Assessor do vereador Bento faz campanha ilegal na Univille

A briga pelo comando do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univille está movimentando não só os alunos, mas também, setores partidários. Dois assessores do PT, que possuem cargos comissionados, são apontados por fazer campanha para a chapa Expressão Universitária.

Douglas Almeida, assessor do vereador Manoel Francisco Bento e Rafael Meurer, filho do vereador Belini Meurer e Coordenador de Assuntos da Juventude da Fundamas, aparecem como agentes externos na campanha ao DCE. Almeida é visto com frequência pelos corredores da Univille, ajudando a pregar faixas e distribuindo panfletos. Além disso, ele também estaria passando em salas de aula para fazer campanha, mesmo sem ser aluno.

Uma das testemunhas da interferência na campanha é um estudante do 2° ano do curso de Ciências Biológicas, que prefere não se identificar. Segundo o rapaz, Douglas passou nas salas há duas semanas. "Ele fez propaganda para a chapa deles e também entregaram material de campanha", afirmou.

Meurer teria outro papel na tentativa do PT de chegar ao poder no DCE da Univille. Em um folheto de quatro páginas da chapa, Rafael assina como diagramador. Ele não foi encontrado pela reportagem.

Outro fator que vincula o PT na campanha da Expressão Universitária é a candidata a presidente, Daniela Alves Machado, do curso de Letras. Ela é filiada ao PT, mas acredita que isso não interfere no movimento estudantil. "As pessoas da minha chapa sabem disso, então é uma relação tranquila", afirma.

Douglas chegou a ser advertido verbalmente por membros da Comissão Eleitoral, mas mesmo assim, esteve na Univille com material de campanha da chapa na noite de segunda-feira, segundo membros da comissão eleitoral. O assessor nega as acusações. "Eu não sei de nada disso, eu não sou mais aluno, agora é pessoal de lá que está tocando a campanha. Em eleição o pessoal sempre inventa de tudo", argumentou.

Disputa tem recorde de chapas

O DCE da Univille teve recorde de inscrições nesta eleição, com seis chapas disputando a representação de quase 10 mil universitários. O interesse talvez se explique por conta das trapalhadas da última gestão. Comanda por Carlos Ghelem, filiado ao DEM, a gestão “Mude” tentou realizar alterações estatutárias para se prolongar no poder.

Depois de um ano no comando, Ghelem conseguiu aprovar a prorrogação do mandato por mais seis meses. O que os estudantes não perceberam é que ele poderia se recandidatar a um mandato de mais dois anos, podendo chegar a três anos e meio no poder.

Os estudantes se revoltaram e derrubaram a administração Mude. No primeiro semestre de 2009, o DCE passou por uma administração provisória. Segundo o presidente da comissão eleitoral, Rafael Tribess, “há na Univille um movimento muito grande de partidos políticos” afirmou.

A votação, marcada para dia 22, começa às 8 horas da manhã e termina somente às 21 horas, nas unidades Bom Retiro, Centro e São Francisco do Sul.

10 comentários:

Anônimo disse...

Mais um assessor do vereador Bento envolvido em escandulo, antes era aquele outro assessor que distribuia reliase a emprensa falso, agora um assessor pago com o nosso dinheiro-imposto, fazendo e andando o dia inteiro na univille isso é um absurdo, e o vereador bento lider do governo nada faz, tem que nomear assessor para trabalhar para o povo e não para ficar peranbulando por ai. Bento não fiscalisa nem os próprios assessores em diria a nossa cidade.

Anônimo disse...

Bento não gosta de FISCAIS.
Quanto mais fiscalizar.

Anônimo disse...

Além do assessor do Vereador Bento e do filho do Vereador Bellini, é bom lembrar que existem outros envolvidos nessa chapa. O Presidente da Juventude 'Socialista' (Socialista?) do PDT, Robson Cunha (que até onde sei é Assessor de Imprensa da Secretária de Habitação) e o o Presidente da Juventude do PMDB, Charli Bardini (Funcionário da Câmara de Vereadores). A Coordenadora de Juventude da Prefeitura (Juliana Rocha) também tem dado umas voltas nos corredores da Univille. Esse povo e seus partidos usam o nosso dinheiro, para seus projetos de poder!

Unknown disse...

É, parece que a campanha anti-PT escancarou na Gazeta...Já tentaram perguntar se componentes de outras chapas não são filiados a partido nenhum? Só a filiação da Daniela importa? Por favor, estão perdendo a noção de tudo, baixando o nível de um veículo de comunicação que já foi orgulho de todos nós... Daqui a pouco vão contratar o Gebaile, o Toninho e o Veríssimo... Repito, se orientem senhores, ainda há tempo de retornar ao bom jornalismo que apresentavam, há poucos dias indaguei sobre a tiragem do jornal e ninguém me respondeu, como está a venda da Gazeta? Se estão "se lixando" para as vendas estão "se lixando" para o leitor... A turma do Tebaldi nunca vai ler A Gazeta, e o povo do Kennedy é muito pouco, o jornal vai terminar acabando, culpa da irresponsabilidade de vocês, digo isto com muita mágoa e rancor, pois considerava esse jornal como sendo um pouco meu também.

Unknown disse...

Sou aluno do Curso de Economia, onde este curso é lecionado na
Univille unidade centro, porém essa chapa Expressão Universitária teve a cara de pau de passar na minha sala fazendo campanha, até não sou contra, mas fiquei inignado onde no verso do folder de prosposta deles, está nominata completa da chapa, e vefiquei que não há nenhum representante de algum curso da unidade centro que são: Economia, Pedagogia e Medicina. Será que nossos votos não valem nada??? Ou será que fomos esquecidos??? Este é o meu segundo curso superior que faço na Univille, e lembro que em 2002 esta mesma chapa concorreu para a eleição do DCE. Afinal eles ganharam porque vieram uns 7 onibus de estudantes de outras univesidades para fazer BOCA DE URNA, e o mais admirável é que havim assessores de políticos PT no meio, resumindo, já não votei nessa chapa em 2002, não votei para o PT na eleição para prefeito e não vai ser agora que vou votar neles novamente.

Anônimo disse...

concordo plenamente que esta chapa esta repleta de pseudo participantes do movimento estudantil, mas não esqueçamos que a zona no DCE começou exatamente qdo o Sr. Bruno Belo quis presidir a força o DCE, aproveitando a fraca gestão do MUDE em 2008. Abram os olhos acadêmicos, tem mais lobos em pele de cordeiros que imaginos...

Maikon K disse...

Durante cinco anos estudei na Univille e nesse tempo me envolvi com o "movimento estudantil" de lá.

Durante a minha vivência no "movimento estudantil" as figuras do Douglas e Rafael, ambos do PT, Charli Bardini, do PMDB e tantos outros do PDT, Esquerda Marxista, PSDB, Pc Do B, DEM e afins estiveram por lá, seja como estudante e ex-estudantes depois que sairam dos bancos universitários.

Essas figuras sempre tiveram um problema em comum, que era e ainda é, tentar manipular, aparelhar, empurrar goela abaixo as decisões externas, tomada em gabinentes, onde geralmente até mesmo os estudantes da univille não estão por dentro....aí, fazendo funcionar o DCE da UNIVILLE de acordo dos interesses dos agentes externos.

Por isso, não é problema o estudante ser filiado ao Partido Político ou tá ligado a uma organização política anarquista ou um movimento social externo do "movimento estudantil" da univille, o grande problema é querer "guiar de fora", enquanto deveria tá lado a lado dos estudantes da univille e não buscando dirigir ou manipular.

abraço
maikon k
www.vivonacidade.blogspot.com

Anônimo disse...

NEPOTISMO NA FUNDAMAS !

FILHO DE BELINE MEURER, PROFESSOR DA UNIVILLE É CONTRATADO DA FUNDAMAS ? O REI DA ÉTICA ESTÁ SE LAMBUSANDO NO MEL ! QUANTO HIPOCRESIA, FORA CHAPA EXPRESSÃO ! cHEGA DE PARTIDOS POLÍTICOS USAREM OS ESTUDANTES COMO MASSA DE MANOBRA !

Carlos Henrique disse...

Nossa...parece que o pessoal do DEM tá fazendo serviço direitinho, tem até gente em três chapas da Univille, mas isso ninguem fala. Quanta hipocrisia...porque a maioria é covarde e não coloca o nome??? Comentário anônimo não tem valor algum. Parece que a eleição da Univille é todos contra a Dani...enquanto isso o Vieira e sua chapa (do ALEX) vão comendo pelas beiradas. Talvez seja isso que os anarca/psol e a JR (DCE é pra lutar) queiram...
abraços

Everton disse...

Como sempre, os partidos políticos estão envolvidos nas eleições para o DCE da UNIVILLE. DEM, PMDB, PT, PSDB, PCdoB, todos eles estão atrás de mandar no diretório e, quem sabe, forjar uma nova "liderança" política na cidade. Faz dois anos que eu me formei, e nada mudou neste tempo.