Estação de tratamento da Águas de Joinville causa transtorno

Jacson Almeida
jacson@gazetadejoinville.com.br

Moradores do bairro Jarivatuba reclamam do mau cheiro da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Águas de Joinville. O Coordenador I da Área de Controle do Sistema de Esgotamento Sanitário da Amae (Agência Reguladora de Joinville), Joerg Kaulich, admite que o sistema emite odores. Conforme ele, a estação é muito antiga, construída em 1987.

Uma das questões levantadas pelos moradores é a desvalorização dos terrenos e residências da região. “Muitos querem vender, mas não conseguem”, afirma Jesir Cadori Mendes, que vive no local há 18 anos.

Mesmo sendo o que de melhor havia na época, o desconforto já se arrastava quando a Casan era responsável. “Desde que a Casan implantou a estação já se sabia do problema”, alega o coordenador da Amae.

Esse sistema de tratamento faz com que todo o esgoto fique concentrado em lagos, sendo feita a digestão dos elementos orgânicos através de enzimas e luz de sol. Após passar por esses processos, a água sai no Rio Velho. Para o presidente da Amae, Antonio Valdir Riva, essa água que sai não dá para beber, mas não afeta o rio.

RIO ERA LIMPO

Já os moradores da região afirmam que antigamente o rio era limpo, porém ficou poluído devido à quantidade de dejetos. Riva alega que já existia poluição no local.

A Companhia Águas de Joinville fez um acordo com uma universidade de Minas Gerais para obter outras enzimas que melhorassem os odores. Esses novos elementos diminuem o cheiro, mas não eliminam totalmente.

Moradores da região fizeram abaixo-assinado contra estação

Os moradores do Jarivatuba já fizeram um abaixo-assinado contra a estação, mas de nada adiantou. A moradora Jesir lembra que em 1987 prometeram que o local seria uma área de lazer. Conforme ela, a população deveria ser indenizada. “Há dias que não dá para suportar o mal cheiro”, diz.

Joerg afirma que deve ser feito investimento no esgoto de Joinville. Para ele, com o PIB que a cidade tem, o número de coleta e tratamento de esgoto deveria ser maior do que 14%. Riva explica que teriam que ser gastos R$ 350 milhões para deixar Joinville com 100% de esgoto. “Tratar esgoto é mais caro que captar água”, afirma.

Para resolver o problema da região do Jarivatuba, o presidente da Amae adianta que, em curto prazo, poderia se fazer uma cobertura e canalizar o gás emitido e depois queimá-lo. “Já possuímos verba para isso”, afirma. E para médio prazo, precisaria ser construída outra estação parecida com o sistema que estão construindo no bairro Jardim Paraíso. Questionado sobre a quantia de verba que a Companhia Águas de Joinville tem em caixa, Riva explica que o dinheiro que a CAJ possui é para obras atrasadas.

Segundo a assessoria de imprensa da Águas de Joinville, até final de 2010 a companhia quer acabar com esse problema da Estação do Jarivatuba. Uma comissão de técnicos da companhia, junto com vereadores da cidade, visitou na semana passada estações de tratamento de esgoto que foram construídas perto da população e não causaram desconforto.

12 comentários:

Anônimo disse...

E OS COMPETENTES DA FUNDEMA, ONDE ESTÃO? DURMINDO? E O ATANÁSIO (ADVOGADO) E PRESIDENTE DA ÁGUAS DE JOINVILLE? NÃO SABE QUE ISSO É CRIME? ACREDTIDO QUE NÃO, ESSE PESSOAL DO PT É IGUAL AO LULA, PRECISAM ESTUDAR.

Anônimo disse...

FORA CARLITO. FORA PT. ELEIÇÕES JÁ.
FORA CARLITO. FORA PT. ELEIÇÕES JÁ.
FORA CARLITO. FORA PT. ELEIÇÕES JÁ.FORA CARLITO. FORA PT. ELEIÇÕES JÁ.FORA CARLITO. FORA PT. ELEIÇÕES JÁ.FORA CARLITO. FORA PT. ELEIÇÕES J

BRUNO disse...

E a Cia tem mais de 50 milhões em caixa.
Obras para melhorar a vida dos joinvilenses ?? Só ano que vem depois que o PT acertar os esquemas.

Anônimo disse...

E NÓS PAGAMOS PELO TRATAMENTO DO ESGOTO , MAS ELES NAO TRATAM ISSO É CRIME GENTE

É ISSO QUE DA ELEGER PESSOAS IMCOMPETENTES

Anônimo disse...

ESSES SÃO OS COMPETENTES DO PT. PARA QUE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO?

Anônimo disse...

Se tivessem feito a PPP há tres anos o problema ja estaria resolvido. O projeto na epoca era pioneiro e hoje a população de varios municipios que seguiram o exemplo de Joinville ja estao se beneficiando da iniciativa e os joinvillenses continuam sem tratamento de esgoto. Quem emperrou o processo? Alguns Vereadores, a CASAN e por tabela o TCE todos contra o bem estar e qualidade de vida dos joinvilenses que pagam mas nao tem o serviço!

Anônimo disse...

O esgoto da ETE Jarivatuba é tratado tudo que entra na estação,pois tem pessoas lá que se esforção ao maximo,para cuidar das lagoas, só que a CIA além de um salario baixo para os auxiliares de tratamento, não paga Insalubridade a nenhum funcionario que fica exposto, 9h diarias em contato com dejetos de fezes, Humanas e ao cheiro de gases fazendo limpeza de gradeamento e coleta de limpa fossas.

Anônimo disse...

ESSA É A ADMINISTRAÇÃO DO CARLITO. PARA OS POBRES E TRABALHADORES, QUE PIADA. ACHO MELHOR FALAR EM DEGETOS PARTICIPATIVO, POLUIÇÃO PARTICIPATIVA, PROMISCUIDADE PARTICIPATIVA, INCOMPETENCIA PARTICIPATIVA, BURRICE PARTICIPATIVA ETC....

Anônimo disse...

Concordo com o Anonimoa acima.
É uma incompetência participativa.

Anônimo disse...

Para mim isso tem outro nome: burrice, incompetência.

Anônimo disse...

CADE A VIGILANCIA SANITARIA, EO MINISTERIO DO TRABALHO QUE FAZ VISTA GROSSA PARA O PROBLEMA , DO TRATAMENTO DO ESGOTO????

SE FOSSE PRIVADO JÁ ESTAVAM ATUANDO MAS COMO É MUNICIPAL NÃO FAZEM NADA.

Anônimo disse...

cade o ministerio do trabalho?
Onde anda a insalubridade, para pessoas exposta as risco biologicos, e demais doenças que vai no esgoto?