Samu é despejado e obrigado a mudar às presas

Atuando na sede do Hospital Materno-infantil de Joinville desde 2005, Samu foi surpreendido com pedido para mudar de local

A partir do final de novembro, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que funciona desde 2005 em Joinville, vai ter uma nova sede. A unidade vai ter que sair das instalações do Hospital Materno-infantil de Joinville para outro local, não por iniciativa própria, mas por uma imposição da organização social que administra o hospital.

A determinação pegou a equipe do Samu de surpresa na semana passada. Desde a implantação do serviço, o Samu tem como sede um espaço dentro da estrutura do hospital.

Agora, com a Organização Social (OS) Nossa Senhora das Graças gerenciando as atividades do hospital, a OS alega que necessita do espaço para implantar o setor de almoxarifado, o que deixou o Samu na rua.

Sem ter onde abrigar o serviço, a coordenação do Samu procurou a Polícia Militar, que cedeu um espaço no 8º Batalhão, como explica o coordenador mesorregional do Samu, Mauricio Benetton. “Desde que o Samu foi implantado na cidade, sabíamos que nossa sede seria temporária, mas não esperávamos que tivéssemos de sair do Hospital Infantil tão repentinamente. Diante da notícia nos dada na semana passada, comunicando que até o dia 30 de novembro teríamos que desocupar o prédio, fomos em busca de um novo local. A PM atendeu nosso pedido”, explica.

A nova sede funcionará onde operava o Copom. Hoje o local passa por reformas e a mudança deve ocorrer em meados de novembro. “De acordo com a direção do batalhão, as obras estão quase que finalizadas. Acredito que vamos conseguir mudar a tempo. Até o dia 30 de novembro já estaremos com certeza na nova cede”, acrescenta Benetton.

Central unificada

Segundo o coordenador mesorregional do Samu, Mauricio Benetton, a mudança de endereço servirá também para atender uma antiga reivindicação da comunidade: a implantação da Central Única de Emergência. A exemplo das cidades de Blumenau e Balneário Camboriú, o serviço do Samu e da Policia Militar serão integrados. Nessas cidades, desde o início do ano as centrais telefônicas da PM (190), Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193) foram unificadas. O coordenador do Serviço, Mauricio Benetton, explica como essa implantação deve ocorrer em Joinville.

“A integração dos serviços só vem a somar tanto para a população que ao procurar um determinado serviço vai ser direcionada para aquele que atendas as suas necessidades, tanto para nós, uma vez que é muito comum chegar duas ambulâncias de entidades distintas a uma mesma ocorrência. Com a central, vamos ter mais números de linhas disponíveis e otimizaremos o serviço”, complementa Benetton, lembrando que primeiramente a central será unificada apenas entre a PM e Samu, e que posteriormente o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville deve fazer parte da central.

Nenhum comentário: