Postos de saúde fecham nas sextas-feiras

Contrariando os objetivos do Ministério da Saúde, de valorizar o atendimento básico e priorizar os programas de saúde da família nos bairros, a Secretaria de Saúde ordenou para que todos os postos de saúde de Joinville deixem de atender as pessoas nas sextas-feiras, à tarde, para fazer reunião com equipe. Os profissionais usam o tempo para fazer relatórios e avaliar a situação da unidade. Enquanto isso, a população aguarda do lado de fora e volta para casa sem atendimento.

Mesmo com as promessas do atual prefeito Carlito Merss de humanizar o Sistema Único de Saúde, de ampliar o horário de atendimento das unidades e de valorizar os profissionais, os médicos do Jardim Edilene estão descontentes com a situação. Segundo um deles, Renato de Lima Pimentel, é necessário ampliar o “postinho” e contratar mai profissionais para atender a população. Renato também confirmou a informação de que as unidades só fecham por ordem da Secretaria da Saúde.

A equipe de reportagem foi até o “postinho” do Morro do Amaral, que também estava fechado. Nos dois portões de entrada, havia cadeados e nenhuma placa avisando o motivo da unidade não atender a população. No entanto, um cartaz indicava que no dia anterior, quinta-feira à tarde, o posto também não estava aberto por causa da reunião do conselho local de saúde.

Nenhum comentário: