Mariano ?

CARLITO TEM MEDO.

Parece extranho mas esse é o sentimento nosso tambem:

Ele tem medo.

Quando estava na Câmara dos deputados tinha medo dos bancos privados, dos especuladores.

Agora tem medo dos empresarios do ônibus.

Anônimo disse...

Esse menino tem muito medo! ele tem medo de tudo! pobre menino! boi, boi, boi, boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta!!!

Anônimo disse...

Joinville na capa do globo. Por trafico de drogas.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1191593-5598,00.html

Anônimo disse...

INFELIZMENTE COMEÇAMOS A CHEGAR A SEGUINTE CONCLUSAO .O CARLITO NAO PASSA DE UMA GRAND E MENTIRA
AMASI UMA VEZ ESTAMOS SENDO ENGANADOS...
MAIS UMA VEZ NOSSO VOTO ESTA SENDO JOGADO NO LIXO
TEREMOS ELEIÇOES ANO QUE VEM

Giovani disse...

O interessante é que ninguem aqui comenta a decisao destes dois vereadores [ Lauro Kalfels (PSDB) e Dalila Leal (PSL) ] que tambem, comooprefeito, foram contra o interesse do cidadao.
Querem colocar a culpa de tudo só no prefeito agora? e esquecem dos outros!
Com certeza irao reeleger denovo estes vereadores.
Essa turma ai em dois mandatos deixou a cidade do jeito que ta e o povo joinvillense parece que ta com saudades dessa turma quando insistem em defendelos.

Anônimo disse...

Givani Vc esqueceu de citar Tania Ebehrdat a relatora do projeto !

Muito estranho hein !

Anônimo disse...

TUDO GENTE BOA

ESTAO LA SUANDO EM PROL DO POVO JOINVILENSE

Anônimo disse...

SE ELES ENGAVETAREM O PEDIDO DE CAÇASSÃO DO CARLITO FEITO PELO TEBALDI, VAMOS INVADIR A CAMARA E COLOCAR AQUELES(AS) SAFADOS (AS) PRA CORRER. FORA CARLITO, EXPULSE ELE VEREADORES, OS CARAS PINTADAS VÃO PARA AS RUAS.