“Joinville não tem mais rei”

Kennedy Nunes avalia a vitória de Carlito Merss e a derrota de LHS em Joinville

Essa foi a quinta vez que o novo prefeito de Joinville, Carlito Merss (PT), concorreu ao cargo. Eleito duas vezes deputado estadual e três vezes deputado federal, Carlito será o primeiro prefeito do PT a governar a cidade. A eleição que terminou no domingo com 170 mil votos para o petista e 104 mil para Darci de Matos (DEM) quebra jejum do partido na administração da cidade e, segundo o deputado estadual Kennedy Nunes (PP), marca o fim da gestão de direita. Ele, que foi o terceiro candidato prefeito mais votado no primeiro turno, disse que agora “Joinville não tem mais rei”.

Todo elástico uma hora cansa e chegou a hora do elástico desse governo cansar, a população acordou. Tem uma hora que chega a mudança e o eleitor previu isso. É o fim de um império, um grupo que mandava. Na minha análise, o maior derrotado não é o Darci, mas o governador Luiz Henrique [PMDB]. E a mudança é a grande vencedora, afirmou.

O governador Luiz Henrique foi prefeito de Joinville em 1996 e em 2000. Afastou-se em 2002 para disputar o governo do Estado, assumindo em seu lugar o tucano Marco Tebaldi, reeleito em 2004. Os dois apoiaram Darci nesse segundo turno, mas na primeira fase do pleito estavam divididos. Luiz Henrique apoiava Mauro Marini (PMDB), que teve 12% dos votos. Nas palavras do próprio Tebaldi, a tríplice aliança que se revezava no poder da cidade sai arranhada desse pleito.

Em Joinville, ela [tríplice] sai arranhada, sem dúvida. Não sei se a médio prazo vamos conseguir refazer isso. Mas temos que nos esforçar. Esse é o caminho que conduz a 2010. Dessa eleição, podemos tirar uma lição para a disputa pelo governo do Estado em 2010, analisou.

A senadora Ideli Salvatti (PT), que desde o início apoiou a campanha de Carlito, acredita que o resultado das eleições no estado mostra que não há favoritos para 2010. Nós tivemos uma diversificação muito grande. Ninguém pode dizer que saiu muito vitorioso ou muito derrotado. Em uma perspectiva para 2010, não temos uma pessoa ou partido que se destacou, vamos ter um pleito muito acirrado, avalia.

Sobre a vitória de Carlito, a senadora acredita que foi resultado de um desejo de mudança da população e representa também uma perda de forças do governador e de seus aliados. Essa mudança já estava latente e a população mostrou isso de forma muito concreta no primeiro turno, apontou.

Após o resultado, Tebaldi avalia que os partidos deveriam ter se unido desde o início. A crítica é ao PMDB da cidade que no segundo turno rachou e algumas lideranças, como a vereadora reeleita Tânia Eberhardt, apoiaram Carlito. E ainda a Rodrigo Bornholdt, que por acordo deveria apoiar Darci no segundo turno, mas escolheu o petista, segundo o prefeito.

Derrotado nas urnas em Joinville diz que é preciso respeitar “a voz do povo”

Derrotado nas urnas pelo petista Carlito Merss, o candidato derrotado à prefeitura de Joinville Darci de Matos (DEM) afirmou que é preciso respeitar a decisão das urnas, que representa a voz do povo. Carlito Merss ficou com 62,15% (170.955) dos votos válidos e Darci de Matos, com 37,85% (104.135). Compareceram às urnas 86 69% do eleitorado. Os votos em branco somaram 6.911(2,34 %), e os votos nulos, 13.167 (4,46 %).

Foi uma eleição difícil, dura. Eu não tinha experiência de segundo turno, nem de primeiro. Acho que eu e o Fábio [vice na chapa] fizemos um bom trabalho e só temos a agradecer, principalmente aos mais de 100 mil eleitores que acreditaram na nossa proposta, disse Darci.

Voltando para Florianópolis

Agora, ele reassume o cargo de deputado estadual. Eu parabenizo o Carlito pelo resultado e tudo aquilo que eu puder fazer para ajudá-lo a desenvolver um bom trabalho, eu vou fazer. Nós temos nossos partidos, nossas ideologias, mas nosso maior partido é Joinville, defendeu.

O vice na chapa de Darci, vereador Fábio Dalonso (PSDB), também desejou sucesso a Carlito a partir de 2009 e refirmou que é preciso respeitar o resultado e dar apoio para que o petista faça um bom governo. “A urna é soberana e essa foi a vontade do povo joinvilense”.

Veja como ficou a votação bairro à bairro

2 comentários:

Anônimo disse...

Carlito só foi eleito uma vez deputado estadual, e não duas.

Anônimo disse...

O seu anônimo não chore. Se o Carlito não foi DUAS VEZES deputado estadual, mais foi tres vezes DEPUTADO FEDERAL. anônimo