Asfalto de baixa qualidade não resiste a poucos dias de chuva

Ruas recentemente pavimentadas estão completamente tomadas por buracos, comprometendo segurança dos motoristas

Transitar por Joinville nestes dias chuvosos requer atenção. Não só pelo tempo instável, mas principalmente pelo excesso de buracos que se multiplicam pelas ruas da cidade, causando prejuízos e se tornando uma armadilha perigosa aos motoristas.
Em algumas ruas, o asfalto praticamente ‘se esfarelou’. O problema já se tornou comum na cidade, gerando questionamentos sobre a qualidade da pavimentação oferecida aos joinvilenses.

O asfalto da rua Iririú é um exemplo, há buracos em vários trechos prejudicando a segurança de quem trafega pelo local. Na rua Blumenau, próximo a Delegacia Regional, uma cratera se formou, comprometendo o tráfego de ônibus no local. O buraco foi fechado na última terça-feira (21), porém ficou completamente desnivelado.

Estudos realizados por universidades federais apontam que as causas para tanta buraqueira se devem à baixa qualidade do asfalto, ao desgaste provocado por tubulações de drenagem e à ocorrência de infiltração de esgoto. Para muitos engenheiros consultados, os problemas acontecem quando não são aplicadas as normas técnicas brasileiras de boa base, paralelepípedo e de dosagem.

Segundo dados da Secretaria Muncipal de Infra-estrutura, boa parte do orçamento vai para pavimentação ou melhoria de via, porém o excesso de chuva acaba comprometendo a durabilidade do material.

“Não estamos conseguindo arrumar as ruas devido ao excesso de chuva”, argumentou o diretor-executivo da Seinfra, Antonio César Mendes. Ele garantiu que a qualidade do asfalto utilizado em Joinville é de qualidade, não sendo esse o motivo da baixa resistência às intempéries. “Outro fator é a vida útil do asfalto que não é para sempre”, concluiu.

Em março do ano passado, a polêmica tomou conta da cidade. O caso foi objeto de análise na Câmara de Vereadores. Uma CPI para investigar a qualidade do asfalto chegou a ser cogitada, mas os vereadores da base governista não permitiram que a comissão fosse criada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não basta tapar buracos no asfalto, se há uma cratera sendo formada por baixo...basta chover novamente para q um burcão ainda maior e fundo se forme!!! exemplo disso: avenida santos dumond...está um perigoooo!!!!

Anônimo disse...

Novamente garanto. Assim como ocorre com uma obra de maior impacto como a BR 101, o problema vem de baixo. Por mais que o asfalto seja de otima qualidade, com várias camadas, vai sucumbir a inesistência de preparo no solo, que além do tradicional movimento e peso, recebe novas toneladas de peso sem nenhum tratamento ou estudo de impacto. A água que se infiltra em qualquer coisa promove estragos no subsolo ou mesmo logo abaixo da camada, como já disse nosso colega no comentário anterior. É possivel até constatar que em regiões onde caminhões tracionam, fream ou trocam de marchas, mesmo o melhor asfalto começa a ruim e trincar ocasionando buracos mais facilmente com o excesso de chuvas...

Anônimo disse...

Isso é o governo Tebaldi..... votar no Darci é querer que isso continue !!!

Anônimo disse...

Em alguns casos dizer que é culpa do solo tudo bem , agora no caso do iririu e caso de CPI, eu vi com meus olhos eles instalarem o asfalto e uma semana depois ja estava todo esfarelado e olha que nao tinha chuvido ainda nao, e foi colocado em cima do antigo calcamento que nao tinha buracos, e ai qual e a explicacao....o asfalto ali de pisima qualidade mesmo, pura politicagem...