BEM LONGE DOS BRAÇOS DO POVO

Com cinco meses de governo, apenas 22% da população aprova administração de Carlito Merss

Há um velho ditado que diz: Nada está tão ruim que não possa piorar. Pois este é o sentimento da população joinvilense em relação à administração pública.

O ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB) chegou a ser considerado o terceiro melhor prefeito de Santa Catarina, segundo pesquisa realizada pela FHB em 2007, onde o tucano aparecia com 83% de aprovação, mas em virtude de sucessivos escândalos como a prisão de seu secretário da Saúde Norival Silva, a vergonhosa tentativa de comprar uma vaga para o JEC na Série C e ainda o cheque de R$ 35 mil depositados na sua conta pessoal e que, segundo o Ministério Público, seria de propina paga ao prefeito, Tebaldi terminou seu mandato com a vexatória marca de apenas 39% de aprovação do seu governo, sendo que a média nacional ficou em torno de 48%.

Nas eleições do ano passado, a população joinvilense deu seu recado nas urnas. Queria o fim da era Tebaldi. Apostando na mudança, elegeu o petista Carlito Merss como o homem que iniciaria uma nova fase na administração pública da cidade.

Carlito foi eleito com 170.955 votos (62,15%), enquanto o candidato de Tebaldi, Darci de Matos, ficou com apenas 37,85 do votos.

A mudança não veio

Mas, cinco meses depois da posse, a tão propalada mudança, carro-chefe da propaganda eleitoral de Carlito Merss, ficou apenas no discurso e, hoje, gera revolta daqueles que o elegeram.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais da Univali, encomendada por esta Gazeta, apenas 22,14% dos joinvilenses aprovam a administração de Carlito. A maioria, 42,89% reprova os primeiros cinco meses do prefeito, enquanto 31,47% consideram a administração petista apenas regular.

Nunca na história de Joinville, um prefeito teve uma avaliação tão baixa. Para 24,24% dos entrevistados o governo Carlito é péssimo, 18,65% consideram a administração ruim. 17,48% avaliaram como boa e apenas 4,66% consideram o novo prefeito ótimo.



O problema é Carlito

A pesquisa Univali revela que se comparado com a avaliação do governador do Estado Luiz Henrique da Silveira e do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, fica evidente que a reprovação popular é restrita ao jeito Carlito de governar.

Mesmo com o desgaste por causa do processo de cassação de LHS, que chegou a ter três votos favoráveis a perda de mandato, mas que acabou sendo absolvido na última semana pelo TSE, o governador de SC recebeu 50,35% de aprovação contra 20,52% de reprovação.

Já o presidente Lula, do mesmo partido de Carlito, recebeu apenas cerca de 1/4 da reprovação do prefeito joinvilense (11,6%), enquanto que 56,17% avaliam de forma positiva a administração do presidente.

A pesquisa

A pesquisa da Univali foi realizada no dia 1º de junho e ouviu 429 pessoas em todos os bairros da cidade. A margem de erro é de 4,83 pontos percentuais para mais ou para menos. A aplicação da pesquisa foi realizada tendo como padrão a abordagem aleatória simples com membros da população de pesquisa (eleitores da cidade de Joinville), em circulação.

Clique abaixo para ver mais detalhes da pesquisa

37 comentários:

Unknown disse...

Como eu já morei em cidade que o PT administrou e arrasou com a mesma, fui morar em Joinville, e novamente o PT conseguirá acabar com Joinville, por isso mesmo que no início de janeiro e mudei para São Francisco do Sul, como diz o ditado: "OS INCOMODADOS QUE SE RETIREM", e foi isto que fiz, para não passar raiva novamente.
Antonio Delmiro Castro. adcjlle@hotmail.com

RodrigoMelo disse...

Sou Joinvillense com muito Orgulho, e posso me Honrar em Dizer Que Não Votei Nesse Cidadão Aí. Quando Todos Diziam Que Ele Seria o "Salvador" da Cidade e Da Politica Feita Em Joinville, Logo Me Perguntei! Mas Será Que Um Homem Que Espera 20 Anos Para Conseguir Se Eleger Pode Mudar Pra Melhor Uma Cidade De Uma Hora Pra Outra? Tinha Certeza Que Não! E Aí Está, Não Precisou De Muito Tempo Para Todos Verem Que o Tão Esperado "Salvador" Não Conseguiu Mudar Nada. Aliás Como Ele Mesmo Diz "Fiz Igualzinho o Tebaldi Fez". Um Politico Que Espera 20 Anos Pra Ser Eleito e Da Uma Declaração Dessas, Significa Que Nesses 20 Anos Ele Não Aprendeu Nada e Não Fez Nada De Útil Para Com Seus Eleitores. O Resultado Dessa Pesquisa Não Me Causa Nenhuma Estranheza, Pois Aki Se Planta, Aki Se Colhe. Vai Ter Que Melhorar e Muito Pra Esse Quadro Se Reverter, o Que Está Fazendo e o Que Ainda Não Fez Nesses 05 Meses Creio Que Não Recupera Nesses 04 Anos De Mandato.

Anônimo disse...

Se eu fosse pesquisado pela Univalli também reprovaria a administração Carlito.
Descobri que o prefeito proibiu os asfaltamentos em todos os bairros, mesmo aquelas obras que já tinham verba destinada e liberada e adesão dos moradores. A ordem do prefeito foi taxativa: "Suspende tudo até 2010." E assim, continuarei comendo poeira em 2009.
Votei nele, mas ainda não ví meu voto ser válido.

Anônimo disse...

É estranho, e o pessoal que tanto apoiou a eleição do prefeito, já mudou de lado em 5 meses?Ou era só medo de mais uma vitória dos Tucanos?

Waldemar Gonçalves Filho disse...

Só tenho uma certeza A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS.

Só que aqui os políticos do PT tão nem aí para o que diz o povo.

Quando leu pesquisa Carlito deve ter dito: "Este é o povo que me fez perder 4 vezes. Pois agora "oh" para voces".

Anônimo disse...

Pois é!
Parece que o CARLITO consegue ser pior que o TEBALDI!!!
CARAS PINTADAS!!!
VAMOS VOLTAR AS RUAS E MOSTRAR O QUE SE FAZ COM QUEM ENGANA O POVO DESSE JEITO!
A cidade em apuros e o prefeito passeando em EL SALVADOR!!!
FORA CARLITO!!!

Anônimo disse...

EU JÁ SABIA!!!
SÓ NÃO IMAGINAVA QUE FOSSE TÃO RUIM ASSIM!!!
TÁ LOUCO!!!

Anônimo disse...

SERÁ QUE CABE UM IMPEACHMENT???
QUALQUER COISA OS ESTUDANTES ESTÃO AÍ PARA IR AS RUAS!!!
COMO FOI FEITO NA ÉPOCA DO COLLOR!

julio disse...

O PT não tem competência para administrar. Veja o caso de Porto Alegre(RS), depois que o bigodudo Olívio Dutra mandou a FORD para a Bahia e deixou o Estado no fundo do buraco, nunca mais o PT conseguiu eleger ninguém para governador.O PT passou mais de 15 anos na administração do RS (Estado e Capital) e não deixou saudade.Deixou saudade apenas para os petistas.

Anônimo disse...

Vamos ver como estarão as coisas ao final do primeiro mandato do Carlito. Pesquisa com cinco meses de gestão é fácil...

Anônimo disse...

Como a democracia reina aqui nos comentários de A Gazeta, venho ainda em posição de apoio ao Prefeito Carlito Merss.
Entendendo as razões do indignados e afetados diretamente com as primeiras ações da gestão Carlito, mas apoiando o homem que pegou uma tremenda batata quente nas maos.
Uma cidade que sofreu com uma terrível enchente em novembro passado, que saiu de 2 mandatos seguidos do outro prefeito que tinha o 'seu jeito' de governar, um aumento no preço da passagem adiado e 'empurrado com a barriga' até então... Por tudo isso ainda acho que Carlito Merss apanha neste início de mandato, mas que vai mostrar a que veio. Infelizmente as coisas nem sempre acontecem do jeito e na hora que queremos, é assim para o prefeito também, tenho certeza. Mas assim como alguns o criticam e tem suas razões e liberdade pra isso, eu apoio e acredito em Carlito Merss.

Unknown disse...

Quero saber, onde esta o comentario do tal de "Newton", assíduo comentarista desses blogs aqui. Será que ele ta envergonhado?? Cadê vc Newton e a cambada de "Anônimos - machos", que sempre criticaram o Governo anterior ?? Perderam a fala?
De minha parte, nada a dizer sobre o atual Governo do PT...
EU JÁ SABIA !!!

Cândido H. T. Ribeiro

Unknown disse...

oi ,sou filiado ao PT a 10 anos , sonhei com a vitória de carlito, mas estou completamente indignado,parece que não mudou nada, aumentou a agua, aumentou a passagem, e a cidade como está ,e ainda diz que faz igual ao seu antecessor, carlito um homem que dizia que ia ser do povo olha a pesquisa diz tudo, estou envergonhado por ter batalhado para esse cara chegar lá.será que vai ser 4 anos de pura decepção.um recado de um petista indignado se eu fosse perguntando na pesquisa também diria que o governo carlito está pessimo.

Unknown disse...

Alguem dos senhores já flagrou algum secretário do Carlito com 1 milhão de reais em casa ? Já aconteceu alguma prisão de secretá rios do Carlito por corrupção ?

Alguem dos senhores também já flagrou o Carlito com cheques estranhos em sua conta e que não soube explicar ?

Alguem dos senhores já escutou alguma notícia de que o prefeito Carlito forneceu passagens ao exterior, com dinheiro público, para pseudo-radialistas ?

Bem, se isso ainda não aconteceu, e acredito que não vai acontecer, eu prefiro mil vezes o Carlito do que o Tebaldi.

Tenho dito.

Unknown disse...

Os cães ladram..

Mostra pra eles Carlito! São as seguintes obras a serem inauguradas no governo do Carlito:

1-Inauguração da obra, revitalização das praças da Bandeira e Dario Salles.

2- Inauguração da academia para pessoas com deficiência

3- Inauguração da academia de maior idade

4- Ativação do corredor exclusivo de ônibus na Rua 9 de Março

Essas obras iniciaram no governo corrupto anterior e não teve competência para terminar. O Carlito tem que inaugurar essas obras com bastante festa.


Chamar de incompetència um governo de cinco meses é no mínomo suspeito.

O difícil é aguentar um governo de 6 anos de corrupção.

Tenho dito

Luiz Fernando Peixer disse...

Roberto,
Tô contigo.

Você tá certo.

O que aconteceu foi que o secretário dele ,Nelson Trigo, em carta entregue ao Carlito disse claramente que a prefeitura não poderia conceder aumento em cima de planilhas das empresas porque isso era ilegal.

Ilegal porque a prefeitura é obrigada a fiscalizar e obter dados próprios para conceder ou não aumentos.

Carlito sabia da ilegalidade! E disse que fez igualzinho ao Tebaldi.

Se você é um dos 22,14% que preferem o Carlito, o povo, neste momento, não prefere nenhum dos dois.

Unknown disse...

Não é de se estranhar que um governo que decida pôr os pés no chão, administrar com as contas em dia e estritamente dentro da legalidade tenha, num primeiro momento, uma queda na sua popularidade, isso acontece sempre nestes casos pela própria natureza do processo, sobriedade atrapalha o marqueting de qualquer governo. Parabéns Prefeito Carlito por estar construíndo bases sólidas na Prefeitura de Joinville, na campanha eu não imaginava que Carlito Mers pudesse ter tanta firmeza de posições depois de eleito como está tendo, para nós, que conhecemos a administração e os serviços públicos voce está dando show, e a população vai ver isso também, em seguida...

Anônimo disse...

O erro do Carlito foi ter aceito apoio do Partido Perdedor.

Anônimo disse...

Consta que o prefeito Carlito Merss, do PT, em terrivel baixa em sua popularidade, vai promover a inauguração das praças da Bandeira e Dario Salles, no centro da cidade, que foram deixadas praticamente prontas pelo então prefeito Marco Tebaldi.
Na opinião do ex-prefeito, Carlito deveria é pedir desculpas à população por atrasar em seis meses a entrega da obra, que ficou pronta, faltando apenas alguns detalhes, atrasada principalmente por causa das fortes chuvas verificadas em dezembro de 2008.

Leônidas dos Anjos disse...

Esse ano completarei 51 anos de idade,nascido nessa bela cidade com muito orgulho,até essa data nunca fui entrevistado por nenhum tipo de pesquisa,eleitoral,avaliação de governo,IBGE,e outras....
Não que eu não acredite nas pesquisas,mas....
Outra coisa,O que esta me causando muita estranheza é que a GAZETA mudou de lado muito rapidamente,com sensacionalismo colocando manchetes contra o atual prefeito.
Penso que um veículo de comunicação tem que agir com total isenção,já basta os radialistas sem vergonhas que temos nessa cidade.

Anônimo disse...

O que é a capa do Jornal ANotícia de hoje se não um ato encomendado pelo senhor Carlito para responder a reportagem da Gazeta??

Inauguração de obras que sequer foram fruto da gestão dele para recuperar a imagem destruída por atos praticados com ele já como gestor? Dá um tempo. Ainda se faz política acreditando-se na burrice do eleitores.

Luiz F. Peixer disse...

Quem mudou de lado foi o Carlito. Tava do lado do povo, não tá mais.

Anônimo disse...

Isenção é agir de acordo com princípios e não de rabo preso com um dos lados do jogo.

Me parece que a Gazeta e as comunidades da internet são os únicos que continuam do lado que sempre estiveram: o da verdade.

Já nosso prefeito mudou de lado. Subiu a rampa da prefeitura e achou que estava num castelo.

Camilo disse...

Ninguém falou que seria fácil tirar do poder aqueles grupos que sempre governaram a cidade como a extensão do seu quintal, priorizando seus interesses particulares e enriquecendo com isso. Construíram a máfia da saúde municipal e ofereceram benesses a "abnegados" e "idôneos" jornalistas em troca de apoio da grande imprensa. A Gazeta agora vem fazer coro com os Betos, Nilsons e demais reacionários de plantão. Mas o povo de Joinville é inteligente e não vai entrar no sensacionalismo desse tipo de imprensa.

Anônimo disse...

Isso mesmo Leonidas, o veículo comentado está sendo "imparcial" como foi na questão do governador.
Mais uma vez duvido que publiquem meu comentário, já que foi censurado pelo menos três vezes desde o julgamento do TSE.

Unknown disse...

Quero dizer ao tal "roberto" que inaugurar obra com dinheiro conseguido na gestão anterior é fácil, agora quero ver ele deixar a prefeitura com CRÉDITO para financiamentos futuros. Acho que não terá saldo no caixa da PMJ. Não sou partidário, apenas honro minha conciencia em quem votar e cobrar. SOU A FAVOR DO Impitchman, tbem sou estudante e se for para ir à rua com a cara pintada eu vou.

Anônimo disse...

PENSAMENTO.

Façam suas partes meus queridos!
Sejam pessoas honestas e cidadãs. Lutem por suas famílias e por você memo. Consiga paz, saúde e riqueza. Lutar contra o sistema é perda de tempo!

Radialistas, mídia, parte podre da população, padres, policiais e empresários jamais deixarão o povo fazer o que é correto.

Votem nulo e sigam suas vidas. Lutem pela honra e justiça, não se desgaste com a política.

As finanças/dinheiro é uma arma e a política só diz o momento certo de puxa o gatilho.

Pessoas ligadas a política não lutam mais por seus valores, apenas pensam em lucrar, ter estabilidade, privilégios e em ganhar dinheiro fácil.

Continue sua vida. Deixe a política de lado. Trabalhe, viva, se divirta e mandem todos políticos para o inferno assim que tiver oportuniade.

Sim, eu sei que sou mais um robô comandado pelo sistema. Só que o que eles não sabem é que este robô sabe muito bem onde cada valor está contido.

Políticos, policiais e mídia... tenho nojo de vocês.

Porque leio tudo isso?
Porque quanto mais leio isso, maior é minha satisfação em escrever algo assim.

"Anonimo. Isto é apenas um pensamento, uma forma de expressar minha idignação por tudo que acontece na política, orgãos públicos, jornais, rádios e ignorância de empresários que se embebedam pelo poder da polítitica."

Anônimo disse...

ALGUÉM FALOU EM IMPEACHMENT?

Para o afastamento de um gestor de seu cargo creio que deverá ser primeiro provado crime político. Carlito está fazendo tudo dentro da lei. Aumentos sempre aconteceram e sempre acontecerão... Se unissem forças para trabalhar junto com o prefeito o resultado seria melhor e mais rápido, não entendo porque tirar o homem que mal começou a trabalhar. Tempestade em copo d´água em minha opinião.

Unknown disse...

Quem falou em impeachment tem esterco no cerebelo. Quando um político rouba e deixa seus secretários roubarem à vontade os críticos de plantão bem como os pseudo-radialistas de Joinville se calam, nada dizem.
Agora quando esses mesmos radialistas perdedores fazem uma orquestração contra a gestão séria, sem corrupção, do Carlito, esses críticos de plantão falam em impeachment. É ridículo, ser manipulado por bandidos fantasiados de radialistas. É por isso que nosso país está assim. Falta total de conhecimento e educação.

João Alberto Proch disse...

Promessas de Carlito:

MAIS UMA MENTIRA /TLL

O prefeito prometeu que só cobraria a taxa (TLL) quando a empresa fosse aberta.

Sorry ele mentiu.

Muitos já estão recebendo de novo TLL.

Mas ele vai mostrar o "livrinho 13" para dizer NÃO ESTÁ ESCRITO.

Mas ele falou!!!
Bem, palavra para o Carlito não vale.

Anônimo disse...

Enquanto isso a calçada em frente ao cemiterio aguarda a restauraçao. Prometer e facil...

Francisco disse...

Um cidadão chamado Victor disse que com joinville já é a segunda cidade que ele foge devido a administração do PT.
Será que o problema dele fugir é o PT, ou ele é um daqueles que saem fugidos de cidades por serem golpistas.
Fica a dúvida no ar....

olho vivo disse...

o carlito como todo os petistas é muito bom no discurso mais na pratica uma deçepção.
isto é o que me deixa mais irritado,pra eles ninguem presta,mais na eleições fazem coligações até com o diabo,prometem o mundo e os fundos,depois de eleitos se esquecem das promesas e das alianças.me diga com quem te alias que direi quem tu es...

Luiz disse...

Nossa o cara mau começou a governar eu quero ver daqui ha 3 anos tá muito cedo para avaliar qualquer coisa!!!

Isso aqui virou um muro de lamentações das viuvas demotucanas tchebaldistas!!!


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Luiz disse...

Só mas uma coisa os que estão vindo comentar agora odiavam esse jornal há 6 meses atrás tudo muito estranho ou falta de convicção ou mau caratismo mesmo!!!!!

Mario Celso disse...

VAMOS
DIRETO
AO PONTO :

Porque ninguem questiona a pesquisa

Porque ninguem fala que os números foram manipulados

E, porque todos aceitam que; o povo realmente acha que o Carlito mente.

Se a pesquisa for verdadeira então o povo tá muito decepcionado com o prefeito .

Carlito 22,14 de aprovação e o Tebaldi com 39% de aprovação depois de tudo que aconteceu.
O que é isso !

Anônimo disse...

Vou deixar de comentar nesse blog, que agora compartilha com Tebadi, Beto Gebaili, Toninho Neves, Luiz Verissimo e tantos outros corruptos de Joinville. Muitos não são comentários, são ofensas. Fator que caracteriza esse espaço como algo avesso ao bom jornalismo. Alias, jornalismo que de alguns meses para cá, tem decaido muito. Não se observa nesse jornal o relato dos fatos, e sim uma raivinha escondida. Um exemplo do que digo, é permitir que pessoas apenas vomitem sua frustações como a de dizer que Carlito está inaugurando obras de tebaldi, quando o correto é afirmar que ele está terminando aquilo que era para o ex-prefeito terminar. Alguns dizem que faltavam apenas pequenos detalhes para concluir a revitalização das praças centrais. Ora, se essas pessoas julgam que R$ 250 mil são pequenos detalhes, então não tem noção de valores. Termino por aqui meus comentários.