Luiz Henrique aposta suas fichas na eleição de Berger

Com a eleição em Joinville praticamente definida, com seu novo candidato, Darci de Matos (DEM) amargando índices que oscilam na casa dos 30% enquanto o oponente Carlito Merss (PT) varia na casa dos 70%, não resta alternativa ao governador que viajar para Florianópolis, abraçar a campanha de Dario Berger e tentar lá algum motivo para festejar no próximo domingo. Mas, mesmo em Florianópolis o governador Luiz Henrique pode ter surpresas e motivos para dormir cedo no dia 26, sem ligar a televisão. Se em Joinville seu novo candidato amarga índices baixíssimos na aceitação e altos na rejeição, por conta de ter sido flagrado em escuta telefônica (autorizada pela Justiça) pedindo dinheiro desviado da Saúde, também em Florianópolis seu preferido também tem problemas.

Dário Berger continua sob investigação do Ministério Público Federal na operação que ficou conhecida nacionalmente como “Moeda Verde”. Como tem foro privilegiado, a denúncia devera ser oferecida no Tribunal Regional Federal em Porto Alegre. Berger é investigado por supostamente usar do cargo de prefeito para beneficiar interesses privados no processo de aprovação da Lei 207/2007, que favorece grandes empreendimentos hoteleiros.

Em conversas telefônicas interceptadas pela Polícia Federal e que geraram a Operação Moeda Verde, Berger diz que “gostaria de ajudar” Fernando Marcondes de Mattos, dono do Resort Costão do Santinho em seu projeto imobiliário.

O Ministério Público apura possível descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A lei 207/2007, de autoria de Berger, concedeu renúncia fiscal aos empreendimentos, sem prever medidas compensatórias, estimativa de impacto orçamentário-financeiro e atendimento da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Denuncia de improbidade administrativa (como a ACP 023.06.355556-8) e as alegações na propaganda eleitoral de que teria computado sete mil obras em seu governo, contabilizando até troca de lâmpadas na somatória, estão entre os motivos de desgaste do prefeito florianopolitano nos últimos dias. Em debate recente, ao ser indagada sobre esta caixa preta de obras realizadas, a candidato Ângela Albino (PC do B) desafiou, publicamente aos marketeiros e ao próprio candidato Dário Berger a apresentar as provas da existência das obras. Dário, claro, não apresentou os dados nem durante o debate nem depois do debate.

É uma soma de fatores que também em Florianópolis desgastam mais um candidato de Luiz Henrique. E, assim como em Joinville já é certeza, em Florianópolis o governador pode ter uma surpresa no próximo dia 26.

9 comentários:

Anônimo disse...

Esse jornal deveria falar mais das coisas boas que os candidatos tem a apresentar.
Todos eles tem defeitos, todos eles fazem para si.
Mais quem sabe se mostrassem mais o lado bom deles as coisas seriam pelo menos, mais amenas para nos eleitores e leitores.

Ricardo disse...

É verdade.
Aqui em Joinville não se pode falar mal dos candidatos que o LHS apoia, pois é assim: Deus no céu e LHS em Joinville. Estou torcendo contra o PMDB e principalmente contra o LHS, quero que tenha muitas derrotas.
Ass: Joinville cansado desse Governo.

Anônimo disse...

Função de jornal e jornalista é não aliviar. As coisas seriam "amenas" se o eleitor tivesse a capacidade de se revoltar e expugar o lado ruim da política.

Enquantro nosso eleitor procurar as "amenidades" de um horario eleitoral leve, fantasioso e lindo, contuinuaremos assim

NÃO VIVEMOS NUM MUNDO DE MORANGUINHOS...

A GJ faz bem em mostrar isso... Devia também mostrar as obras de papelão do tal SR. Berger em FLN.

Anônimo disse...

Continue na mesma linha de pensamento GAZETA,quer notícia boa vai ler livro de culinária.

Anônimo disse...

Boa Tarde Pessoal!!

È admirável a forma como eleitor possui a memória curta, escandalos e mais escandalos no Governo Lula, caso Mensalão, Dolar na cueca e por ai a fora, LHS, um político totalmente favorável e tendencioso a joinville, inúmeras obras beneficiando a nós e em uma eleição que foi totalmente manipulado pelos meio de comunicação, no caso PT e PP, venham criticar ao nosso governador que apenas aposta em que fará melhor por joinville?...È por isso que o Brasil não vai para frente pessoas desse tipo de intelecto, so sabendo criticar e nao ajudar...

Grande abraço a todos!!

Unknown disse...

Interessante como as pessoas julgam um governo que só sabe falar de Centreventos, Arena, Escola Bolshoi e Asfalto ser um governo que atende as necessidades do povo, imagino que saúde de melhor qualidade, fim das filas nos hospitais, saneamento básico (vejam bem disse BÁSICO) e moradia para as populações mais carentes sejam necessidades secundarios senão terciárias. Joinville precisava e precisa resolver muitos problemas não menos importanes do que ter prefeito que se preocupa em comprar vaga de time em campeonato, deputado que auxilia em esquema de propina de laboratórios médicos, enfim.... fico feliz porque me parece que a maioria do eleitorado está enxergando certas coisas que antes não viam. Parabéns a mídia sem rabo preso, parabéns eleitor bem informado e principalmente parabéns para o decreto do fim da Monarquia do Luiz Henrique.

Luiz Olavo.

Anônimo disse...

João diz!

Parabéns Gazeta de Joinville!
Falar a verdade para quem sempre defendeu a mentira, realmente é muito dolorido.
A esperança está vencendo o mêdo.
Pensei até que iam trazer a Regina Duarte para Joinville.
Lembrando Guilherme Arantes
"... amanhã, será um lindo dia..."
Oh que felicidade.

Grande abraço Joinville

Unknown disse...

Vera disse...
O Governador Luiz Henrique, foi infeliz em não valorizar o povo Joinvilense, que tantas vitórias deu a ele com os votos daqui da maior cidade Catarinense.Pois não encontrou candidato que pudesse reprentar Joinville. Plantou O Sr.Mariani, não deu importância nenhuma aos canditados daqui,na opinião dele deve não ter achado preparo algum em nemhum deles.Agora com a maior cara de pau, tem coragem , falta de vergonha na cara de ficar subindo em palanques e dando apoio ao Darci. Mas o povo Joinvilesse está cansado do mandato de PMDB PSDB e toda sua corja. Não acredito em milagres em politica, mas acredito que Deus não vá permitir que eles continue no poder. Haverá mudança...eu creio na vitória do PT. E parabéns a Tania pela coragem de dizer não ao todo poderoso. Espero justiça de Deus e só ele sabe o pq.Fiquem com Deus.

25 de Outubro de 2008 23:41

editar comentário publicar este comentário

Anônimo disse...

esse jornaleco de vcs deu furo dario berger vence em floripa podem chorar junto ! aqui em joinville vcs levaram agora quero ve no " pt" que vai dar.