Joinville já soma nove suspeitos e dois casos confirmados da gripe suína

A Vigilância Sanitária confirma dois casos de gripe A (gripe suína) em Joinville e há nove casos de suspeita. O menino de 12 anos, que está doente, veio de uma viagem da Argentina. O outro caso é um homem de 47 anos que viajou para os Estados Unidos. Já os suspeitos vieram de vários paises, entretanto, quatro tiveram contatos com infectados dentro do Brasil. Segundo a gerente da Unidade de Vigilância em Saúde, Jeane Vieira, os casos confirmados são mantidos no isolamento.

Santa Catarina, com 49 infectados, já ocupa a quinta colocação no país em número de contaminados com a gripe A. No Brasil, 680 pessoas estão infectadas. A primeira vítima fatal morreu no Rio Grande do Sul, no último domingo, 28 de junho.

Conforme Jeane Vieira, os suspeitos estão com sintomas moderados. Os exames para a confirmação são encaminhados a Florianópolis e de lá seguem para análise, na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Já os pacientes confirmados estão recebendo medicamentos.

A gerente explica que os sintomas se parecem muito com a gripe normal, febre alta, tosse e dor no corpo. “O que diferencia é ter viajado para fora do país ou contado com casos suspeitos ou confirmados”,afirma. Conta ainda que os suspeitos são monitorados.

Desde sexta-feira (03), somente será dado medicamento para os casos onde o paciente é imunodeprimido, portador de doença degenerativa, ou ter mais de 60 anos e menos de 12. Jeane explica que essa é a orientação dada pela técnica do Ministério da Saúde.

Para orientar a população, o Ministério da Saúde elaborou um questionário com as principais informações sobre a doença.

1. O que é a influenza A (H1N1)?
É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza, assim como a gripe comum, é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

2. Quais os sintomas que definem um caso suspeito de influenza A (H1N1)?
Febre alta de maneira repentina (maior que 38ºC) e tosse podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória; E
• ter apresentado esses sintomas até 10 dias após sair de países que reportaram casos pela influenza A (H1N1);
OU
• ter tido contato próximo nos últimos 10 dias com pessoa classificada como caso suspeito de infecção humana pelo novo subtipo de influenza.

Observação: Contato próximo: indivíduo que cuida, convive ou teve contato direto com secreções respiratórias ou fluídos corporais de um caso confirmado.

3. Em quanto tempo, a partir da transmissão, os sintomas aparecem?
Os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias após contato com esse novo subtipo do vírus e a transmissão ocorre, principalmente, em locais fechados.

4. Há uma vacina que possa proteger a população humana contra essa doença?
Não. Não existe vacina contra esse novo subtipo de vírus da influenza. Há pesquisas em andamento, mas não há previsão para o desenvolvimento desta vacina.

5. A vacina contra gripe comum protege contra a influenza A (H1N1)?
Não há, até o momento, nenhuma evidência de que a vacina contra gripe comum proteja contra gripe do vírus A (H1N1).

6. Há tratamento para Influenza A (H1N1) no Brasil?
Sim. Há um medicamento antiviral (fosfato de oseltamivir) indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e disponível na rede pública de saúde que será usado apenas por recomendação médica, a partir de um protocolo definido pelo Ministério da Saúde. O remédio só faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas. ALERTA: Ninguém deve tomar o medicamento sem indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência ao vírus.

7. O Brasil tem estoque de medicamento para tratamento de pacientes?
Sim. O Ministério da Saúde conta com estoque estratégico suficiente para tratamento de casos de influenza A (H1N1). Para uso imediato, há 6.250 tratamentos adultos e 6.250 pediátricos, que estão sendo enviados aos estados de acordo com a necessidade. Além disso, o governo brasileiro possui, acondicionada em tonéis, matéria-prima para 9 milhões de tratamentos. O medicamento bruto está pronto para ser transformado em cápsulas. O inicio do processamento será indicado pelo Ministério da Saúde, conforme a necessidade.

3 comentários:

Vânia disse...

Muito boa a matéria, mas deveriam divulgar mais o tipo de máscara que realmente pode proteger contra a contaminação do vírus da gripe A.
A máscara que o pessoal aparece usando nas fotos é totalmente inadequada para este fim.

Anônimo disse...

Qual vai ser o procedimento que a secretária de sáude vai adotar durante o festival de dança, Joinville vai receber gente de varios países. A situação da saúde em Joinville está caótica, o que vai ser feito?

Roberto

Anônimo disse...

A minha preocupação é com o festival de dança que vai ser realizado em Joinville a partir do dia 13 de Julho 2009, vem gente de varias partes do mundo para esse festival, a nossa preocupação é, o que e como a saúde publica de Joinville vai evitar a entrada dessa nova gripe numa situação dessa.