Contra a corrupção: MPE-SC premia melhores trabalhos

A avalanche de corrupção na administração pública faz com que o eleitor passe a desconfiar cada vez mais das intenções de políticos oportunistas. Os escândalos se multiplicam na imprensa diariamente indo desde cobrança de propina a negociatas de toda sorte, interesses espúrios de gente que se utiliza do mandato público para cuidar de seus próprios interesses.

Para tentar mudar esta realidade, nada melhor do que levar o tema para escola, semeando nas crianças valores de cidadania, honestidade e senso crítico. Foi o que fez o Ministério Público Estadual de Santa Catarina (MPE-SC), idealizador da campanha “O que você tem a ver com a corrupção”.

Na última sexta-feira (17), representantes do MPE-SC vieram a Joinville para premiar os alunos destaques do concurso que foi dividido em três categorias: desenho (até a 4ª série), redação (até a oitava série) e projetos (ensino médio). O evento aconteceu no auditório da Univille.

“Temos de abolir a Lei de Gerson, lutar pela honestidade, incentivar as crianças a cobrar dos pais quando estes praticam ações desonestas”, lembrou o promotor Carlos Eduardo Abreu Sá Fortes. Ele também falou que o voto consciente é o melhor instrumento para depurar a sociedade contra a corrupção.

Para o representante do MPE, atualmente, a impunidade de políticos corruptos está diminuindo principalmente em função do papel que a imprensa desempenha. “A mídia ajuda a revelar as falcatruas pela pressão do povo”, afirma.

Um dos alunos premiados com troféus por sua redação foi Jefferson dos Santos Kuehlkamp, 15 anos. Acompanhado pelos pais João Kuehlkamp e Maria Helena dos Santos Kuehlkamp, ele criticou a corrupção na política. “Isso me envergonha muito. Essa forma suja de as pessoas tentarem tirar alguma vantagem sobre os outros. Temos que mudar essa realidade”, afirmou o jovem.

Conheça os alunos e as escolas vencedoras

DESENHO 1
Matheus Monteiro Leite
Escola Municipal Doutor José Navarro Lins

DESENHO 2
Bruno Pereira Simões Alves
Escola Municipal Amador Aguiar
Paulo Ricardo Felisbino
Escola Municipal Amador Aguiar
Caroline Cavalheiro
Escola Municipal Amador Aguiar

PROJETOS
Escola Carmen Seara Leite
Escola Estadual Profª Antônia Alpaides Cardoso dos Santos
Escola Estadual Presidente Médici

REDAÇÃO 1
Jessi Keren Padilha
Escola Municipal Anaburgo
Salvador de Oliveira Cercal
E. E. Professor Gertrudes Benta Costa
Viviane Elaine Padilha
Escola Municipal Anna Maria Harger

REDAÇÃO 2
Jefferson dos Santos Kuehlkamp
Escola Fundamental Rui Barbosa
Paula dos Santos Conde
Escola Estadual Presidente Médici
Ângela Kofferman, Janaína Cunha, Jéssica Pietro Belli, Ana Claudia Goltz, Betina dos Santos Terres, Valmor Correa da Silva Junior
Escola Municipal Amador Aguiar

Nenhum comentário: