Todos os institutos confirmam Carlito prefeito

Provável eleição de Carlito Merss a prefeito de Joinville representa o fim de uma era no poder em Joinville

A menos que todos os institutos de pesquisas estejam errados, o prefeito de Joinville a ser eleito no próximo domingo (26) será o petista Carlito Merss. Depois do Instituto de Pesquisas Sociais da Univali mostrar Carlito na frente com 74 pontos percentuais contra 26 pontos de Darci de Matos (DEM), e do Instituto Mapa retratar Carlito com 69 pontos contra 31 de Darci, e, nesta semana do Instituto Brasmarket também mostrar Carlito na frente com 67 pontos percentuais contra 33 de Darci, a reversão do quadro eleitoral em proporção suficiente para mudar a posição dos dois contendores ganha contornos de verdadeira impossibilidade a poucos dias do pleito.

E para confirmar os números, a Gazeta de Joinville contratou na capital paranaense o Instituto de Pesquisa Visão – Marketing e Opinião Pública, para confirmar ou não a tendência dos números em favor de Carlito. Nos dias 20 e 21 deste mês os técnicos do instituto ouviram 599 pessoas, de todos os estratos sociais, de diferentes níveis de formação, sexo e idade para saber quem ganha a eleição em Joinville. Conforme o estudo, Carlito vence o pleito com 67% dos votos válidos contra 33 pontos percentuais de Darci de Matos.

Considerando os votos totais, com nulos e brancos, Carlito deve chegar na frente com 58,76% contra 29,22% de votos atribuídos a Darci. A pesquisa constatou que 8,01% dos entrevistados ainda estão indecisos e 4,01% anulam o voto.

O Instituto Visão também constatou o crescimento nos índices de rejeição do candidato do DEM nos últimos dias. Segundo os técnicos do instituto, 46,58% dos entrevistados disseram que não votam em Darci de jeito nenhum. O índice de rejeição de Carlito esta em 22,20%.

Independentemente de seu voto, quem vai vencer?

Mas, o número que efetivamente chama atenção na pesquisa do Instituto Visão está na percepção do eleitorado quando se pergunta quem deve ganhar a eleição. A resposta segue a tendência em favor do candidato do PT. Para 81,64% do eleitorado a eleição de Carlito no próximo domingo é uma certeza. Por outro lado, apenas 12,69% dos entrevistados ainda acham que Darci é o candidato que deve vencer. 5,68% disseram não saber quem vai ganhar.

A pesquisa do Instituto Visão ouviu 599 pessoas entre nos dias 20 e 21 em todos os bairros de Joinville. A margem de erro é de quatro pontos percentuais tanto para mais quanto para menos. A pesquisa está registrada na 96ª Zona Eleitoral de Joinville, autos 970/2008, protocolo 114491/2008.

A eleição de Carlito Merss a prefeito de Joinville representa o fim de uma era no poder em Joinville, a interrupção de uma fórmula de governar fundada menos na instituição e mais no arco de alianças e círculo de amizades. O ciclo Marco Tebaldi chega ao fim com a eleição de Carlito, colocando um ponto final numa administração envolvida em escândalos, como o da fraude na Saúde, desvios como o do cheque de R$ 35mil depositados e reapresentados na conta pessoal do prefeito, truculência como a empreendida contra a comunidade do Boemerwaldt e contra os padres que protestaram contra o aumento da água.

A pesquisa completa está na edição 225 da Gazeta, nas bancas desde as primeiras horas desta quinta-feira 23

5 comentários:

Anônimo disse...

A pesquisa recente é um índice do processo de democratização do país. É uma amostra que o povo brasileiro não está condicionado ao voto de cabresto, mas ao aumento da consciência política. A mudança com Carlito Merss é simbólico de uma vontade coletiva de alteração de um grupo de políticos disfarçados de bons moços, mas atrelados à velha política do favor e dos interesses domésticos em detrimento do interesse público. O grito de agonia dos "donos do poder" é risível, poisnão fazem distinção entre democracia e ditadura, revolução e continuidade. O discurso do "medo" perdeu.

Anônimo disse...

menos sonia, foi apenas uma briga de poderes bem mau resolvida e sobrou o carlito que foi o mais persistente, ninguem elege cachorro ou xaxim, nisto eu acredito que acabou o voto de cabresto.
anonimo

Anônimo disse...

Não seja ingênuo(a)!!
Não falamos de xaxim ou cachorro, mas de organizações políticas expressivas, de ideologias diferentes, caso você não tenha percebido.

Unknown disse...

Olá Povo,
Enfim "o grito" soou...CARLITO PREFEITO e acabamos assim com essa mesmisse na Prefeitura e na Cidade de Joinville. Carlito representa, mesmo, o POVO, sem máscaras, sem maquiagens. O Povo POVO na Manchester Catarinense. É possível fazer política com honestidade e partindo da premissa de que.."os homens firmaram um pacto social, se organizaram e tornaram possível o convívio em sociedade. isto é política! ela visa sobretudo o bem comum e a felicidade. CARLITO É TUDO ISSO E REPRESENTA BEM ESTES ANSEIOS.E contrariando uma das célebres frasez de Martin Luther King....OS BONS ROMPERAM O SILÊNCIO E CRAVARAM "13" para Joinville ser MAIS CIDADE AINDA. Parabéns CARLITO...QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO TE ABENÇOE NESTA CAMINHADA. ESTAREMOS CONTIGO...ACREDITE E CREDITE NISSO.
Um grande abraço.
LUIZ NÉRY MIRANDA
"PROFESSOR MIRANDINHA" Escola Dom Pio De Freitas .

Anônimo disse...

Não comemorem antes dos 4 anos de mandato, não torci pelo Carlito, mas desejo toda a sorte, para que ele possa comandar Joinville, e que consiga melhorar as coisas que estão ruins. E acho que o Carlito ganhou pois foi persistente, e não que o Darci era fraco, afinal ele foi o vereador mais votado na ultima eleição. Em fim, o que seja feito o melhor para Joinville, e que a cidade se torne, realmente uma cidade das flores.