Quase 50% dos médicos municipais estão de férias

Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br

Um relatório enviado à Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores apontou que quase 50% dos médicos da Secretaria Municipal de Saúde estavam de férias no mês de julho. A secretaria tem um pouco mais do que 300 clínicos, e destes, 128 estavam de férias. A falta de organização da Rede de Atenção Básica, em deixar estes funcionários afastados, fez com que postos de saúde, como os do Boehmerwald, ficassem sem nenhum médico para atender a população.

O relatório é resultado de um pedido de informação realizado pelo vereador Juarez Pereira (PPS), presidente da comissão também composta por Joaquim Quinzinho (PSDB) e Adilson Mariano (PT).

Fila de espera passa de 3 mil

O questionário contém mais de 70 perguntas, feitas ao Hospital São José e à Secretaria de Saúde. Entre as respostas está uma lista de espera para cirurgias no São José, que inicia em 6 de agosto de 2003 e só termina em 17 de julho de 2008. Ao todo, são quase 3,5 mil pessoas na fila por uma operação.

Contudo, o hospital só mandou a classificação de pacientes até metade do ano passado, mas Juarez vai cobrar os dados do final de 2008 e do começo deste ano. A intenção é saber se a lista continua aumentando com a nova gestão.

As pessoas que estão esperando, principalmente as que têm cirurgia marcada para 2003, serão contatadas pela comissão. O objetivo é saber se conseguiram a operação de outra instituição do SUS (Sistema Único de Saúde) ou se pagaram pelo procedimento.

A Secretaria de Saúde também foi questionada pelo vereador sobre os problemas na Rede de Atenção Básica. Em tese, ela deveria atender 80% da demanda de consultas de Joinville. Mas o que acontece, na realidade, é que esses pacientes procuram os PAs e hospitais para fazerem o atendimento básico.

Materno Infantil está sobrecarregado

A mesma constatação foi feita pelo diretor-executivo do Hospital Infantil, Marcelo Soares. Ele afirma que a entidade atende aproximadamente seis mil crianças, sabendo que os pacientes em estado de urgência e emergências não chegam a 2,5 mil. O restante poderia ser atendido pelos postos de saúde.

A comissão entende que é responsabilidade do poder público atender essas crianças. Mesmo com médicos em férias, é cobrada a colocação de outros profissionais no lugar. A Secretaria de Saúde não pode, conforme os vereadores, deixar a população sem atendimento.

Uma das ações da Comissão de Saúde é montar "ponto" para receber sugestões, e principalmente, críticas em frente ao Hospital São José, a partir do dia 10 de agosto. Em médio prazo, os vereadores também irão se instalar no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, no Hospital Infantil e nos Pronto-Atendimentos.

A intenção dos parlamentares que fazem parte da comissão é construir um relatório completo com informações da Secretaria da Saúde, Hospital São José e usuários. Eles receberam muitas reclamações do mau atendimento nos postos de saúde e hospitais. Serão buscadas as justificativas para o mau trato das pessoas.

Postinhos fechados também estão em pauta

A comissão de saúde também é contra reuniões feitas nos postos de saúde em dia de semana. Mas só poderá ser mudada a situação com um projeto de lei que proíba os médicos de deixarem de atender a população para fazer relatórios.

Juarez questiona ainda que Joinville, uma cidade de 500 mil habitantes, não consegue administrar o único hospital municipal, o São José, mesmo que tenha uma receita de R$ 16 milhões que vão para o "ralo".

O presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Silva (PPS), chegou a dizer que o São José era um "buraco negro". "É colocado dinheiro lá, e não se vê melhorias", afirma.

DIÁLOGO COM AS CIDADES VIZINHAS

Para o final do ano está prevista uma audiência pública com os municípios da Região Norte, pois muitos deles encaminham pessoas, que poderiam ser atendidas pela rede básica, para os hospitais de Joinville. Conforme a comissão, a rede de atenção básica também deve funcionar nestes municípios. O objetivo do encontro é dividir a responsabilidade sobre os pacientes de outras cidades.

4 comentários:

Anônimo disse...

É A COMPETÊNCIA DO CARLITO E DE SUA TURMA QUE É DEMAIS.

Anônimo disse...

É A COMPETENCIA DA MARCIA ALACON E DO TARCÍSIO, OS DOIS TÃO MAIS PERDIDO QUE CACHORROS QUANDO CAEM DA MUDANÇA. PERDÃO AOS CACHORROS PELA COMPARAÇÃO.

Anônimo disse...

ISSO É ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, SRSRSRRSRRRR,PÍLULAS DE FARINHA, PÃO E CIRCO PARA ENGANAR O POVO.

Anônimo disse...

Enquanto isso tem Diretor do Carlito sendo Condenado pelo Tribunal de Contas, o Carlito que espere a sua Vez, srsrsr