Para historiador, futuro político de LHS está ligado somente a Joinville

Segundo especialista, a vitória de Carlito alavanca candidatura de Ideli em 2010

O resultado da disputa pela prefeitura em Joinville (SC) pode indicar tendências para o cenário político catarinense. A derrota de Darci de Matos (DEM), nas urnas nesse domingo, significa uma derrota pessoal do governador, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). É o que avalia o historiador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Waldir Rampinelli.

“O Luiz Henrique é de lá [Joinville], foi prefeito de lá e apostou muito na cidade. O resultado das urnas é uma derrota acachapante para o governador, analisou Rampinelli. Por outro lado, a vitória do petista Carlito Mers representa uma vitória também da senadora Ideli Salvati, que apoiou o candidato e quer ser governadora, aponta o historiador.

Joinville tem hoje 487 mil habitantes mais do que a capital Florianópolis e 340 mil eleitores. A partir da década de 1950 viveu um período de grande expansão da atividade industrial, chegando a ser chamada de a Manchester Catarinense, uma alusão cidade inglesa, que foi um dos berços da revolução industrial.

Mas, de acordo com Rampinelli, hoje a cidade vive outra realidade. Joinville foi muito importante em Santa Catarina nos anos 1960 e 1970 por causa da industrialização. As pessoas vinham muito do interior para trabalhar em Joinville e havia emprego para todo mundo. Hoje, a cidade não tem mais esse surto industrial e já há pessoas fazendo o contrário, voltando para o interior. Joinville não abriga mais tanta mão-de-obra, apontou.

No primeiro turno, Darci de Matos teve 23,96% dos votos contra 36,14% de Carlito, da coligação Joinville de Toda Sua Gente (PT-PR). Rampinelli destacou que os processos de cassação que Luiz Henrique enfrenta atualmente na Justiça, contribuíram para o desgaste da imagem dele e, conseqüentemente, de Darci.

3 comentários:

Anônimo disse...

discordo, que os votos do carlito vai para idelir, uma vez que os dois tem uma trajetoria diferente idelir queimou sua imagem quando deu apoio,em braslia para politicos corruptos, na tentiva de livra-lo da CPI.Ja carlito nao ficou tanto interessado nos holofotes,fez sempre um trabalho, interno ,correto e silencioso e ainda tem um carisma , que a idelir nao tem.

Anônimo disse...

Meu caro anônimo que antecede o meu igualmente anonimato ... se você tivesse assistido as tais CPIs que mencionas, não estarias por aí vituperando fatos que não aconteceram ... a maior ignorância não é o desconhecimento e sim a farsa de se fazer de conta que possui conhecimentos sólidos sobre aquilo em que está patente a ignorância do proferente ...

Anônimo disse...

LHS saiu fortalecido com a vitória de Carlito à prefeitura de Joinville. Porque o acordo da triplice aliança abre um espaço ao DEM ao Governo e LHS ao senado. Por questão fidelidade partidária houve uma estratégia individual e pessoal.